DSpace/Manakin Repository

O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1612820414257298 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Sawana Araújo Lopes de.
dc.description.resumo A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que abrange indivíduos que não tiveram a oportunidade de acesso e de dar continuidade aos estudos na idade regular e constituem instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida, sendo a EJA acobertada pela Lei 9394/96, e em consonância da Constituição Federal, que assegura a gratuidade desta modalidade. Durante o estágio supervisionado, me surgiu o interesse em buscar saber quais desafios os docentes e os discentes da EJA enfrentam no ensino de Ciências. Dessa maneira este estudo objetivou analisar os desafios e as perspectivas do ensino de ciências na modalidade da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual de Ensino Fundamental no Município de Nova Floresta-PB. Dessa maneira buscamos verificar as práticas docentes e as dificuldades encontrados pelos alunos e professores em aprender e ensinar ciências, em turmas de 6º a 9º do EJA. Para realização da pesquisa foi usado o estudo de campo e documental, com abordagem quali-quantitativa com o uso de questionário semiestruturado. Desse modo, podemos concluir que a EJA é fundamental na socialização dos sujeitos, agregando elementos e valores que os levem à emancipação e à afirmação de sua identidade cultural. O professor deve ser facilitador no processo de emancipação desses indivíduos, dando-lhe a oportunidade de entender que só a educação é capaz de transformar o indivíduo em um ser crítico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Education of young and adult is a learning modality that covers individuals who did not have opportunity to access and continue their studies at the regular age and is an instrument for education and lifelong learning, and the EJA is covered by the Law 9394/96, and in accordance with the Federal Constitution, which ensures the gratuity of this modality. During the supervised internship, there was an interest in finding out what challenge’s teachers and students of EJA face in teaching science. Thus, this study aimed to analyze the challenges and perspectives of science education in the modality of Youth and Adult Education of the State School of Primary Education in the Municipality of Nova Floresta-PB. In this way, we tried to verify the teaching practices and difficulties encountered by students and teachers in learning and teaching sciences, in 6th to 9th grade classes of the EJA. For the accomplishment of the research was used the field and documentary study, with quantitative and qualitative approach with the use of semi-structured questionnaire. In this way, we can conclude that the EJA is fundamental in the socialization of the subjects, adding elements and values that lead them to emancipation and the affirmation of their cultural identity. The teacher should be a facilitator in the process of emancipation of these individuals, giving them the opportunity to understand that only education can transform the individual into a critical being. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6547
dc.date.accessioned 2019-09-02T17:07:29Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T17:07:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Eliane Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative TheTeaching and Learning of Sciences in Youth and Adult Education in the city of Nova Floresta - PB. pt_BR
dc.title.alternative Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias en la Educación de Jóvenes y Adultos en Nova Floresta - PB.
dc.identifier.citation SILVA, Eliane Soares. O Ensino e a Aprendizagem de Ciências na Educação de Jovens e Adultos no município de Nova Floresta - PB. 2018. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La Educación de Jóvenes y Adultos es una modalidad de enseñanza que ampara a las personas que no han tenido la oportunidad de acceder y continuar sus estudios a la edad regular y constituyen un instrumento para la educación y el aprendizaje a lo largo de toda la vida, con EJA amparada por la Ley. 9394/96, y en en línea con la Constitución Federal, que asegura que esta modalidad sea gratuita. Durante la pasantía supervisada, me interesé en descubrir qué desafíos enfrentan los maestros y estudiantes de EJA en la enseñanza de las ciencias. De esta forma, este estudio tuvo como objetivo analizar los desafíos y las perspectivas de la enseñanza de las ciencias en la modalidad de Educación de Jóvenes y Adultos en la Escuela Primaria Estatal del Municipio de Nova Floresta-PB. De esta manera, buscamos verificar las prácticas docentes y las dificultades encontradas por estudiantes y docentes en el aprendizaje y la enseñanza de las ciencias, en las clases de 6º a 9º de la EJA. Para llevar a cabo la investigación se utilizaron estudios de campo y documentales, con un enfoque cuali-cuantitativo mediante un cuestionario semiestructurado. Así, podemos concluir que EJA es fundamental en la socialización de los sujetos, sumando elementos y valores que los conduzcan a la emancipación y la afirmación de su identidad cultural. El docente debe ser un facilitador en el proceso de emancipación de estos individuos, brindándoles la oportunidad de comprender que sólo la educación es capaz de transformar al individuo en un ser crítico.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta