DSpace/Manakin Repository

Ser professor da educação infantil: uma abordagem das docentes de uma Creche no Município de Sousa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3422222642825165 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo A Educação Infantil é uma etapa fundamental no processo de construção da identidade e autonomia da criança. Assim, o docente deve ser capacitado, com formação em Pedagogia, para mediar o processo de construção no desenvolvimento integral da criança; buscar primar por uma educação continuada, no intuito de oferecer às crianças uma aprendizagem com qualidade. Sob esse fundamento, essa pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: Como é Ser Professor de uma Creche Municipal no município de Sousa – PB? Mediante uma abordagem que norteia o percurso metodológico de um trabalho científico foi definido um conjunto de procedimentos para chegar ao objetivo geral: apreender e analisar o Ser Professor numa Creche no Município de Sousa – PB e os específicos: Compreender o processo de formação da identidade docente dos professores da Creche; verificar as funções dos docentes da Creche, bem como evidenciar o nível de motivação na execução do seu trabalho. Portanto, pode ser classificada como descritiva, além da pesquisa de campo, com caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada com três professoras de uma Creche Municipal, localizada no município de Sousa-PB. Como instrumento para coleta de dados utilizou-se de um questionário sociodemográfico com o intuito de identificar o perfil das professoras que participaram desse estudo e uma entrevista semiestruturada composta com 17 questões que contribuíram para atingir aos objetivos propostos. Na análise de dados, verificou-se que duas professoras possuem formação exigida para trabalhar na Educação Infantil, o curso de Pedagogia; a instituição não possui estrutura física capaz de atender as atividades pedagógicas, tampouco recursos pedagógicos. Reconhece-se que a Creche precisa tanto de reformas na estrutura física como de investimento na qualificação de professores e aumento no quadro de funcionários, pois, na maioria das vezes, há sobrecarga no trabalho docente, uma vez que, a faixa etária das crianças exige mais atenção em atividades que envolvem o cuidar/brincar/educar em prol do seu desenvolvimento. Diante desse contexto, pode-se afirmar que a identidade profissional das docentes em análise, está relacionada com a capacidade que se tem em executar uma determinada atividade, de forma eficiente, pois, como pode ser observado nesse estudo, mesmo com as diversas dificuldades encontradas no cotidiano, percebe-se que buscam desenvolvê-las da melhor maneira possível. De tal modo, pode-se inferir que além da experiência e do conhecimento teórico há o domínio de conhecimentos específicos e criticidade quando se trata da Educação Infantil, em alguns relatos das docentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ser professor da educação infantil: uma abordagem das docentes de uma Creche no Município de Sousa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-18
dc.description.abstract Early childhood education is a fundamental step in the process of building the identity and autonomy of the child. Thus, the teacher must be trained, with training in Pedagogy, to mediate the construction process in the integral development of the child; seek to excel in continuing education, in order to offer children quality learning. Under this foundation, this research sought to answer the following question: What is it like to be a Teacher of a Municipal Nursery in the city of Sousa - PB? An approach that guides the methodological course of a scientific work was defined a set of procedures to reach the general objective: to apprehend and to analyze the Being Teacher in a Nursery in the Municipality of Sousa - PB and the specific ones: To understand the process of formation of the teaching identity of nursery teachers; to verify the functions of the teachers of the day care center, as well as to demonstrate the level of motivation in the execution of their work. Therefore, it can be classified as descriptive, besides field research, with a qualitative character. The research was carried out with three teachers of a Municipal Nursery, located in the municipality of Sousa-PB. As a data collection instrument, a sociodemographic questionnaire was used to identify the profile of the teachers who participated in this study and a semi-structured interview with 17 questions that contributed to achieve the proposed objectives. In the analysis of data, it was verified that two teachers have the required training to work in Child Education, the Pedagogy course; the institution has no physical structure capable of attending to pedagogical activities, nor pedagogical resources. It is recognized that the nursery needs both reforms in the physical structure and investment in the qualification of teachers and increase in the number of employees, because, in most cases, there is overload in the teaching work, since the age group of the children requires attention to activities that involve caring / playing / educating for their development. Given this context, it can be affirmed that the professional identity of the teachers under analysis is related to the ability to perform a given activity, in an efficient way, because, as can be observed in this study, even with the various difficulties encountered in everyday life, one perceives that they seek to develop them in the best possible way. Thus, it can be inferred that in addition to the experience and theoretical knowledge, there is the domain of specific knowledge and criticality when it comes to Early Childhood Education, in some reports of teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6526
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:04:04Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T15:04:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ser Professor pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Formação do Docente pt_BR
dc.subject Be a teacher pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Manoela da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative To be a kindergarten teacher: an approach of the teachers of a nursery school in the municipality of Sousa - PB. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Manoela da Silva. Ser professor da educação infantil: uma abordagem das docentes de uma Creche no Município de Sousa - PB. 2019. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta