dc.creator.ID |
BATISTA, S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6386063546251809 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MACHADO, Viviane Guidotti. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GUIDOTTI, Viviane. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Roziliene Lopes de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PIRES, Aparecida Carneiro. |
|
dc.contributor.referee3 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de
alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o
desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço
escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de
professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no
processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento
bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares
(1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999),
Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação
brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada
uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras
do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas
públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para
que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da
rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de
alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista
relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização,
destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram
observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o
pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se
fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo
alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser
alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
|
dc.title |
Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-06-18 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this work is understand how important is the reading and writing process
in the begging of school years to develop the students‟ abilities in order to show the
student‟s school improvement significance in alphabetization. The present research
has the main goal to investigate how the teachers‟ methods in public schools in
Cajazeiras City–PB are helping boys and girls in school-age in learning process. With
this purpose, it was performed a bibliographic collecting facts which it was considered
some authors publications. For instance: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007),
Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho (2015)
and some legal documents regarding Brazilian education: LDB (1996), BNCC (2017)
e o PNAIC (2017). Following this, a field research was accomplished using a
qualitative approach with two teachers, one from the First Grade and the other from
Second Grade in two public schools one is a State School and the other is Municipal
in Cajazeiras City-PB, in order to comprehend how the teachers in public school
organize themselves to guidance the students in the learning process. The teachers
have participated in an interview connected with the subject we discussed. They
expressed their ideas, plans and actions in alphabetization process, they highlighted
the value of this stage. The teachers were watched giving class in effort to compare
the thinking and the practice. The results point out that there is so much to do in the
learning process, and the students are not being learning how to write and read
according to the actual law which shows one student should be able to read and
write until the end of Second Grade of Elementary School. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T15:47:36Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T15:47:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Practice of Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BATISTA, Susy Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and literacy practices in public schools in the municipality of Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |