dc.creator.ID |
SILVA, M. G. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2638827024943080 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
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dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
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dc.contributor.referee2 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
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dc.description.resumo |
Neste trabalho objetivou-se estudar como se configuram as políticas públicas para
formação e prática de professores do Ensino Fundamental I, com o propósito de
constatar se as políticas públicas para formação de professores estão sendo
efetivadas no sentido de melhorar as condições de trabalho para o professor e
qualidade na formação pública ofertada. Esse tema foi escolhido com o propósito de
ampliar a compreensão sobre as políticas públicas para formação e prática de
professores do fundamental I e encontrar possíveis respostas para subsidiar a
efetivação de políticas públicas afirmativas para formação docente. O locus da
pesquisa foi duas escolas públicas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O
estudo foi desenvolvido inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica,
fundamentada nas contribuições teóricas de alguns autores como: Sousa (2006),
Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pimenta (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif
(2007) entre outros, que discutem as políticas públicas, a formação e prática de
professores. E seguida realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritiva
através da abordagem qualitativa. No que se refere a coleta de dados para
investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento uma entrevista
semiestruturada, aplicada com 04 (quatro) professoras do Ensino Fundamental I.
Constatou-se que os resultados obtidos no decorrer da investigação apontam que os
docentes percebem a necessidade de reformulações e a elaboração de novas
políticas públicas para a prática e formação de professores do fundamental I, para
que estas possam atender aos novos desafios impostos no dado momento histórico.
Evidencia também, que se faz necessário que se fortaleça a política global de
formação, valorização dos profissionais da educação que atenda a formação inicial e
continuada e o contexto que os sujeitos da educação estão inseridos, garantia dos
recursos de e cumprimento do plano de cargos e carreira para o fortalecimento de
uma educação pública de qualidade para a população pautada na valorização do
profissional docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
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dc.description.abstract |
This work aimed to study how to configure the policies for training and practice of teachers of
elementary school, in order to see if the public policies for teacher training are being effected
to improve working conditions for teachers and quality in public education offered. This
theme was chosen in order to broaden the understanding of public policies for training and
practice of key teachers and I find possible answers to support the effectiveness of
affirmative public policies for teacher training. The locus of the research was two public
municipal schools of the city of Cajazeiras-PB. The study was initially developed through a
literature search, based on the theoretical contributions of authors like: Sousa (2006), Gatti
(2011), Brzezinski (2009), Pepper (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) among
others, discussing public policy, training and practice of teachers. And then there was a
descriptive character of field research through qualitative approach. As regards the collection
of data to investigate the object of study, we used the procedure of one semi-structured
interview, applied four (04) elementary school teachers I. It was found that the results
obtained during the investigation show that the teachers realize the need for reformulation
and the development of new public policies for practice and training of key teachers I, so that
they can meet the new challenges in the given historical moment. Also demonstrates, it is
necessary to strengthen the global policy formation, enhancement of professional education
that meets the initial training and continuing and the context that the subject of education are
inserted, and assurance of compliance resources positions plan and career to the
strengthening of a quality public education for the population based in the appreciation of the teaching profession. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6527 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-02T15:09:13Z |
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dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T15:09:13Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educational public policies |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Maria Girleny Roberto da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public policies for training and practice of elementary school teachers I. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Maria Girleny Roberto da. Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |