DSpace/Manakin Repository

Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, A. D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8257137271958449 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Edilson Leite da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Edilson Leite da. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1381000357023652 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORREA, Adriana M.S.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Marcia de Morais.
dc.description.resumo A presente monografia aborda as Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras-PB. A criança com necessidades especiais sofre vários preconceitos na sociedade que vivemos, pois, os seus direitos são negados, e essas crianças são julgadas como indivíduos incapazes de aprender e supera suas próprias limitações. A escola tem como um de seus fins propiciar meios de incluir os alunos com necessidades especiais. Dessa forma, objetiva-se verificar junto aos professores de escolas públicas da cidade Cajazeiras PB, o conhecimento que os mesmos possuem acerca das tecnologias assistivas e se estas estão contribuindo de forma significativa no processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Quanto aos procedimentos metodológicos, é uma pesquisa de natureza qualitativa com objetivos exploratórios e descritivos, tendo um questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa foi realizada em todas as escolas estaduais e municipais da cidade de Cajazeiras-PB, sendo um total de 11 escolas pesquisadas, e posterior análise e discussão dos dados obtidos. Com os resultados da pesquisa, espera-se contribuir para discussão da temática das tecnologias como apoio no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This monograph deals with the Technologies that may contribute to overcome challenge in the children with special needs teaching and learning process. The child with special needs suffer much prejudice in the society that we live, because their rights are denied, and these children are judged like individual incapable of learning and overcome their own limitations. One of the finality of the school it is to provide the way of include the students with special needs. Therefore, the objective of this work is to verify with public school teachers of the city of Cajazeiras- PB, the knowledge that they have about the assistive technologies and if they are contributing in the significant way in the teaching and learning process of the students with special needs. As regards for the methodological procedures, it is a survey of qualitative nature with exploratory and descriptive aims, having a questionnaire as a tool data collect and a further analysis and discursion of the obtained data. With the results of the survey, expected to contribute for discussion of theme of the technologies like approach in the children with special needs teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6493
dc.date.accessioned 2019-09-02T10:27:55Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T10:27:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Escolas públicas especiais pt_BR
dc.subject Formação de professores – educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino- tecnologias assistivas pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Special Public Schools pt_BR
dc.subject Teacher Education - Inclusive Education pt_BR
dc.subject Teaching Assistive Technologies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Technologies that can contribute to overcome challenges in the teaching-learning process of children with special needs in Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Andreza Daniele Gonçalves de. Tecnologias que podem contribuir para superar desafios no processo de ensino aprendizagem de crianças com necessidades especiais na cidade de Cajazeiras - PB. 2016. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta