DSpace/Manakin Repository

O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4735447791282906 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo Este estudo trata sobre o brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Os objetivos da pesquisa centraram-se em apreender e analisar a concepção do brincar por monitores das creches públicas do município de Pombal PB, de forma específica, compreender como os monitores associam o brincar ao desenvolvimento integral das crianças; investigar como os educadores desenvolvem as práticas lúdicas no cotidiano de seu trabalho e verificar como os monitores vivenciaram o brincar na formação docente. Para fundamentar essa pesquisa, utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), entre outros que discutem essa temática, foi utilizado também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998). Participaram da pesquisa 20 monitoras/es das creches públicas, municipais, da cidade de Pombal-PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica e de campo, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada, composta por sete questões. Analisamos os dados através da análise de conteúdo. Através do TALP e das entrevistas com as/os monitoras/es pudemos compreender que o brincar contribui de maneira significativa no desenvolvimento integral infantil, uma vez que, permite que a criança se socialize, utilize de sua criatividade, imaginação, aguce o seu senso crítico, para exercer sua cidadania, além de facilitar o trabalho diário dos educadores/as. É imprescindível ainda, realçar, que estes/as ainda resumem o brincar à um instrumento pedagógico importante para se ensinar conteúdos, ou então como forma de diversão, passatempo, assim, percebemos a necessidade de se ampliar a discussão e os estudos sobre a temática na formação docente, de maneira que os profissionais que atuam na Educação Infantil compreendam melhor as suas diversas contribuições para a vida e o desenvolvimento integral da criança pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-24
dc.description.abstract This study deals with playing as a possibility for integral development of the child in early childhood education. The objectives of this research focus on apprehending and analyzing the conception of play by monitors of public day-care centers of Pombal city - PB, in a specific way, to understand how the monitors associate the play to integral development of the children; to investigate how the educators develop the playful practices in the daily life of their work and to verify how the monitors experienced playing in teacher education. In order to base this research, we used as a theoretical ground contributions of the following authors: Sampaio (2012), Kishimoto (2011), Angotti (2010), Vygotsky (1984), among others that discuss this theme, was also used the Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (National Curricular Guidelines for the Early Childhood Education) (BRASIL, 2010), and the Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (National Curriculum Framework for Early Childhood Education) (BRASIL, 1998). A total of 20 monitors from public, municipal day care centers in the city of Pombal-PB participated in the study. The methodological procedure used in this work was a bibliographical and field research. We applied a sociodemographic questionnaire to know the profile of the participants of the research, the Free Word Association Test (FWAT) and a semistructured interview, composed of seven questions. We analyze the data through content analysis. Through the FWAT and the interviews with the monitors we could understand that playing contributes significantly to integral development of children, since it allows kids to socialize, use their creativity, imagination, acuminate their critical sense, to exercise their citizenship, in addition to facilitating the daily work of educators. It is also important to emphasize that these monitors still summarize the play as an important pedagogical instrument to teach contents, or as a form of fun, pastime, thus, we perceive the need to broaden the discussion and the studies on the theme in the teacher education, so that professionals who work in Early Childhood Education may understand better their diverse contributions to life and integral development of the child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6545
dc.date.accessioned 2019-09-02T16:56:55Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T16:56:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Brincadeira pt_BR
dc.subject Play pt_BR
dc.subject Integral Development pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Just kidding pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Jaquelyne de Lacerda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playing as a possibility for the integral development of children in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Jaquelyne de Lacerda. O brincar como possibilidade para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil. 2018. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta