DSpace/Manakin Repository

Planejamento Escolar: Contribuições para a Ressignificação da Prática Docente e do Processo de Ensino - Aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3010155875325852 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Cícera Ateniza Duarte de.
dc.description.resumo O presente estudo tem como finalidade tecer considerações acerca do planejamento na realidade escolar, partindo de pressupostos educacionais anteriores até aspectos que compõem o cenário educacional na atualidade, com vista a produzir mudança no exercício da atividade docente. Assim sendo, a pesquisa objetivou compreender a importância do planejamento escolar na construção do conhecimento, bem como sua identificação enquanto recurso pedagógico capaz de contribuir para a ressignificação da ação educativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir da contribuição teórica de autores como Brandão (1989); Gonçalves (2001); Menegolla e Sant‟Anna (2014); Moretto (2007); Padilha (2006), Vasconcellos (2012), entre outros. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, das Cidades de Cajazeiras e de Cachoeira dos Índios, no estado da Paraíba. Na busca de compreender o planejamento escolar na realidade atual, as educadoras entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas à temática da educação na atualidade, à função social da escola, processo pedagógico na escola, conceitos e tipos de planejamento, necessidade do planejamento, ressignificação do planejamento, importância do planejamento e às contribuições para a prática docente e para o processo de ensino aprendizagem. Os resultados apontaram que a realidade da educação nos dias de hoje apresenta inúmeros desafios a serem superados no processo de ensino aprendizagem vivenciado na escola. Neste cenário educacional, o planejamento, que deveria ser um recurso utilizado em favor do trabalho do educador e da equipe pedagógica, na maioria das vezes, é posto como um mecanismo de controle do trabalho do professor, ou seja, uma atividade que o professor realiza apenas para cumprir tarefas, sem levar em conta a necessária motivação que deve existir, em vistas de garantir a participação dos docentes nas reuniões pedagógicas e na execução do projeto educativo da escola. Essa situação aponta a necessidade de se repensar o planejamento como um recurso pedagógico que pode ser utilizado pelo professor para ressignificar à prática docente e o processo de ensino aprendizagem vivenciado no âmbito escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento Escolar: Contribuições para a Ressignificação da Prática Docente e do Processo de Ensino - Aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2015-12-02
dc.description.abstract This study aims to make considerations about the planning in the school reality, from previous assumptions to educational aspects that make up the educational scene today, in order to produce change in the teaching practice. Therefore, the research aimed to understand the importance of school planning in the construction of knowledge as well as their identification as a pedagogical resource capable of contributing to the redefinition of educational action. To this end, a literature survey was conducted from the theoretical contributions of authors like Brandão (1989); Goncalves (2001); Menegolla and St. Anna (2001); Moretto (2007); Padilla (2006), Vasconcellos (2000), among others. Then, a field research was conducted with 05 (five) teachers in the early years of primary school, two public schools, Cities of Cajazeiras and Cachoeira dos Indios, in the state of Paraiba. In seeking to understand the school planning in the current situation, the interviewed teachers answered the guiding questions related to the theme of education at the present time, the school's social function, learning process at school, concepts and types of planning, need for planning, reframing planning, importance of planning and contributions to the teaching practice and the teaching and learning process. The results showed that the reality of education today presents numerous challenges to overcome in teaching learning process experienced in school. In this educational setting, planning, what should be a resource used in favor of the work of the teacher and the teaching staff, in most cases, is set as a control mechanism of the teacher's work, that is, an activity that the teacher performs only to accomplish tasks without taking into account the necessary motivation that should exist in view of ensuring the participation of teachers in pedagogical meetings and implementation of the school's educational project. This situation points to the need to rethink the plan as a pedagogical resource that can be used by the teacher to reframe the teaching practice and the teaching-learning process experienced in schools. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6524
dc.date.accessioned 2019-09-02T14:57:07Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T14:57:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental - Escola Pública Município de Cajazeiras e Cachoeira dos Índios - Paraíba pt_BR
dc.subject Prática Docente - Processo Ensino - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.subject Elementary School - Cajazeiras and Cachoeira dos Índios Municipality Public School - Paraíba pt_BR
dc.subject Teaching Practice - Teaching - Learning Process pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Joscileuda Lopes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School Planning: Contributions to the Reframing of Teaching Practice and the Teaching - Learning Process. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA,Joscileuda Lopes de. Planejamento Escolar:Contribuições para a Ressignificação da Prática Docente e do Processo de Ensino - Aprendizagem. 2015. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta