dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee3 |
CUNHA, Ane Cristine Herminio. |
|
dc.description.resumo |
A escolha do tema “Jogos e brincadeira como possibilidades de ensinar e aprender”
surgiu de uma inquietação, que pudemos observar durante o estágio na Educação
Infantil onde o brincar no Ensino Infantil para alguns professores não tem o mínimo
valor, é trabalhada como simples “passa tempo”, como lazer e como distração. Em
outro momento quando cursamos a disciplina Fundamentos e Metodologia na
Educação Infantil o tema nos veio como possibilidade pedagógica, resultando neste
estudo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a prática do educador com o
jogo e a brincadeira como possibilidade de ensinar e aprender e objetivos
específicos identificar o brincar como metodologia para o desenvolvimento integral
da criança; investigar como o educador desenvolve a cognição e a criatividade do
educando através das brincadeiras; observar o material didático utilizado pelo
educador na pratica de ensino. O presente trabalho encontra-se organizado em três
capítulos, sendo o primeiro capitulo intitulado um breve relato sobre a educação
apresenta uma retrospectiva dos estudos da educação através de autores e da
legislação. No segundo capítulo apresentamos os procedimentos metodológicos da
pesquisa, destacando o tipo e caráter da pesquisa com análise qualitativa. Para a
coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e
observação. Os informantes nesta investigação são três professoras e quinze alunos
que estudam na escola. Para a realização desse estudo foi escolhida uma Escola
Estadual de Ensino Fundamental de Cajazeiras- PB. O levantamento para a
discussão teórica partiu de leituras de autores tais como: Almeida (1974), Barbosa
(2008), Cládis (2001), Ferraz (1993) entre outros. No terceiro capitulo consta a
análise dos dados feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas
através dos questionários, assim como das observações feitas durante algumas
visitas a escola, confrontando os dados a luz da teoria que foi desenvolvida através
de leituras de materiais bibliográficos. Por fim apresentamos as conclusões, para
agora resta-nos a consciência de que o que foi elaborado contribuiu de modo
especial para a formação em pedagogia. A realização da pesquisa teve uma
relevância fundamental, para a formação acadêmica da pesquisadora, como
também, no sentido de fornecer subsídios teóricos que possam auxiliar no
desenvolvimento da prática pedagógica futura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Jogos e brincadeiras como possibilidades de ensinar e aprender. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
The choice of the theme "games and play as possibilities for teaching and learning"
arose from a concern that we have seen during the internship in kindergarten where
the play at the Children's School for some teachers do not have the minimum value,
is crafted as a simple "pass time "as entertainment and as a distraction. At another
time when cursamos the Fundamentals and Methodology discipline in kindergarten
the subject came in as a pedagogical possibility, resulting in this study. This work has
as main objective to analyze the practice of the educator with the game and play as a
possibility of teaching and learning and specific objectives identify the play as a
methodology for the comprehensive development of the child; investigate how the
educator develops cognition and creativity of the student through play; observe the
teaching materials used by the educator in practice teaching. This paper is organized
into three chapters, the first chapter titled a brief account of education presents a
retrospective of education studies by authors and legislation. In the second chapter
we present the methodological procedures of the research, highlighting the type and
character of the research with qualitative analysis. To collect data we used two
instruments, namely: questionnaire and observation. Informants in this investigation
are three teachers and fifteen students studying in school. To carry out this study, we
choose a state school of Fundamental Education of Cajazeiras- PB. The survey for
the theoretical discussion left readings authors such as Almeida (1974), Barbosa
(2008), Cládis (2001), Ferraz (1993) among others. In the third chapter contains the
analysis of the data done by the qualitative study of elaborate responses from the
questionnaires, and the observations made during some school visits, comparing the
data to the theory of which was developed through bibliographic material readings.
Finally we present the conclusions for now we are aware that what was drafted
contributed in a special way for training in pedagogy. The realization of the research
was a fundamental relevance for the academic researcher, as well, in order to
provide theoretical basis that can assist in the development of future pedagogical
practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6546 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T17:04:43Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T17:04:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia - ensino infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos Infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Brincadeiras - processo ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Children's games |
pt_BR |
dc.subject |
Play - teaching and learning process |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Regilane Bezerra dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games and games as possibilities of teaching and learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Regilane Bezerra dos.Jogos e brincadeiras como possibilidades de ensinar e
aprender. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |