DSpace/Manakin Repository

Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1424925344487689 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALBUQUERQUE, Tiago Paz e.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40 professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele, objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada, composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil compreendam melhor a relação entre esses dois processos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-20
dc.description.abstract This monographic study on "Care and Education for teachers (as) and monitors (as) the municipal nursery schools in Cajazeiras - PB", had as target 40 teachers / instructors five kindergartens municipal public network Cajazeiras. It aimed to, in general, seize and analyze how teachers / instructors understand the Care and Education in day care and, specifically, so know the steps that make up the work of the teacher / monitor Creche, identify pedagogical practices involve Care and Educate and see if there is dissociation between Care and Educate the educational process of creches. To support this argument, it was used as a theoretical basis the contribution of the following authors: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy and Kaercher, (2001) among others to discuss this theme. The approach used in this study was: field research; semistructured interview with the management of kindergartens; sociodemographic questionnaire, the Free Association Test words and semistructured interviews, consisting of five questions, held with teachers and monitors of kindergartens. Given the research, it can be concluded that the care and education are inseparable and important processes for child development. These processes are essential to the realization of a conscious and committed practice with the welfare and growth of children. It should be noted that there is still, in the minds of monitors and teachers, a decoupling of Care and Education in early childhood education, so we can see a need to expand the studies in relation to this issue, so that education professionals children better understand the relationship between these two processes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:34:03Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-09-02T15:34:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject Crianças - desenvolvimento pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Nursery pt_BR
dc.subject Children - development pt_BR
dc.subject Teaching Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jaffna Suyane Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Caring and educating teachers and monitors of the day care centers of the city of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta