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Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I.

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dc.creator.ID SILVA, M. G. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2638827024943080 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Neste trabalho objetivou-se estudar como se configuram as políticas públicas para formação e prática de professores do Ensino Fundamental I, com o propósito de constatar se as políticas públicas para formação de professores estão sendo efetivadas no sentido de melhorar as condições de trabalho para o professor e qualidade na formação pública ofertada. Esse tema foi escolhido com o propósito de ampliar a compreensão sobre as políticas públicas para formação e prática de professores do fundamental I e encontrar possíveis respostas para subsidiar a efetivação de políticas públicas afirmativas para formação docente. O locus da pesquisa foi duas escolas públicas da rede municipal da cidade de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido inicialmente por meio de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nas contribuições teóricas de alguns autores como: Sousa (2006), Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pimenta (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) entre outros, que discutem as políticas públicas, a formação e prática de professores. E seguida realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritiva através da abordagem qualitativa. No que se refere a coleta de dados para investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento uma entrevista semiestruturada, aplicada com 04 (quatro) professoras do Ensino Fundamental I. Constatou-se que os resultados obtidos no decorrer da investigação apontam que os docentes percebem a necessidade de reformulações e a elaboração de novas políticas públicas para a prática e formação de professores do fundamental I, para que estas possam atender aos novos desafios impostos no dado momento histórico. Evidencia também, que se faz necessário que se fortaleça a política global de formação, valorização dos profissionais da educação que atenda a formação inicial e continuada e o contexto que os sujeitos da educação estão inseridos, garantia dos recursos de e cumprimento do plano de cargos e carreira para o fortalecimento de uma educação pública de qualidade para a população pautada na valorização do profissional docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This work aimed to study how to configure the policies for training and practice of teachers of elementary school, in order to see if the public policies for teacher training are being effected to improve working conditions for teachers and quality in public education offered. This theme was chosen in order to broaden the understanding of public policies for training and practice of key teachers and I find possible answers to support the effectiveness of affirmative public policies for teacher training. The locus of the research was two public municipal schools of the city of Cajazeiras-PB. The study was initially developed through a literature search, based on the theoretical contributions of authors like: Sousa (2006), Gatti (2011), Brzezinski (2009), Pepper (2002), Nóvoa (2002), Freire (1996), Tardif (2007) among others, discussing public policy, training and practice of teachers. And then there was a descriptive character of field research through qualitative approach. As regards the collection of data to investigate the object of study, we used the procedure of one semi-structured interview, applied four (04) elementary school teachers I. It was found that the results obtained during the investigation show that the teachers realize the need for reformulation and the development of new public policies for practice and training of key teachers I, so that they can meet the new challenges in the given historical moment. Also demonstrates, it is necessary to strengthen the global policy formation, enhancement of professional education that meets the initial training and continuing and the context that the subject of education are inserted, and assurance of compliance resources positions plan and career to the strengthening of a quality public education for the population based in the appreciation of the teaching profession. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6527
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:09:13Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T15:09:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas públicas educacionais pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Educational public policies pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Girleny Roberto da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Public policies for training and practice of elementary school teachers I. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Girleny Roberto da. Políticas públicas para formação e prática de professores do ensino fundamental I. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


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