dc.creator.ID |
SOUSA, L. N. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9208532385167137 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
ROLIM, Nozângela Maria. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.description.resumo |
A inclusão tem, muitas vezes, o seu olhar voltado para a escola de ensino
fundamental e médio. Aos poucos observamos que essa discussão está chegando
ao ensino superior ou às universidades. Esse fato acontece porque às pessoas com
deficiência estão conseguindo romper algumas barreiras de acesso na primeira e
segunda etapa de escolarização. No entanto, no desenvolvimento desse trabalho
observamos que à entrada e permanência no ensino superior ainda é mais um dos
desafios impostos à pessoa com deficiência. Mesmo tendo toda uma legislação que
ampare e garanta o direito à educação, o deficiente, mais especificamente o visual,
enfrenta as barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. Partindo dessas
questões, o presente trabalho buscou desenvolver um estudo com um deficiente
visual, estudante de uma universidade, a fim de verificar como está sendo a inclusão
e o seu processo de aprendizagem no ensino superior no alto sertão paraibano.
Usou-se para tanto uma entrevista semiestruturada, contendo questões sobre
acessibilidade, recursos materiais e humanos, entre outros. Como resultados da
pesquisa, observou-se, entre outras coisas, a falta de acessibilidade física e
material; falta de recursos humanos e formação para os professores para
acompanhar o aluno em suas necessidades específicas decorrentes da deficiência
visual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um caminho ainda escuro. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The inclusion has often returned to his elementary school and middle school look.
Gradually we see that this discussion is coming to higher education or universities.
This fact happens because people with disabilities are managing to break some
barriers to access in the first and second stage of schooling. However, the
development of this work we observed that the entry and stay in higher education is
still one of the more challenges to people with disabilities. Even having a law that
encompasses all and ensure the right to education, the poor, specifically the visual
faces attitudinal, architectural and communication barriers. From these questions, the
present study aimed to develop a study with a visually impaired student at a
university in order to verify as being the inclusion and the process of learning in
higher education in high Paraiba backwoods. It used for both a semi-structured
interview, containing questions about accessibility, material and human resources,
among others. As the survey results, it was observed, among other things, lack of
physical accessibility and materials; lack of human resources and training for
teachers to accompany students on their specific needs arising from visual
impairment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6549 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T17:18:21Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T17:18:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência visual |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Higher education |
pt_BR |
dc.subject |
Visual impairment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Luiza Nayara Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusion of the visually impaired in higher education: a still dark path. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Luzia Nayara Pereira de. Inclusão de deficientes visuais no ensino superior: um
caminho ainda escuro. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |