dc.creator.ID |
SILVA, L. B. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3490073267935170 |
|
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS , Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , José Rômulo. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho educacional exige muito do docente e isso provoca certo desconforto no
indivíduo que atua nesta área, haja vista que grande parte das professoras desempenha
atividades em mais de uma instituição escolar. Tendo em vista as constantes demandas
administrativas municipais para esta categoria, aumentando mais sua responsabilidade,
assim sendo, faz se pertinente uma reflexão acerca da situação em que atua esse
profissional. Neste sentido, procuramos investigar se estas professor as se afastam das
atividades desenvolvidas nas Creches por motivo da saúde e quais são as atitudes da
Secretaria da Ed ucação da cidade de Cajazeiras PB frente a tal afastamento, também
analisar a relação entre as condições de trabalho do docente e os efe itos sobre sua saúde,
caracterizar como realiza essas atividades e identificar os principais desafios, ao mesmo
tempo saber como eles se adaptam e lidam com as novas tendências educacionais e suas
respectivas demandas. Tem se como aporte, os teóricos Tardi f (2009), Libâneo (2007),
Codo (1999), Freire (1996), Nóvoa (1995), RCNEI (BRASIL, 1998), Soares (2008),
Bauer (2010), Schwalm (2012) que discorrem acerca da temática em questão e que
contribuem para auxiliar na compreensão. A pesquisa ocorreu entre os mes es de outubro
a novembro de 2013, sendo entrev istadas 21 docentes das quatro C reches mun icipais .
Para alcançar mos os objetivos propostos fundamentamos teoricamente, utilizamos o
questionário e a entrevista semiestruturada. Os resultados aponta ra m a necessi dade de
projetos que atendam ao cuidado com estes profissionais, já que alguns demonstraram
que se afastaram das atividades por motivo de doença, e outros se mostra m insatisfeitos
e incompreendida s na sua prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O trabalho do docente da educação infantil e os efeitos sobre sua saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
Teaching requires
a great deal of the teacher and causes discomfort because many
teachers work in more than one school. In addition, the requirements increase over their
responsibility. So it is important to reflect on the reality of these professionals .
Therefore, we investigated if the teachers have been absent from their work in day care
institutions because of health problems and what are the attitudes of the Secretary of
E ducation of the city of Cajazeiras/PB regarding this. We also analyze the relationship
between teacher's working conditions and the effects of these conditions on their health.
We describe how they perform their activities and identify the main challenges of the
category. We also investigated how teachers adapt to new educational trends and their
respective demands. To conduct this research, we used studies of Tardif (2009), Libâneo
(2007), Codo (1999), Freire (1996), Nóvoa (1995), RCNEI BRAZIL , 1998), Soares
(2008), Bauer (2 010) and Schwalm (2012), which study the subject in question and help
us understanding it. The survey was conducted between the months of October and
November 2013. There were interviewed 21 teachers who work in f our municipal . The
research techniques used were the questionnaire and the semi structured interview. The
results showed the necessity for formulation of projects that pay attention to the needs
of these professionals , since some of them affirmed they have been absent from work
due to illness and o thers said feel dissatisfied and misunderstood in their teaching
practice |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6548 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T17:07:37Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T17:07:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Professores da pré-escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educação pré-escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde do docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education - early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Preschool Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Preschool education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher's Health |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Luciana Bento da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The work of the preschool teacher and the effects on his health. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Silva, Luciana Bento da. O trabalho do docente da educação infantil e os efeitos sobre sua saúde. 2014. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |