DSpace/Manakin Repository

Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo Neste presente estudo, buscou-se investigar a formação e a prática pedagógica dos professores de Educação Infantil, bem como identificar os diferentes saberes presentes na prática, a fim de constatar se os saberes teóricos adquiridos no percurso da formação são incorporados à ação docente visando a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Essa temática foi escolhida com o propósito de ampliar a compreensão sobre os saberes e encontrar subsídios que auxiliasse a prática pedagógica. O lócus da pesquisa foi uma escola particular da cidade de Sousa- PB. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica fundamentada nas contribuições teóricas de autores como Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), entre outros, que discutem a formação docente, os saberes e a prática pedagógica, além de uma pesquisa de campo do tipo descritiva numa abordagem qualitativa. Para coleta das informações necessárias à investigação do objeto de estudo, utilizou-se como procedimento, uma entrevista semi-estruturada aplicada com 03 (três) docentes de Educação Infantil. Os resultados obtidos durante a investigação mostraram que os docentes veem a necessidade de constante aquisição de novos saberes e, consequentemente, de incorporação desses saberes à sua prática pedagógica, para que possam desenvolver as habilidades e competências necessárias à atuação como profissionais da educação. Enfatizam também, a necessidade da formação continuada e da reflexão sobre a prática, como necessárias à sua preparação como formadores de seres humanos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract In this study, we wanted to characterize the formation and the pedagogical practice of the Childhood Education teachers, as well as identify different knowledge present in this practice, in order to determine the theoretical knowledge acquired in the course of training are actually incorporated into the teaching activities aiming the improvement of the teaching-learning process. This theme was chosen in order to broaden the understanding of the knowledge and find grants to assist the pedagogical practice. The research locus was a private school in Sousa- PB. The study was developed through a literature grounded in important theoretical based on contributions from authors such as Tardif (2007), Oliveira (2008), Pimenta (2005), and others, that discusses the teaching formation,the knowledges, and the teaching practice , as well as a field research of a qualitative descriptive approach. To collect the information needed to research the object of study, the procedure was used as a semi-structured interviews with 03 (three) teachers of Childhood Education. The results obtained during the investigation showed that teachers see the need for constant acquisition of new knowledge and, consequently, the incorporation of this knowledge to their Pedagogical practice so that they can develop the skills and competencies required to work as education professionals. They also emphasize the need for continued education and reflection on practice as necessary for its preparation as trainers of human beings. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6536
dc.date.accessioned 2019-09-02T15:48:12Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T15:48:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Saberes e práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Pedagogical knowledge and practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Janayna Queiroga dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training, knowledge and pedagogical practice of teachers of early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Janayna Queiroga dos. Formação, saberes e prática pedagógica dos docentes da educação infantil. 2014. 61f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta