dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as
dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do
ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa
bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de
dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública
municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como
algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por
conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O
estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos
que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas
dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao
final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que
são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que
os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições
favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da
escrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This monograph work aimed to analyze the difficulties of learning in the process
reading and writing in the early years of elementary school. For this study we used a
literature search and a field survey, and was used as an instrument of date collection
an interview with three teachers and six students of a municipal school of the City of
São José de Piranhas / PB. In order to understand the considerable number of
children who fail to learn to read and write in the early years of elementary school.
This problem will be extended to later years because of the continued progression
model adopted by most schools. The study allows to reach the following conclusion:
that there are numerous that reasons cause learning difficulties and thus to solve
these problems will require a joint effort of the entire school staff, so that at the end of
each year the student acquired the minimum and necessary skills that require for
entry into subsequent years. During this work it is concluded that teacher need to
systematize their work trying to create multiple and exercising offerings, providing an
immersion the world of reading and writing. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T17:21:17Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T17:21:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Anos iniciais – ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Learning disability |
pt_BR |
dc.subject |
Early Years - Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Franciene da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning disabilities in the process of reading and writing in early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos
anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |