dc.creator.ID |
SOUSA, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3010155875325852 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
CASTRO, Cícera Ateniza Duarte de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como finalidade tecer considerações acerca do planejamento
na realidade escolar, partindo de pressupostos educacionais anteriores até aspectos
que compõem o cenário educacional na atualidade, com vista a produzir mudança
no exercício da atividade docente. Assim sendo, a pesquisa objetivou compreender
a importância do planejamento escolar na construção do conhecimento, bem como
sua identificação enquanto recurso pedagógico capaz de contribuir para a
ressignificação da ação educativa. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica a partir da contribuição teórica de autores como Brandão (1989);
Gonçalves (2001); Menegolla e Sant‟Anna (2014); Moretto (2007); Padilha (2006),
Vasconcellos (2012), entre outros. Em seguida, foi realizada uma pesquisa de
campo com 05 (cinco) docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de duas
escolas públicas, das Cidades de Cajazeiras e de Cachoeira dos Índios, no estado
da Paraíba. Na busca de compreender o planejamento escolar na realidade atual, as
educadoras entrevistadas responderam a questões norteadoras relacionadas à
temática da educação na atualidade, à função social da escola, processo
pedagógico na escola, conceitos e tipos de planejamento, necessidade do
planejamento, ressignificação do planejamento, importância do planejamento e às
contribuições para a prática docente e para o processo de ensino aprendizagem. Os
resultados apontaram que a realidade da educação nos dias de hoje apresenta
inúmeros desafios a serem superados no processo de ensino aprendizagem
vivenciado na escola. Neste cenário educacional, o planejamento, que deveria ser
um recurso utilizado em favor do trabalho do educador e da equipe pedagógica, na
maioria das vezes, é posto como um mecanismo de controle do trabalho do
professor, ou seja, uma atividade que o professor realiza apenas para cumprir
tarefas, sem levar em conta a necessária motivação que deve existir, em vistas de
garantir a participação dos docentes nas reuniões pedagógicas e na execução do
projeto educativo da escola. Essa situação aponta a necessidade de se repensar o
planejamento como um recurso pedagógico que pode ser utilizado pelo professor
para ressignificar à prática docente e o processo de ensino aprendizagem
vivenciado no âmbito escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento Escolar: Contribuições para a Ressignificação da Prática Docente e do Processo de Ensino - Aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-12-02 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to make considerations about the planning in the school reality, from
previous assumptions to educational aspects that make up the educational scene
today, in order to produce change in the teaching practice. Therefore, the research
aimed to understand the importance of school planning in the construction of
knowledge as well as their identification as a pedagogical resource capable of
contributing to the redefinition of educational action. To this end, a literature survey
was conducted from the theoretical contributions of authors like Brandão (1989);
Goncalves (2001); Menegolla and St. Anna (2001); Moretto (2007); Padilla (2006),
Vasconcellos (2000), among others. Then, a field research was conducted with 05
(five) teachers in the early years of primary school, two public schools, Cities of
Cajazeiras and Cachoeira dos Indios, in the state of Paraiba. In seeking to
understand the school planning in the current situation, the interviewed teachers
answered the guiding questions related to the theme of education at the present
time, the school's social function, learning process at school, concepts and types of
planning, need for planning, reframing planning, importance of planning and
contributions to the teaching practice and the teaching and learning process. The
results showed that the reality of education today presents numerous challenges to
overcome in teaching learning process experienced in school. In this educational
setting, planning, what should be a resource used in favor of the work of the teacher
and the teaching staff, in most cases, is set as a control mechanism of the teacher's
work, that is, an activity that the teacher performs only to accomplish tasks without
taking into account the necessary motivation that should exist in view of ensuring the
participation of teachers in pedagogical meetings and implementation of the school's
educational project. This situation points to the need to rethink the plan as a
pedagogical resource that can be used by the teacher to reframe the teaching
practice and the teaching-learning process experienced in schools. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6524 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T14:57:07Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T14:57:07Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental - Escola Pública Município de Cajazeiras e Cachoeira dos Índios - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Prática Docente - Processo Ensino - Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
School planning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School - Cajazeiras and Cachoeira dos Índios Municipality Public School - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Teaching - Learning Process |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Joscileuda Lopes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School Planning: Contributions to the Reframing of Teaching Practice and the Teaching - Learning Process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA,Joscileuda Lopes de. Planejamento Escolar:Contribuições para a Ressignificação da Prática Docente e do Processo de Ensino - Aprendizagem. 2015. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |