dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi
realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública
municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da
diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as
seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA
(2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a
análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas
semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a
um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma
escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei
10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial
nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para
que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano
escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a
necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem
como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present study ethno-racial diversity: A look based on teaching practice was conducted
with the objective of analyze the teaching practice of educators of a public school located in
the town of São João do Rio do Peixe, in relation the thematic of racial diversity in school.
For the theoretical foundation and analysis were used the following authors: SILVA (2009);
RODRIGUÊS (2007); MUNANGA (2005); Giddens2012.The methodology undertaken for
well make the analysis of data collected through application of a questionnaire with…. semistructured
questions, was the field study, because it is the analysis of elements belonging to a
group of 08 participants, all teaching at the elementary school level I, in the same school. The
results showed that even being the 11 years of implementation of Law 10.639/03,little has still
been the pedagogics actions performed with the ethnic-racial thematic in schools. Thus, the
study demonstrates that there is much to be built in the school space, so that prejudiced and
racist attitudes are increasingly less present in our school and everyday social life. However, it
is expected that this work can to contribute to awareness the need of effectuation of
discussions around ethnic and racial issues in schools, as well as of Law nº 10.639/03,as part
of the pedagogical work of teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T14:58:57Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T14:58:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade étnico-racial |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic-racial diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Luana Maciel de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ethnic-Racial Diversity: A Look at Teaching Practice in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no
município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |