DSpace/Manakin Repository

Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.advisor1ID SANTIAGO, Stella M. de M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente estudo Diversidade étnico-racial: um olhar com base na prática docente foi realizado com o objetivo de analisar a prática docente de educadoras de uma escola pública municipal situada na cidade de São João do Rio do Peixe, com relação a temática da diversidade racial na escola. Para a fundamentação teórica e análise foram utilizados/as os/as seguintes autores/as: GOMES (2008); SILVA (2009); RODRIGUES (2007); MUNANGA (2005); SACRISTÁN (2000); entre outros. A metodologia empreendida para bem fazer a análise dos dados coletados, através da aplicação de um questionário com 18 perguntas semiestruturadas, foi o estudo de campo, por se tratar da análise de elementos pertencentes a um grupo de 08 participantes, todas lecionando no ensino fundamental I, de uma mesma escola. Os resultados demonstraram que, mesmo estando a 11 anos da implantação da Lei 10.639/03, pouco ainda tem sido as ações pedagógicas realizadas com a temática étnico-racial nas escolas. Assim, o estudo demonstra que há muito a ser construído no espaço escolar, para que atitudes preconceituosas e racistas estejam cada vez menos presentes no nosso cotidiano escolar e social. Contudo, espera-se que este trabalho possa contribuir para disseminar a necessidade de efetivação de discussões em torno das questões étnico-raciais nas escolas, bem como da Lei n° 10.639/03, como parte integrante do trabalho pedagógico de professores/as. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The present study ethno-racial diversity: A look based on teaching practice was conducted with the objective of analyze the teaching practice of educators of a public school located in the town of São João do Rio do Peixe, in relation the thematic of racial diversity in school. For the theoretical foundation and analysis were used the following authors: SILVA (2009); RODRIGUÊS (2007); MUNANGA (2005); Giddens2012.The methodology undertaken for well make the analysis of data collected through application of a questionnaire with…. semistructured questions, was the field study, because it is the analysis of elements belonging to a group of 08 participants, all teaching at the elementary school level I, in the same school. The results showed that even being the 11 years of implementation of Law 10.639/03,little has still been the pedagogics actions performed with the ethnic-racial thematic in schools. Thus, the study demonstrates that there is much to be built in the school space, so that prejudiced and racist attitudes are increasingly less present in our school and everyday social life. However, it is expected that this work can to contribute to awareness the need of effectuation of discussions around ethnic and racial issues in schools, as well as of Law nº 10.639/03,as part of the pedagogical work of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6525
dc.date.accessioned 2019-09-02T14:58:57Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T14:58:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Diversidade étnico-racial pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ethnic-racial diversity pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teaching Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Luana Maciel de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-Racial Diversity: A Look at Teaching Practice in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Luana Maciel de. Diversidade étnico-racial: um olhar sobre a prática docente no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta