DSpace/Manakin Repository

Jogos e brincadeiras como possibilidades de ensinar e aprender.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee3 CUNHA, Ane Cristine Herminio.
dc.description.resumo A escolha do tema “Jogos e brincadeira como possibilidades de ensinar e aprender” surgiu de uma inquietação, que pudemos observar durante o estágio na Educação Infantil onde o brincar no Ensino Infantil para alguns professores não tem o mínimo valor, é trabalhada como simples “passa tempo”, como lazer e como distração. Em outro momento quando cursamos a disciplina Fundamentos e Metodologia na Educação Infantil o tema nos veio como possibilidade pedagógica, resultando neste estudo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a prática do educador com o jogo e a brincadeira como possibilidade de ensinar e aprender e objetivos específicos identificar o brincar como metodologia para o desenvolvimento integral da criança; investigar como o educador desenvolve a cognição e a criatividade do educando através das brincadeiras; observar o material didático utilizado pelo educador na pratica de ensino. O presente trabalho encontra-se organizado em três capítulos, sendo o primeiro capitulo intitulado um breve relato sobre a educação apresenta uma retrospectiva dos estudos da educação através de autores e da legislação. No segundo capítulo apresentamos os procedimentos metodológicos da pesquisa, destacando o tipo e caráter da pesquisa com análise qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, a saber: questionário e observação. Os informantes nesta investigação são três professoras e quinze alunos que estudam na escola. Para a realização desse estudo foi escolhida uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Cajazeiras- PB. O levantamento para a discussão teórica partiu de leituras de autores tais como: Almeida (1974), Barbosa (2008), Cládis (2001), Ferraz (1993) entre outros. No terceiro capitulo consta a análise dos dados feita através do estudo qualitativo das respostas elaboradas através dos questionários, assim como das observações feitas durante algumas visitas a escola, confrontando os dados a luz da teoria que foi desenvolvida através de leituras de materiais bibliográficos. Por fim apresentamos as conclusões, para agora resta-nos a consciência de que o que foi elaborado contribuiu de modo especial para a formação em pedagogia. A realização da pesquisa teve uma relevância fundamental, para a formação acadêmica da pesquisadora, como também, no sentido de fornecer subsídios teóricos que possam auxiliar no desenvolvimento da prática pedagógica futura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Jogos e brincadeiras como possibilidades de ensinar e aprender. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract The choice of the theme "games and play as possibilities for teaching and learning" arose from a concern that we have seen during the internship in kindergarten where the play at the Children's School for some teachers do not have the minimum value, is crafted as a simple "pass time "as entertainment and as a distraction. At another time when cursamos the Fundamentals and Methodology discipline in kindergarten the subject came in as a pedagogical possibility, resulting in this study. This work has as main objective to analyze the practice of the educator with the game and play as a possibility of teaching and learning and specific objectives identify the play as a methodology for the comprehensive development of the child; investigate how the educator develops cognition and creativity of the student through play; observe the teaching materials used by the educator in practice teaching. This paper is organized into three chapters, the first chapter titled a brief account of education presents a retrospective of education studies by authors and legislation. In the second chapter we present the methodological procedures of the research, highlighting the type and character of the research with qualitative analysis. To collect data we used two instruments, namely: questionnaire and observation. Informants in this investigation are three teachers and fifteen students studying in school. To carry out this study, we choose a state school of Fundamental Education of Cajazeiras- PB. The survey for the theoretical discussion left readings authors such as Almeida (1974), Barbosa (2008), Cládis (2001), Ferraz (1993) among others. In the third chapter contains the analysis of the data done by the qualitative study of elaborate responses from the questionnaires, and the observations made during some school visits, comparing the data to the theory of which was developed through bibliographic material readings. Finally we present the conclusions for now we are aware that what was drafted contributed in a special way for training in pedagogy. The realization of the research was a fundamental relevance for the academic researcher, as well, in order to provide theoretical basis that can assist in the development of future pedagogical practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6546
dc.date.accessioned 2019-09-02T17:04:43Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T17:04:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Metodologia - ensino infantil pt_BR
dc.subject Jogos Infantis pt_BR
dc.subject Brincadeiras - processo ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Methodology - early childhood education pt_BR
dc.subject Children's games pt_BR
dc.subject Play - teaching and learning process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Regilane Bezerra dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Games and games as possibilities of teaching and learning. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Regilane Bezerra dos.Jogos e brincadeiras como possibilidades de ensinar e aprender. 2015. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta