DSpace/Manakin Repository

A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal em Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, K. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1519316136219071 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 CORREA, Adriana M. de Souza.
dc.description.resumo A educação Inclusiva é o processo de inclusão das pessoas que tem necessidades especiais ou algum distúrbio de aprendizagem na rede regular de ensino. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar. Então buscando compreender esta realidade e encontrando este desafio no campo de atuação profissional, no qual apresenta uma aluna com Síndrome de Down, como objetivo geral este estudo procurou responder o seguinte problema de pesquisa: como ocorre o processo de inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola de ensino regular da rede pública do município de Cajazeiras - PB, esta pesquisa buscou analisar a inclusão escolar de uma criança com Síndrome de Down no ensino regular, sendo delimitado como foco de investigação o ambiente de sala de aula do ensino fundamental. Para a coleta de dados foram utilizadas estratégias da metodologia de abordagem qualitativa, sendo que, para a obtenção de dados, a investigação recorreu às técnicas de observação e questionários aos educadores da escola. Neste contexto e com base nos objetivos específicos, optou-se por descrever a proposta de inclusão no relatar a concepção de inclusão dos profissionais diretamente envolvidos com a aluna Síndrome de Down; investigar a atuação docente no trabalho de inclusão desta criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Tais contribuições foram relevantes para uma reflexão sobre o processo inclusivo, considerando suas limitações e possibilidades. Os resultados apontaram que a inclusão desta criança é idealizada pela escola, mas sua realização depende de uma ressignificação do sistema escolar e principalmente da compreensão de inclusão escolar concebida pelos profissionais da educação. A intenção desta pesquisa não é somente apresentar uma crítica ao modelo de inclusão estudado, mas oferecer subsídios que contribuam para sua efetivação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal em Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.description.abstract Inclusive education is the process of including people with special needs or some learning disorder in the regular network of education. When it comes to the search for an inclusive society, it is necessary to think about inclusion activities beyond the school environment. In order to understand this reality and to meet this challenge in the field of professional performance, in which she presents a student with Down Syndrome, as a general objective, this study sought to answer the following research problem: how does the process of inclusion of children with Down's Syndrome in a regular school of the public network of the municipality of Cajazeiras-PB, this research sought to analyze the school inclusion of a child with Down Syndrome in regular education, being delimited as a research focus the environment of the classroom of elementary school. For the collection of data, strategies of the methodology of qualitative approach were used, and to obtain data, the research used observation techniques and questionnaires to school educators. In this context and based on the specific objectives, it was chosen to describe the proposal of inclusion in the report on the inclusion conception of the professionals directly involved with the student Down Syndrome; to investigate the teaching performance in the work of inclusion of this child with Down Syndrome in the regular network of education. These contributions were relevant to a reflection on the inclusive process, considering its limitations and possibilities. The results pointed out that the inclusion of this child is idealized by the school, but its realization depends on a re-signification of the school system and especially on the concept of school inclusion conceived by education professionals. The intention of this research is not only to present a critique to the model of inclusion studied, but to offer subsidies that contribute to its effectiveness. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6500
dc.date.accessioned 2019-09-02T11:33:30Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T11:33:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Síndrome de Down pt_BR
dc.subject Educação especial - crianças pt_BR
dc.subject Atuação profissional - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Down's syndrome pt_BR
dc.subject Special Education - Children pt_BR
dc.subject Professional practice - inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Kaline Lira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The inclusion of Down Syndrome children in a municipal school in Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Kaline Lira de. A inclusão de crianças com Síndrome de Down em uma escola municipal em Cajazeiras-PB. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta