dc.creator.ID |
SILVA, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1612820414257298 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Nayara Tatianna Santos da. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Sawana Araújo Lopes de. |
|
dc.description.resumo |
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que abrange indivíduos
que não tiveram a oportunidade de acesso e de dar continuidade aos estudos na idade
regular e constituem instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida,
sendo a EJA acobertada pela Lei 9394/96, e em consonância da Constituição Federal,
que assegura a gratuidade desta modalidade. Durante o estágio supervisionado, me
surgiu o interesse em buscar saber quais desafios os docentes e os discentes da EJA
enfrentam no ensino de Ciências. Dessa maneira este estudo objetivou analisar os
desafios e as perspectivas do ensino de ciências na modalidade da Educação de Jovens e
Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental no Município de Nova Floresta-PB.
Dessa maneira buscamos verificar as práticas docentes e as dificuldades encontrados
pelos alunos e professores em aprender e ensinar ciências, em turmas de 6º a 9º do EJA.
Para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo e documental, com abordagem
quali-quantitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos
concluir que a EJA é fundamental na socialização dos sujeitos, agregando elementos e
valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural. O
professor deve ser facilitador no processo de emancipação desses indivíduos, dando-lhe
a oportunidade de entender que só a educação é capaz de transformar o indivíduo em
um ser crítico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Education of young and adult is a learning modality that covers individuals who did not
have opportunity to access and continue their studies at the regular age and is an
instrument for education and lifelong learning, and the EJA is covered by the Law
9394/96, and in accordance with the Federal Constitution, which ensures the gratuity of
this modality. During the supervised internship, there was an interest in finding out what
challenge’s teachers and students of EJA face in teaching science. Thus, this study
aimed to analyze the challenges and perspectives of science education in the modality of
Youth and Adult Education of the State School of Primary Education in the
Municipality of Nova Floresta-PB. In this way, we tried to verify the teaching practices
and difficulties encountered by students and teachers in learning and teaching sciences,
in 6th to 9th grade classes of the EJA. For the accomplishment of the research was used
the field and documentary study, with quantitative and qualitative approach with the use
of semi-structured questionnaire. In this way, we can conclude that the EJA is
fundamental in the socialization of the subjects, adding elements and values that lead
them to emancipation and the affirmation of their cultural identity. The teacher should
be a facilitator in the process of emancipation of these individuals, giving them the
opportunity to understand that only education can transform the individual into a critical
being. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T17:07:29Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T17:07:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Eliane Soares da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
TheTeaching and Learning of Sciences in Youth and Adult Education in the city of Nova Floresta - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en la Educación de Jóvenes y Adultos en Nova Floresta - PB. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Eliane Soares. O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de
Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. 2018. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La Educación de Jóvenes y Adultos es una modalidad de enseñanza que ampara a las personas que no han tenido la oportunidad de acceder y continuar sus estudios a la edad regular y constituyen un instrumento para la educación y el aprendizaje a lo largo de toda la vida, con EJA amparada por la Ley. 9394/96, y en en línea con la Constitución Federal, que asegura que esta modalidad sea gratuita. Durante la pasantía supervisada, me interesé en descubrir qué desafíos enfrentan los maestros y estudiantes de EJA en la enseñanza de las ciencias. De esta forma, este estudio tuvo como objetivo analizar los desafíos y las perspectivas de la enseñanza de las ciencias en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos en la Escuela Primaria Estatal del Municipio de Nova Floresta-PB. De esta manera, buscamos verificar las prácticas docentes y las dificultades encontradas por estudiantes y docentes en el aprendizaje y la enseñanza de las ciencias, en las clases de 6º a 9º de la EJA. Para llevar a cabo la investigación se utilizaron estudios de campo y documentales, con un enfoque cuali-cuantitativo mediante un cuestionario semiestructurado. Así, podemos concluir que EJA es fundamental en la socialización de los sujetos, sumando elementos y valores que los conduzcan a la emancipación y la afirmación de su identidad cultural. El docente debe ser un facilitador en el proceso de emancipación de estos individuos, brindándoles la oportunidad de comprender que sólo la educación es capaz de transformar al individuo en un ser crítico. |
|