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A organização do contexto familiar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.

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dc.creator.ID SOUZA, M. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9948702476593423 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico discute a organização do contexto familiar e suas implicações no processo ensino-aprendizagem, buscando investigar como ocorre sua participação nas ações desenvolvidas pela instituição escolar, a fim de identificar se existe diferença na aprendizagem dos alunos de diferentes formações familiares. O interesse em estudar essa temática surgiu durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil, tendo se intensificado após a atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, ao observar o afastamento entre as famílias e a escola, e por identificar um contato mínimo entre as instituições para pensar a aprendizagem de alunos oriundos de formações familiares diversas. O locus da pesquisa foi uma escola municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica e de uma pesquisa de campo, do tipo descritivo, numa abordagem qualitativa a fim de alcançar os objetivos propostos no trabalho. O instrumento utilizado na coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada, com a participação de 5 sujeitos, sendo três profissionais da educação e dois familiares. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que todos os sujeitos reconhecem a importância do contato entre família e escola, embora ainda existam dificuldades em inserir a família nas decisões da escola, tendo em vista a falta de conhecimentos relativos às formas de participação nos destinos da escola, sobre a constituição dos novos arranjos familiares e a falta de investimentos das politicas públicas para que essas ações desenvolvidas pela escola possam melhorar o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A organização do contexto familiar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-19
dc.description.abstract This monograph discusses the organization of the family context and its implications in the teaching-learning process, also investigating family participation in actions developed by the school institution, in order to identify if there is a difference in the learning of students from different family backgrounds. The interest on this theme arose during the Supervised Internship in Early Childhood Education, what was intensified after working in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships), observing the distance between families and school, and identifying a minimum contact between these both institutions to think about students learning from diverse family backgrounds. The research locus was a municipal school in the city of Cajazeiras-PB. This study was carried out from a bibliographical research and a field research, of descriptive type, in a qualitative approach in order to reach its proposed objectives. The instrument used for data collection was a semi-structured interview, which 5 subjects answered, three education professionals and two family members. Regarding the obtained results, it was observed that all the subjects see as important the interaction between family and school, although there are still difficulties in inserting family in school decisions, due to the lack of knowledge regarding ways of participation in the courses of the school, about the constitution of new family arrangements and the lack of investments of public policies so that these actions developed by school can improve the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6521
dc.date.accessioned 2019-09-02T14:24:55Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T14:24:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Arranjos familiares pt_BR
dc.subject Relação família-escola pt_BR
dc.subject Ensino- aprendizagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Family arrangements pt_BR
dc.subject Family-school relationship pt_BR
dc.subject Teaching- Learning pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Maria Paloma Sampaio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The organization of the family context and its implications for the process of teaching-learning. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Maria Paloma Sampaio de. A organização do contexto familiar e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. 2018. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


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