dc.creator.ID |
SILVA, M.E.M |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7855065011793151 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa objetivou analisar o trabalho da gestão escolar no processo de
organização do fazer pedagógico no contexto da escola, sob o ponto de vista da
democracia, como também dos elementos essências para a organização administrativa e
pedagógica da instituição escolar. Assim, buscou-se aporte teórico na literatura que trata do
tema, na qual destaca que a sistematização e eficiência do ensino público, nas últimas
décadas da educação brasileira vêm traçando um diálogo construtivista e integracionista
entre gestão escolar, formação profissional e os anseios normativos expostos no Art 205 e
206 da Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira,
Lei, 9394/96. Estes aportes trazem princípios constitucionais, assim como, a amplitude e as
adequadações precisas para o desenvolvimento de uma democracia com foco na gestão
democrática. Com base nestes textos normativos e com a reflexão teórica de autores, como
Luck, e entre outros pensadores sobre a temática, assim como o contato com os sujeitos
responsáveis pela gestão da escola, no caso a gestora atual, a supervisora escolar e a ex-
gestora, hoje aposentada, buscou-se uma forma metodológica para a construção desta
produção cientifica de cunho pedagógico, histórico e educacional da gestão escolar em
consonância com a organização do trabalho pedagógico na realidade da escola moderna. A
organização pedagógica da escola na óptica da relação democrática entre gestor e seus
agentes educacionais é algo pertinente para a eficácia tanto da organização pedagógico-
administrativa da escola como no processo de ensino-aprendizagem. Neste respaldo, esta
pesquisa côngrua resultados positivos no processo organizacional da escola, justamente ao
que somatoriamente é executado nas reuniões e planejamentos escolares e na própria
dinâmica diária da instituição escolar, como um leque sistemático, em que a dialética do
ensino consegue de forma esclarecedora deixar a vista os seus resultados, tanto estatístico e
subjetivamente na aprendizagem e rendimento de seus usuários. Portanto, é de suma
importância que a gestão escolar e a forma de geri os procedimentos educacionais, sejam
abordadas em diferentes interfaces, sob várias ópticas e contextos, pois a base da reflexão é
o caminho para identificar a ineficácia do sistema educacional, ao ponto de valorizar as
suas potencialidades de forma compartilhada e dialética. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A gestão escolar e o processo de organização educacional da escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-03-17 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to analyze the work of the school management in the pedagogical
organization process in the school context, from the point of view of democracy, but also of
essences elements for administrative and pedagogical organization of the school. Thus, we
sought theoretical support in the literature on the topic, which highlights that the
systematization and efficiency of public education in recent decades of Brazilian education
are tracing a constructivist and integrationist dialogue between school management,
vocational training and the exposed normative aspirations in Article 205 and 206 of the
Federal Constitution of 1988 and the Law of Guidelines and Bases of Brazilian Education,
Law, 9394/96. These contributions bring constitutional principles, as well as the size and
precise adequadações for the development of a democracy with a focus on democratic
management. Based on these rules, and with the theoretical reflection of authors like Luck,
and among other thinkers on the subject, as well as contact with the subjects responsible for
school management, if the current management, the school supervisor and the former
management, today retired, we sought a methodological way for the construction of this
scientific production of educational profile, historical and educational school management
in line with the organization of the pedagogical work in the reality of the modern school.
The pedagogical organization of the school from the perspective of democratic relationship
between manager and their educational agents is something relevant to the effectiveness of
both teaching and administrative organization of the school as the teaching-learning
process. In this support, this research congruous positive results in the organizational
process of the school, just what somatoriamente runs in school meetings and planning and
own daily dynamics of the school, as a systematic range, in which the dialectic of education
can make a clarifying way to view the results, both statistical and subjectively in the
learning and performance of its members. It is therefore of paramount importance that the
school management and how to manage the educational programs, are addressed in
different interfaces under various optical and contexts, because the base of reflection is the
way to identify the ineffectiveness of the educational system, to the point of enhance their
potential for shared and dialectical form. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6531 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T15:20:42Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T15:20:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia |
pt_BR |
dc.subject |
Participação |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Marla Edimara Moreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School management and the educational organization process of the school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Marla Edimara Moreira da. A gestão escolar e o processo de organização educacional da escola. 2015. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |