DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6474112371054520 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIRA, Rejane Maria de Araújo.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo O objeto de estudo deste trabalho é a concepção de professores e alunos, acerca da avaliação da aprendizagem escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública da zona rural de Sousa-PB. Nosso problema de pesquisa busca compreender quais os paradigmas da avaliação classificatória/mediadora? Quais práticas avaliativas são vivenciadas por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental? Para que serve a avaliação? Quais as implicações da avaliação classificatória e os desafios da avaliação mediadora? Tendo como objetivos analisar as concepções e práticas avaliativas de professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as práticas avaliativas vivenciadas por professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental; identificar os instrumentos de avaliação utilizados pelos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental; refletir sobre as práticas avaliativas dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os seguintes autores: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); entre outros autores, visando compreender de que maneira a avaliação é trabalhada e compreendida por professores e alunos. Quanto a metodologia empregada utilizamos a pesquisa quantitativa, com preponderância qualitativa do tipo exploratória, com o intuito de proporcionar uma maior aproximação com o objeto de estudo. Em relação aos instrumentos, utilizamos uma entrevista semiestruturada, com professores e alunos, contendo 08 (oito) questões cada. Os resultados apresentaram necessidades de mudanças, acerca das práticas avaliativas vivenciadas em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract The objective of this study is the conception of teachers and students about the evaluation of school learning, in the final years of Elementary School, of a public school in the rural area of Sousa-PB. Our research problem seeks to understand the paradigms of classificatory/mediator evaluation? How do the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of Elementary School? What is the evaluation for? Aiming to analyze the conceptions and evaluation practices of teachers and students in the teaching and learning process; characterize the evaluation practices experienced by teachers and students of the final years of Elementary School; to identify the evaluation instruments used by the teachers of the final years of Elementary School; to reflect on the evaluation practices of the teachers of the final years of Elementary School. For this purpose we use as theoretical contribution the following authors: Esteban (2008); Hoffmann (2001,2009,2012); Luckesi (2008); Lima (2005); Rabelo (2009); Santos (2005); among other authors, in order to understand how the evaluation is worked out and understood by teachers and students. Regarding the methodology used, we used the qualitative exploratory type research, in order to provide a closer approximation to the object of study. Regarding the instruments, we used the semi-structured interview, with teachers and students, containing eight (8) questions each. The results presented changes needs regarding the evaluative practices lived in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6498
dc.date.accessioned 2019-09-02T11:18:08Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T11:18:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem - avaliação escolar pt_BR
dc.subject Formação Aluno - avaliação pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Learning - school assessment pt_BR
dc.subject Student Training - Evaluation pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Jannalice Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment: conceptions and practices of teachers and students in the teaching and learning process in the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Jannalice Maria de . Avaliação da aprendizagem: concepções e práticas de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta