DSpace/Manakin Repository

Preconceito étnico-racial na educação infantil por pedagogos em São José de Piranhas - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.description.resumo Este trabalho trata sobre o preconceito étnico-racial na Educação Infantil, objetivando verificar como as professoras/pedagogas que atuam na educação infantil na cidade de São José de Piranhas compreendem o preconceito étnico-racial; identificar as práticas pedagógicas adotadas pelo professor/pedagogo para trabalhar o preconceito étnico-racial na Educação Infantil e conhecer elementos formativos adquiridos pelos professores para trabalhar com o tema étnico-racial na educação infantil. Para embasar nossos conhecimentos estudamos textos dos autores: Bento; Dias; Feitosa; Rosemberg; Trindad (2012); Ribeiro; Santos; Teles (2010) entre outros; foi utilizado também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Participaram da pesquisa quatro professoras/pedagogas da educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de São José de Piranhas – PB. Como recursos metodológicos, utilizamos a técnica da associação-livre de palavras (TALP), o questionário sociodemográfico e a entrevista semiestruturada. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Verificamos que das 24 palavras evocadas, 20 se localizaram na dimensão ética, indicadas como primeiro lugar as palavras: racismo, intolerância e preconceito. Duas na dimensão política, uma destacada como mais importante: negro; Uma na dimensão cognitiva e uma na dimensão afetiva, porém, sem indicação de importância nestas dimensões. Isto nos indica que para as professoras/pedagogas preconceito étnico-racial, se localiza entre a falta de princípios, respeito, valores e regras da nossa sociedade e que para trabalhar com a diversidade étnico-racial, em especial na educação infantil, exige-se que este profissional assuma um compromisso ético e político. Diante disto acreditamos que enquanto os Cursos de Pedagogia não incluírem em seu currículo a discussão sobre preconceito e a diversidade étnico-racial na Educação Infantil, outras estratégias pedagógicas devem se fazer presentes na prática cotidiana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Preconceito étnico-racial na educação infantil por pedagogos em São José de Piranhas - PB. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-30
dc.description.abstract This work deals with ethnic-racial prejudice in Early Childhood Education, aiming at verifying how the teachers / educators who work in early childhood education in the city of São José de Piranhas understand ethnic-racial prejudice; to identify the pedagogical practices adopted by the teacher / pedagogue to work on ethnic-racial prejudice in Early Childhood Education and to know the formative elements acquired by teachers to work with the ethnic-racial theme in early childhood education. In order to base our knowledge, we study authors' texts: Bento; Days; Feitosa; Rosemberg; Trindad (2012); Ribeiro; Santos; Teles (2010) among others; the National Curricular Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture were also used. Four teachers / pedagogues of the children's education of the municipal school network of the city of São José de Piranhas - PB participated in the research. As methodological resources, we used the technique of free association of words (TALP), the sociodemographic questionnaire and the semi-structured interview. We analyze the data through content analysis. We verified that of the 24 evoked words, 20 were located in the ethical dimension, indicated as first place the words: racism, intolerance and prejudice. Two in the political dimension, one highlighted as most important: black; One in the cognitive dimension and one in the affective dimension, however, with no indication of importance in these dimensions. This indicates that for ethnic / racial prejudice teachers are among the lack of principles, respect, values and rules of our society, and that in order to work with ethnic-racial diversity, especially in early childhood education, that this professional takes on an ethical and political commitment. In view of this we believe that while the Pedagogy Courses do not include in their curriculum the discussion about prejudice and ethnic-racial diversity in Early Childhood Education, other pedagogical strategies must be present in everyday practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6529
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:17:16Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T15:17:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preconceito étnico racial pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Racismo - combate pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Racial Ethnic Prejudice pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Racism - Combat pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ana Alice Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-racial prejudice in early childhood education by educators in São José de Piranhas - PB pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ana Alice Ferreira da. Preconceito étnico-racial na educação infantil por pedagogos em São José de Piranhas - PB. 2017. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta