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Fluxo de carga em sistemas de transmissão e distribuição: proposta de unificação pela análise de malha.

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dc.creator.ID RIBEIRO, D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8710263091638187 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MOTA, Wellington Santos.
dc.contributor.advisor1ID MOTA, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5452666875321325 pt_BR
dc.contributor.referee1 NEVES, Washington Luiz de Araújo.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Da Guia da.
dc.contributor.referee3 CARVALHO JÚNIOR, Manoel Afonso de.
dc.contributor.referee4 CARVALHO, Maria José Pontes Afonso de.
dc.contributor.referee5 SALGADO, Roberto de Souza.
dc.description.resumo Propõe-se uma técnica para resolução do fluxo de carga baseada na primeira iteração do método de Newton e na analise de malha. Inicialmente desenvolve-se o modelo para resolver sistemas radiais. Com o modelo obtido dispensa-se a construção e a inversão de qualquer tipo de matriz na resolução deste tipo de sistema. Os sistemas malhados são modelados através de um sistema radial equivalente no qual os "links" do sistema original são seccionados em uma das extremidades. Para se obter equivalência entre os dois sistemas injeta-se uma potencia adequadamente calculada nas extremidades opostas do no seccionado. Realiza-se uma transformação de variáveis nos nos de corte para que se obtenha uma matriz de coeficientes constante independentemente do contador de iterações. O controle de tensão e modelado através das equações da queda de tensão entre a referenda e as barras de tensão controlada(tipo PV). A inclusão deste ajuste no modelo aumenta a robustez do método em relação ao caso sem ajuste. Quando se calcula somente a potencia reativa nas barras PV, mantem-se a linearidade do modelo. O controle de tensão através de transformadores com "tap" variável foi também modelado. Neste caso as equações são resolvidas separadamente pois sua analise indica que não ha necessidade de agrega-las ao sistema de equações. O método foi implementado e o programa resultante foi executado utilizando-se alguns sistemas-teste, vários sistemas de contribuição reais das regiões Norte e Nordeste e os sistemas de 14, 30 e 57 barras do IEEE. Os resultados foram comparados com aqueles obtidos com o FCDR e o desempenho obtido e considerado excelente para sistemas de distribuição e razoável para os sistemas-teste do IEEE. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica
dc.title Fluxo de carga em sistemas de transmissão e distribuição: proposta de unificação pela análise de malha. pt_BR
dc.date.issued 1996-09-20
dc.description.abstract A load flow solution method based on the first iteration of Newton's method and mesh analysis is proposed. Initially, a model for solving radial systems is developed. For meshed systems, the links are neglected at first and the system equations are solved avoiding matrix assembling and inversion. Afterwards, the links are included as radial branches in which the power must be computed in order to impose equivalence with the original system. A set of linear equations for updating the variables is obtained by performing variable transformations. Voltage controlled buses (PV buses) are modeled as voltage drops between the PV bus and the slack bus. Aggregating this adjust to the model, the robustness was increased with respect to the unadjusted case. I f one includes only the reactive power of PV buses on the updating process the prior gain in linearity is held. Voltage control by transformer tap changing is also modeled. In this case, equations are solved apart the updating process, avoiding additional burden. The proposed method was implemented and some tests were performed with several realistic distribution systems and IEEE-14, 30 and 57 busbars test systems. The results were compared with those obtained using the FDLF method. The proposed method showed an excellent performance for distribution systems and a reasonable one for IEEE testsystems. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6495
dc.date.accessioned 2019-09-02T10:57:53Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T10:57:53Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Planejamento Energético.
dc.subject Redes Elétricas.
dc.subject Linhas Elétricas.
dc.subject Fluxo de Carga.
dc.subject Sistemas de Transmissão e Distribuição.
dc.subject Análise de Malha.
dc.subject Método de Newton.
dc.subject Sistemas Malhados.
dc.subject Sistema Radial.
dc.subject Energy Planning.
dc.subject Electrical Networks.
dc.subject Electric Lines.
dc.subject Load Flow.
dc.subject Transmission and Distribution Systems.
dc.subject Mesh Analysis.
dc.subject Newton's Method.
dc.subject Spotted Systems.
dc.subject Radial System.
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RIBEIRO, Dagoberto Lourenço.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Load flow in transmission and distribution systems: unification proposal by mesh analysis. pt_BR
dc.identifier.citation RIBEIRO, Dagoberto Lourenço. Fluxo de carga em sistemas de transmissão e distribuição: proposta de unificação pela análise de malha. 1996. 116f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil,1996. pt_BR


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