DSpace/Manakin Repository

As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a importância e as contribuições do Estágio Supervisionado para a formação docente; destacar a importância da relação teoria e prática para a formação docente; apresentar o Estágio numa proposta de formação inicial e contínua; investigar os problemas e as dificuldades encontradas no momento da realização do Estágio; refletir sobre as vivências e experiências adquiridas durante a realização do Estágio Supervisionado. O presente trabalho buscou aporte teórico nos seguintes autores: Pimenta e Lima (2012), Barreiro e Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pimenta (1994), Piconez (1991), entre outros. A pesquisa realizada é do tipo exploratória. A abordagem foi do tipo qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram duas alunas graduandas do curso de Pedagogia e duas professoras graduadas em Pedagogia. O instrumento usado na coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. O estudo realizado permitiu concluir que o Estágio é um elemento importante para o processo de formação docente, pois favorece ao futuro profissional da educação conhecer uma nova realidade, ampliando assim, sua visão de mundo e proporcionando uma reflexão crítica acerca da ação e do trabalho pedagógico desenvolvido pelos docentes nas unidades escolares pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2015-11-19
dc.description.abstract This monograph was built based on a research guided by he following goals: to analyze the importance and contributions of supervised internship for teacher training; highlight the importance of the relationship between theory and practice for teacher education; present the training process based on a proposal for initial and continuing formation; to investigate the problems and difficulties during the internship process; to reflect on the experiences and lessons learned during the intership execution. This study has sought theoretical support by the following authors: Pepper and Lima (2012), Barreiro and Gebran (2006), Almeida (2002), Lima (2001), Pepper (1994), Piconez (1991), among others. This is an exploratory research. The approach was qualitative. The research subjects were two graduation students of the Pedagogy course and two teacher graduated in Education. The instrument used for data collection it was a semi-structured interview. The study concluded that the internship is an important element for the teacher training process as it supports the future educational professional knowing a new reality, thus expanding their worldview and providing a critical analysis of action and pedagogical work developed by teachers in school units. Keywords: Supervised Internship. Teacher Training. Theory and practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6491
dc.date.accessioned 2019-09-02T10:09:36Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T10:09:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professores- formação pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado- teoria e prática pt_BR
dc.subject Pedagogia-UFCG-CFP-Cajazeiras pt_BR
dc.subject Teacher-training pt_BR
dc.subject Supervised Internship - theory and practice pt_BR
dc.subject Pedagogy-UFCG-CFP-Cajazeiras pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTANA, Andrêssa Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of supervised internship to teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTANA, Andrêssa Alves. As contribuições do estágio supervisionado para a formação docente. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta