DSpace/Manakin Repository

Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6386063546251809 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Roziliene Lopes de.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee3 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O presente estudo teve como finalidade compreender como as práticas de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental são relevantes para o desenvolvimento do aluno, tendo em vista a importância da alfabetização no avanço escolar do aluno. Desta forma a pesquisa objetivou investigar como as práticas de professores da rede pública do município de Cajazeiras PB, auxiliam os alunos no processo de alfabetização. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, no qual se pôde contar com as contribuições de autores como: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho, (2015) e alguns documentos legais referentes a educação brasileira: LBD,(1996); BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Em seguida, foi realizada uma pesquisa de campo, numa abordagem qualitativa, com 02 (duas) professoras do 1º ano e 01 (uma) professora do 2º ano do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas, sendo uma estadual e uma municipal do município de Cajazeiras- PB, para que se pudesse compreender como a organização das práticas de professores da rede pública do município é preparada para auxiliar os alunos no processo de alfabetização. As professoras entrevistadas participaram de uma entrevista relacionada à temática, expressando suas concepções e práticas de alfabetização, destacando a importância dessa fase para os alunos, elas também foram observadas nas suas práticas em sala de aula, na busca de confrontar o pensamento com a prática. Os resultados apontam que ainda existem muito que se fazer em relação a prática de alfabetização, que os alunos não estão sendo alfabetizados de acordo com a lei atual, quando discorre que o aluno deve ser alfabetizado até o final do 2º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação.
dc.title Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-18
dc.description.abstract The aim of this work is understand how important is the reading and writing process in the begging of school years to develop the students‟ abilities in order to show the student‟s school improvement significance in alphabetization. The present research has the main goal to investigate how the teachers‟ methods in public schools in Cajazeiras City–PB are helping boys and girls in school-age in learning process. With this purpose, it was performed a bibliographic collecting facts which it was considered some authors publications. For instance: Soares (1998 e 2013), Cagliari (2007), Ferreiro (1995 e 1996), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2006), Carvalho (2015) and some legal documents regarding Brazilian education: LDB (1996), BNCC (2017) e o PNAIC (2017). Following this, a field research was accomplished using a qualitative approach with two teachers, one from the First Grade and the other from Second Grade in two public schools one is a State School and the other is Municipal in Cajazeiras City-PB, in order to comprehend how the teachers in public school organize themselves to guidance the students in the learning process. The teachers have participated in an interview connected with the subject we discussed. They expressed their ideas, plans and actions in alphabetization process, they highlighted the value of this stage. The teachers were watched giving class in effort to compare the thinking and the practice. The results point out that there is so much to do in the learning process, and the students are not being learning how to write and read according to the actual law which shows one student should be able to read and write until the end of Second Grade of Elementary School. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6535
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:47:36Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T15:47:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Prática de Alfabetização pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Practice of Literacy pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Susy Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy and literacy practices in public schools in the municipality of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA, Susy Soares.Práticas de alfabetização e letramento em escolas da rede pública do município de Cajazeiras-PB. 2019. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta