dc.creator.ID |
SILVA, A. M. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9524756480724339 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo as abordagens da temática diversidade
étnico-racial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.Com a questão de
pesquisa:como os professores abordam a diversidade étnico-racial nos anos iniciais do
ensino fundamental? E foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar as abordagens
da temática diversidade étnico-racial de professores dos anos iniciais a serem
empreendidas frente aos desafios das matrizes identidárias afro-brasileiras. A
metodologia adotada para esse estudo foi de caráter quali-quantitativa com
preponderância qualitativa. Pois a partir desse tipo de técnica foi possível ter um
número significativo de participantes ao passo que pôde-se ter uma análise da realidade
investigada. Este trabalho foi construído através de um questionário aplicado com 07
professores dos anos iniciais do ensino fundamental em duas Escolas Públicas
Municipais da cidade de Cajazeiras – PB, locus da pesquisa, onde buscou-se os dados
que foram analisados. O referente trabalho monográfico apresenta em sua
fundamentação teórica algumas das principais dificuldades que os professores dos anos
iniciais do ensino fundamental têm em trabalhar com a temática das relações étnico-
raciais e mais especificamente no que diz respeito às matrizes identidárias africanas nas
aulas e além delas. Em relação aos resultados, da investigação de modo geral percebeu-
se que, pouco tem sido os trabalhos realizados com essa temática nas duas escolas
investigadas, e isso pode ser comprovado pelas respostas dos professores, e ainda pelo
fato de que não há em nenhuma das duas escolas um planejamento melhor direcionado
que contemple as discussões para a educação das relações étnico-raciais. Assim, este
estudo discorre sobre os desafios que o professor tem na inserção da temática
diversidade étnico-racial no âmbito escolar, a fim de contribuir no combate ao
preconceito e ao racismo sofrido pelas pessoas de descendência afro-brasileira, seja ele
no âmbito escolar ou em toda sociedade. Deste modo, o que se espera é que este
trabalho traga reflexões para a promoção da Educação das relações étnico-raciais, bem
como para a discussão ampliada que já existe em nosso país, sobre a implementação da
Lei n° 10.639/03, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de n°
9.349/96 e tornou obrigatório o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira,
mostrando parte da realidade educacional local em diálogo com o contexto nacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Abordagens da temática diversidade étnico-racial com professores nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The present study has as objet of study the thematic approaches of ethno-racial diversity
by teachers in the years of elementary school.With the research question: how teachers
approach theethno-racial diversity in the years of elementary school? It was developed
with the main objective analyze the approaches of the thematic of ethno-racial diversity
of teachers of the initial years to be taken front to challenges of the identity matrices
african-Brazilian.The methodology adopted for this study is qualitative-quantitative
with qualitative preponderance character, because from this type of technique it was
possible to have a significant number of participants while can have an analysis of
reality investigated through the reflection. This work was built through a research with
07 teachers in the early years of primary education in two public schools of the city of
Cajazeiras – PB, sought which the data were analyzed by means of direct observations
and questionnaires. The related monograph presents in its theoretical foundation some
of the main difficulties that educators in the early years of schooling have to work with
the thematic of ethnic-racial relations and more specifically with regard to African
matrices in the classroom and beyond. Regarding the results of the investigation in
general perceives that, little has been the work done on this topic in both schools, and
this can be confirmed by the answers of teachers and investigated further by the fact that
there is not in any of both schools a plan that contemplates the issues of education for
ethnic-racial relations. Therefore, this study discusses about the challenges that the
educator has in insertion of the thematic ethno-racial diversity in schools as well as in
other areas, in order to contribute to the fight against prejudice and racism suffered by
people of african-Brazilian descent, be it in schools or in any society. Thus, the hope is
that this work reflections bring to the promotion of education of ethno-racial relations,
as well as to discuss expanded that already exists in our country, about the
implementation of Law nº 10.639/03, which changed Law of Directives and Bases of
National Education of nº 9.349/96 and became mandatory in History Teaching and
African and Afro-Brazilian Culture, showing part of the local educational reality in
dialogue with the national context. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6544 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T16:56:15Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T16:56:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação - diversidade étnico - racial |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Ethnic - Racial Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Educational sociology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ana Maria Pereira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Approaches to ethnic-racial diversity with teachers in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ana Maria Pereira da. Abordagens da temática diversidade étnico-racial com
professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 72f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |