DSpace/Manakin Repository

Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, L. N. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9208532385167137 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ROLIM, Nozângela Maria.
dc.contributor.advisor2ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo A inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual, enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano. Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e material; falta de recursos humanos e formação para os professores para acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência visual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The inclusion has often returned to his elementary school and middle school look. Gradually we see that this discussion is coming to higher education or universities. This fact happens because people with disabilities are managing to break some barriers to access in the first and second stage of schooling. However, the development of this work we observed that the entry and stay in higher education is still one of the more challenges to people with disabilities. Even having a law that encompasses all and ensure the right to education, the poor, specifically the visual faces attitudinal, architectural and communication barriers. From these questions, the present study aimed to develop a study with a visually impaired student at a university in order to verify as being the inclusion and the process of learning in higher education in high Paraiba backwoods. It used for both a semi-structured interview, containing questions about accessibility, material and human resources, among others. As the survey results, it was observed, among other things, lack of physical accessibility and materials; lack of human resources and training for teachers to accompany students on their specific needs arising from visual impairment. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549
dc.date.accessioned 2019-09-02T17:18:21Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T17:18:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Inclusion pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Visual impairment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Luiza Nayara Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion of the visually impaired in higher education: a still dark path. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta