DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico teve como principal objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a realização deste estudo utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, e foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista com três professoras e seis alunos de uma Escola pública municipal da Cidade de São José de Piranhas/ PB. A fim de entender como algumas crianças não conseguem aprender a ler e á escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esses problemas vão se estendendo aos anos posteriores por conta do modelo de progressão continuada adotada pela maioria das escolas. O estudo realizado permite chegar a seguinte conclusão: que são inúmeros motivos que causam as dificuldades de aprendizagem e, portanto, para solucionar essas dificuldades, é necessário um esforço conjunto de toda equipe escolar, para que ao final de cada ano o aluno tenha adquirido as habilidades mínimas e necessárias que são exigidas para o ingresso no ano posterior. Durante esse trabalho conclui-se que os professores precisam sistematizar seu trabalho procurando criar condições favoráveis e estimulantes, proporcionando, uma imersão no mundo da leitura e da escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This monograph work aimed to analyze the difficulties of learning in the process reading and writing in the early years of elementary school. For this study we used a literature search and a field survey, and was used as an instrument of date collection an interview with three teachers and six students of a municipal school of the City of São José de Piranhas / PB. In order to understand the considerable number of children who fail to learn to read and write in the early years of elementary school. This problem will be extended to later years because of the continued progression model adopted by most schools. The study allows to reach the following conclusion: that there are numerous that reasons cause learning difficulties and thus to solve these problems will require a joint effort of the entire school staff, so that at the end of each year the student acquired the minimum and necessary skills that require for entry into subsequent years. During this work it is concluded that teacher need to systematize their work trying to create multiple and exercising offerings, providing an immersion the world of reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6550
dc.date.accessioned 2019-09-02T17:21:17Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T17:21:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Anos iniciais – ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Learning disability pt_BR
dc.subject Early Years - Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Franciene da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning disabilities in the process of reading and writing in early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Franciene da. Dificuldades de aprendizagem no processo da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta