DSpace/Manakin Repository

A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1694845426319462 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama Freitas de Jesus.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 COELHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo Essa pesquisa teve por finalidade e por objetivo de analisar a atuação do coordenador pedagógico na mediação e consolidação do trabalho docente, assim como o levantamento dos principais fundamentos do trabalho do coordenador pedagógico, também refletindo a atuação do seu trabalho. A metodologia utilizada foi desenvolvida numa perspectiva exploratória e descritiva realizada com três docentes, três coordenadores e dois gestores das escolas públicas. Foi realizado entrevistas semiestruturadas e segundo a natureza dos dados a pesquisa foi quantitativa. Um dos principais achados da pesquisa foi sobre relevância da coordenação pedagógica que se mostra cada vez mais presente para a ampliação e estruturação do trabalho docente e a pertinência no seu desenvolvimento e também mostrou que na ausência da atuação do coordenador pedagógico todas as estruturas dos docentes não funcionam coletivamente, pois todos trabalham individualmente quando o coordenador não media esse trabalho. Percebe-se que há uma grande vontade por parte dos profissionais em acertar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This research had the purpose and objective of analyzing the performance of the pedagogical coordinator in mediation and consolidation of teaching, as well as a survey of the main foundations of the work of the pedagogical coordinator, also reflecting the performance of their work. The methodology was developed in an exploratory and descriptive perspective conducted with three teachers, three engineers and two managers of public schools. Semi-structured interviews were conducted and according to the nature of the survey data was quantitative. One of the main findings of the research was on pedagogical relevance of coordination which appears increasingly present for the expansion and structuring of teaching and the relevance in their development and also showed that in the absence of the role of pedagogical coordinator all structures of teachers not work collectively because all work individually when the coordinator does not mediate this work. It is noticed that there is a great willingness on the part of professionals hit. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6542
dc.date.accessioned 2019-09-02T16:41:49Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T16:41:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Coordenador pedagógico pt_BR
dc.subject Trabalho docente pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Pedagogical Coordinator pt_BR
dc.subject Teaching work pt_BR
dc.subject Public school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Leoneide Ferreira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of the pedagogical coordinator: from the challenge of daily activities. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Leoneide Ferreira dos. A atuação do coordenador pedagógico: do desafio das atividades diárias. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta