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Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores.

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dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo Esta monografia de conclusão de curso tem por finalidade discutir o tema “Indisciplina na Educação Infantil na perspectiva de professoras” a partir da seguinte questão problematizadora: Como é realizado o trabalho com alunos da Educação Infantil em sala de aula, com comportamentos inadequados, que têm o acompanhamento dos pais, daqueles que não tem acompanhamento. Para responder elaboramos os objetivos: Analisar a percepção de professores com relação ao comportamento inadequado de alunos em sala de aula; diferenciar o comportamento escolar de alunos que tem o acompanhamento da família, daqueles que não têm; discutir os diferentes tipos de comportamento familiares relacionados ao processo de ensino e aprendizagem escolar. Durante o texto apresentamos estudos acerca da temática, enfatizando a visão de autores, como também relatos de três professoras da Educação Infantil atuantes em instituições privadas, da cidade de Cajazeiras/PB. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização da entrevista semiestruturada, contendo seis questões, havendo uma diálogo maior entre o pesquisador e o entrevistado. Através da entrevista foi constado que é relevante a presença da família na educação dos filhos, a tão discutida parceria família e escola, e como é notória a diferenciação, tanto no comportamento das crianças, quando no seu desenvolvimento cognitivo. Durante a pesquisa, percebemos que, ainda, existem professores preocupados em realizar um trabalho diferenciado com crianças, consideradas, indisciplinadas em sala de aula, a partir do diálogo, da utilização de atividades lúdicas, mesmo percebendo a omissão na participação escolar de algumas famílias e da própria escola, em algumas situações, mas se percebem enquanto bons profissionais da educação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-05
dc.description.abstract This paper is intended to discuss the topic "indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers" according to this problematical question: How is it work with students in early childhood education with inappropriate behavior and parental guidance and without parental guidance? To answer this question, this study aims to analyze the perception of teachers about inappropriate behavior of students in the classroom; to distinguish the school behavior of students who have their family guidance and those who do not have; and, to discuss the different types of family behavior related to school teaching-learning process. The study on the subject emphasizes the point of view of authors, as well as reports of three teachers from Early Childhood Education in private institutions in the city of Cajazeiras, Paraíba, Brazil. The methodology consisted of a qualitative study using semi-structured interviews with six questions and a dialogue between the researcher and the respondent. Through interviews it was noted that family presence is relevant in the education of children, the so-called family and school partnership, and a notorious differentiation in the behavior of the children and in their cognitive development. During the research, we realized that there are teachers concerned to do differentiated work with undisciplined children in the classroom, using the dialogue, using recreational activities, even noticing the omission in the school participation of some families and the school itself in some situations, and they perceive themselves as good education professionals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6553
dc.date.accessioned 2019-09-02T17:34:32Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T17:34:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Crianças indisciplinadas pt_BR
dc.subject Comportamento escolar - crianças pt_BR
dc.subject Relação escola - família pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject School indiscipline pt_BR
dc.subject Undisciplined children pt_BR
dc.subject School Behavior - Children pt_BR
dc.subject School-family relationship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Rayanne de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Indiscipline in early childhood education from the perspective of teachers. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Rayanne de Sousa. Indisciplina na educação infantil na perspectiva de professores. 2016. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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