DSpace/Manakin Repository

A parceria escola - família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5720726765321694 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo O presente estudo tem por tema: A parceria escola- família no desenvolvimento integral da criança de 0- 6 anos de idade.O objetivo geral deste trabalho é analisar qual a importância da parceria escola-família no desenvolvimento integral da criança. Os específicos: conhecer as contribuições da família e da escola para o desenvolvimento integral da criança; verificar conflitos existentes entre família-escola no processo de desenvolvimento das crianças, e ainda, identificar como a escola busca a participação da família na elaboração dos projetos educacionais. Quanto ao tipo de pesquisa bibliográfica, buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira (2008), Santos (2010) e dentre outros. A pesquisa de campo foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental I na Cidade de Cajazeiras- PB, em Dezembro de 2014. Teve como sujeitos 01 coordenadora pedagógica, 01 professora da Educação Infantil, 01 mãe e 02 avós. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A abordagem da pesquisa foi do tipo qualitativa. Neste estudo conclui-se que é de responsabilidade da família e da escola de educação infantil desempenhar o seu papel, sempre uma completando a outra, buscando superar as lacunas e os conflitos que dificultam essa relação. É essencial lembrar que a criança é um ser ativo, competente e com habilidades, mas que depende da interlocução da escola-família para se desenvolver integralmente. Com isso, a parceria entre escola e família deve ter um único objetivo comum: a formação integral da criança. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A parceria escola - família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This study has the theme: The partnership schooling family in the development of children from 0- 6 years idade.O aim of this study is to analyze what is the importance of the partnership schools and families in the development of children. Specific: to know the contributions of family and school for the integral development of the child; check conflicts between family-school children in the development process, and also to identify how the school seeks the family involvement in the development of educational projects. Regarding the type of literature, we sought theoretical support in the following authors: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira (2008), Santos (2010) and others. The field research was carried out in a Municipal School of Child Education and Primary I in the City of Cajazeiras- PB in December 2014. He had as subjects 01 educational coordinator, Professor of Early Childhood Education 01, 01 and 02 mother grandparents. The data collection instrument was a semi-structured interview. The research approach was the qualitative type. In this study it is concluded that it is responsibility of the family and child education school play its role, always a completing the other, seeking to overcome the gaps and conflicts that hinder this relationship. It is essential to remember that the child is a being active, competent and skilled, but that depends on the school-family dialogue to develop fully. Thus, the partnership between school and family should have one common goal: the development of children. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6543
dc.date.accessioned 2019-09-02T16:48:32Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T16:48:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação escola e família - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral da criança pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject School and family relationship - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.subject Integral child development pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jaiana Cirino dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The school - family partnership in the integral development of child 0-6 years old. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Jaiana Cirino dos. A parceria escola – família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta