DSpace/Manakin Repository

Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8694170405660495 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA JUNIOR, Geraldo Venceslau de.
dc.contributor.advisor-co1ID LIMA JUNIOR, G. V. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4152548215829851 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Maria Geane de Lima.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.description.resumo Levando em consideração as discussões acerca da inclusão de alunos surdos em um ambiente escolar, elevando assim o interesse em saber como de fato acontece este tipo de inclusão na escola. Visto que no âmbito político, propostas passaram a ser criadas a fim de garantir essa educação inclusiva de alunos que são surdos. Na prática de fato será que existe ou não existe essa educação inclusiva nas escolas de ensino regular? Cabendo assim analisar se de fato as escolas como os seus docentes estão preparadas para uma educação inclusiva, tendo como objetivo caracterizar como acontece a aprendizagem geográfica dos alunos surdos e a sua inserção no ensino regular, esta pesquisa teve em seu propósito a análise de artigos científicos que trabalhem com o ensino de Geografia para discentes com surdez, consequentemente houve a aplicação de um roteiro de questões com um aluno surdo matriculado no 1º ano do Ensino Médio Técnico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – Campus Cajazeiras, na cidade de Cajazeiras - Paraíba, tendo também como partes integrantes dessa pesquisa intérprete, professor de Geografia e pedagoga, no período de novembro de 2017 a janeiro de 2018. Na perspectiva, de como se dá o fato da inclusão do aluno surdo num ambiente escolar, se eles estão realmente integrados aquele convívio e atendendo as suas necessidades, tal constatação segue em refletir sobre as propostas educacionais e as práticas de ensino na educação inclusiva que na realidade quase que são ignoradas e não se vem cumprindo os direitos ao atendimento a pessoas com necessidades especiais no ensino regular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Taking into account the discussions about the inclusion of deaf students in a school environment, thus raising interest in knowing how this type of inclusion in school actually occurs. Whereas, in the political sphere, proposals have been created in order to guarantee this inclusive education of students who are deaf. In fact, is it true that there is or is not such inclusive education in regular schools? In order to analyze whether in fact the schools as their teachers are prepared for an inclusive education, with the objective of characterizing how the geographical learning of deaf students happens and their insertion in regular education, this research had in its purpose the analysis of scientific articles that work with the teaching of Geography for students with deafness, consequently there was the application of a script of questions with a deaf student enrolled in the first year of Technical High School at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) - Campus Cajazeiras, in the city of Cajazeiras - Paraíba, also having as integral parts of this research interpreter, professor of Geography and pedagogue, from November 2017 to January 2018. From the perspective of how the fact of the inclusion of the deaf student in an environment school, if they are really integrated into that society and meeting their needs, this to reflect on educational proposals and teaching practices in inclusive education that in reality are almost ignored and the rights to care for people with special needs in regular education are not being fulfilled. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6541
dc.date.accessioned 2019-09-02T16:22:39Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T16:22:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Deaf pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Charlene Gomes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education: teaching and learning geography for deaf students. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Charlene Gomes dos. Educação inclusiva: ensino e aprendizagem de geografia para alunos surdos. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta