dc.creator.ID |
RIBEIRO, D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8710263091638187 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MOTA, Wellington Santos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MOTA, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5452666875321325 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NEVES, Washington Luiz de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Da Guia da. |
|
dc.contributor.referee3 |
CARVALHO JÚNIOR, Manoel Afonso de. |
|
dc.contributor.referee4 |
CARVALHO, Maria José Pontes Afonso de. |
|
dc.contributor.referee5 |
SALGADO, Roberto de Souza. |
|
dc.description.resumo |
Propõe-se uma técnica para resolução do fluxo de carga baseada na primeira iteração do método de Newton e na analise de malha. Inicialmente desenvolve-se o modelo para resolver sistemas radiais. Com o modelo obtido dispensa-se a construção e a inversão de qualquer tipo de matriz na resolução deste tipo de sistema. Os sistemas malhados são modelados através de um sistema radial equivalente no qual os "links" do sistema original são seccionados em uma das extremidades. Para se obter equivalência entre os
dois sistemas injeta-se uma potencia adequadamente calculada nas extremidades opostas do no seccionado. Realiza-se uma transformação de variáveis nos nos de corte para que se obtenha uma matriz de coeficientes constante independentemente do contador de iterações. O controle de tensão e modelado através das equações da queda de tensão entre a referenda e as barras de tensão controlada(tipo PV). A inclusão deste ajuste no modelo aumenta a robustez do método em relação ao caso sem ajuste. Quando se calcula somente a potencia reativa nas barras PV, mantem-se a linearidade do modelo. O controle de tensão através de transformadores com "tap" variável
foi também modelado. Neste caso as equações são resolvidas separadamente
pois sua analise indica que não ha necessidade de agrega-las ao sistema de
equações. O método foi implementado e o programa resultante foi executado
utilizando-se alguns sistemas-teste, vários sistemas de contribuição reais das
regiões Norte e Nordeste e os sistemas de 14, 30 e 57 barras do IEEE. Os
resultados foram comparados com aqueles obtidos com o FCDR e o
desempenho obtido e considerado excelente para sistemas de distribuição e
razoável para os sistemas-teste do IEEE. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica |
|
dc.title |
Fluxo de carga em sistemas de transmissão e distribuição: proposta de unificação pela análise de malha. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1996-09-20 |
|
dc.description.abstract |
A load flow solution method based on the first iteration of Newton's method
and mesh analysis is proposed. Initially, a model for solving radial systems is
developed. For meshed systems, the links are neglected at first and the system
equations are solved avoiding matrix assembling and inversion. Afterwards,
the links are included as radial branches in which the power must be
computed in order to impose equivalence with the original system. A set of
linear equations for updating the variables is obtained by performing variable
transformations. Voltage controlled buses (PV buses) are modeled as voltage
drops between the PV bus and the slack bus. Aggregating this adjust to the
model, the robustness was increased with respect to the unadjusted case. I f
one includes only the reactive power of PV buses on the updating process the
prior gain in linearity is held. Voltage control by transformer tap changing is
also modeled. In this case, equations are solved apart the updating process,
avoiding additional burden. The proposed method was implemented and some
tests were performed with several realistic distribution systems and IEEE-14,
30 and 57 busbars test systems. The results were compared with those
obtained using the FDLF method. The proposed method showed an excellent
performance for distribution systems and a reasonable one for IEEE testsystems. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6495 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T10:57:53Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T10:57:53Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento Energético. |
|
dc.subject |
Redes Elétricas. |
|
dc.subject |
Linhas Elétricas. |
|
dc.subject |
Fluxo de Carga. |
|
dc.subject |
Sistemas de Transmissão e Distribuição. |
|
dc.subject |
Análise de Malha. |
|
dc.subject |
Método de Newton. |
|
dc.subject |
Sistemas Malhados. |
|
dc.subject |
Sistema Radial. |
|
dc.subject |
Energy Planning. |
|
dc.subject |
Electrical Networks. |
|
dc.subject |
Electric Lines. |
|
dc.subject |
Load Flow. |
|
dc.subject |
Transmission and Distribution Systems. |
|
dc.subject |
Mesh Analysis. |
|
dc.subject |
Newton's Method. |
|
dc.subject |
Spotted Systems. |
|
dc.subject |
Radial System. |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RIBEIRO, Dagoberto Lourenço. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Load flow in transmission and distribution systems: unification proposal by mesh analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RIBEIRO, Dagoberto Lourenço. Fluxo de carga em sistemas de transmissão e distribuição: proposta de unificação pela análise de malha. 1996. 116f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1996. |
pt_BR |