dc.creator.ID |
SILVA, J. S. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1424925344487689 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALBUQUERQUE, Tiago Paz e. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo monográfico sobre “Cuidar e Educar para professores(as) e monitores(as) das
creches municipais da cidade de Cajazeiras - PB”, teve como público alvo 40
professores/monitores de cinco creches da rede pública municipal de Cajazeiras. Nele,
objetivou-se, de forma geral, apreender e analisar como os professores/monitores
compreendem o Cuidar e Educar na creche e, de forma específica, conhecer as etapas que
compõem o trabalho do professor/monitor da Creche, identificar as práticas pedagógicas que
envolvem o Cuidar e o Educar e verificar se existe dissociação entre o Cuidar e Educar no
processo educativo das creches. Para fundamentar essa discussão, utilizou-se como base
teórica a contribuição dos seguintes autores: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire
(2006), Soares (2011), Kramer (2005), Craidy e Kaercher, (2001), entre outros que discutem
sobre essa temática. O procedimento metodológico utilizado nesse estudo foi: pesquisa de
campo; entrevista semiestruturada com as gestoras das creches; questionário
sociodemográfico, o Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada,
composta por cinco questões, realizado com professores e monitores das creches. Diante da
pesquisa, pode-se concluir que o Cuidar e o Educar são processos indissociáveis e importantes
para o desenvolvimento infantil. Tais processos são fundamentais para a realização de uma
prática consciente e comprometida com o bem-estar e crescimento das crianças. É necessário
destacar que ainda existe, no pensamento dos monitores e professores, uma dissociação entre
o Cuidar e o Educar na educação infantil, portanto, percebe-se uma necessidade de ampliar os
estudos em relação a essa temática, de modo que os profissionais da educação infantil
compreendam melhor a relação entre esses dois processos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-10-20 |
|
dc.description.abstract |
This monographic study on "Care and Education for teachers (as) and monitors (as) the
municipal nursery schools in Cajazeiras - PB", had as target 40 teachers / instructors five
kindergartens municipal public network Cajazeiras. It aimed to, in general, seize and analyze
how teachers / instructors understand the Care and Education in day care and, specifically, so
know the steps that make up the work of the teacher / monitor Creche, identify pedagogical
practices involve Care and Educate and see if there is dissociation between Care and Educate
the educational process of creches. To support this argument, it was used as a theoretical basis
the contribution of the following authors: Pedrosa (2012), Garanhani, (2010), Freire (2006),
Soares (2011), Kramer (2005), Craidy and Kaercher, (2001) among others to discuss this
theme. The approach used in this study was: field research; semistructured interview with the
management of kindergartens; sociodemographic questionnaire, the Free Association Test
words and semistructured interviews, consisting of five questions, held with teachers and
monitors of kindergartens. Given the research, it can be concluded that the care and education
are inseparable and important processes for child development. These processes are essential
to the realization of a conscious and committed practice with the welfare and growth of
children. It should be noted that there is still, in the minds of monitors and teachers, a
decoupling of Care and Education in early childhood education, so we can see a need to
expand the studies in relation to this issue, so that education professionals children better
understand the relationship between these two processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6532 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T15:34:03Z |
|
dc.date.available |
2019-08-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T15:34:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Creche |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças - desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas docentes |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.subject |
Nursery |
pt_BR |
dc.subject |
Children - development |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Caring and educating teachers and monitors of the day care centers of the city of Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jaffna Suyane Abrantes. Cuidar e educar para professores(as) e monitores(as) das creches municipais da cidade de Cajazeiras-PB. 2016. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |