dc.creator.ID |
SANTOS, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5720726765321694 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem por tema: A parceria escola- família no desenvolvimento integral da
criança de 0- 6 anos de idade.O objetivo geral deste trabalho é analisar qual a importância da
parceria escola-família no desenvolvimento integral da criança. Os específicos: conhecer as
contribuições da família e da escola para o desenvolvimento integral da criança; verificar
conflitos existentes entre família-escola no processo de desenvolvimento das crianças, e ainda,
identificar como a escola busca a participação da família na elaboração dos projetos
educacionais. Quanto ao tipo de pesquisa bibliográfica, buscou-se aporte teórico nos seguintes
autores: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira (2008), Santos (2010) e dentre outros. A
pesquisa de campo foi realizada em uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental I
na Cidade de Cajazeiras- PB, em Dezembro de 2014. Teve como sujeitos 01 coordenadora
pedagógica, 01 professora da Educação Infantil, 01 mãe e 02 avós. O instrumento de coleta de
dados foi a entrevista semiestruturada. A abordagem da pesquisa foi do tipo qualitativa. Neste
estudo conclui-se que é de responsabilidade da família e da escola de educação infantil
desempenhar o seu papel, sempre uma completando a outra, buscando superar as lacunas e
os conflitos que dificultam essa relação. É essencial lembrar que a criança é um ser ativo,
competente e com habilidades, mas que depende da interlocução da escola-família para se
desenvolver integralmente. Com isso, a parceria entre escola e família deve ter um único
objetivo comum: a formação integral da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A parceria escola - família no desenvolvimento integral da criança de 0-6 anos de idade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This study has the theme: The partnership schooling family in the development of children from
0- 6 years idade.O aim of this study is to analyze what is the importance of the partnership
schools and families in the development of children. Specific: to know the contributions of family
and school for the integral development of the child; check conflicts between family-school
children in the development process, and also to identify how the school seeks the family
involvement in the development of educational projects. Regarding the type of literature, we
sought theoretical support in the following authors: Tiba (2002), Bee (2003) Lima, Oliveira
(2008), Santos (2010) and others. The field research was carried out in a Municipal School of
Child Education and Primary I in the City of Cajazeiras- PB in December 2014. He had as
subjects 01 educational coordinator, Professor of Early Childhood Education 01, 01 and 02
mother grandparents. The data collection instrument was a semi-structured interview. The
research approach was the qualitative type. In this study it is concluded that it is responsibility of
the family and child education school play its role, always a completing the other, seeking to
overcome the gaps and conflicts that hinder this relationship. It is essential to remember that the
child is a being active, competent and skilled, but that depends on the school-family dialogue to
develop fully. Thus, the partnership between school and family should have one common goal:
the development of children. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6543 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T16:48:32Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T16:48:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação escola e família - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento integral da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
School and family relationship - Cajazeiras - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Integral child development |
pt_BR |
dc.subject |
child education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Jaiana Cirino dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The school - family partnership in the integral development of child 0-6 years old. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Jaiana Cirino dos. A parceria escola – família no desenvolvimento integral da
criança de 0-6 anos de idade. 2015. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |