dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, José Amiraldo Alves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.description.resumo |
O estudo aborda as dificuldades dos alunos em conciliar trabalho e estudo no ensino
superior, levando em consideração a necessidade de compreender esses alunos e
suas vivências. Neste sentido, surgiram como objetivos investigar como os alunos
do curso de Pedagogia conciliam o trabalho com a vida estudantil; mapear o acesso
e permanência dos estudantes nos espaços universitários; averiguar o nível de
rendimento desses alunos; verificar o nível de estresse apresentado por estes
educandos; e identificar os principais desafios enfrentados na conciliação entre
trabalho e estudo. O lócus escolhido para a investigação foi o campus da
Universidade Federal de Campina Grande em Cajazeiras-PB com alunos do curso
de Pedagogia, do turno noturno, com diferentes ocupações trabalhistas. A pesquisa
se desenvolveu por meio de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática a partir da
leitura de livros e artigos, complementada por uma pesquisa de campo do tipo
descritiva numa abordagem qualitativa, para desta forma buscar responder os
objetivos propostos neste trabalho. O instrumento utilizado para a coleta de dados
foi a entrevista semiestruturada aplicada como com cinco estudantes, selecionados
de períodos diversificados, que permitiu uma transcrição integral e variada das falas
dos entrevistados para o processo de analises de dados. Os resultados revelaram
que mesmo diante de tantas dificuldades, o aluno trabalhador busca ao máximo
superar as adversidades, abdicando um pouco de sua vida social, visando garantir o
acesso a uma sólida formação e ascensão profissional. Para isso, faz-se necessário
refletir sobre o processo de ingresso, permanência e acolhimento desses estudantes
trabalhadores nas Universidades, buscando uma renovação dos métodos, práticas e
leis que incluam e deem suporte a esses estudantes na vida acadêmica. Portanto, o
estudo dessa temática visa contribuir com a reflexão sobre a inserção desses
estudantes trabalhadores nas Universidades, no sentido de compreender suas
vivências estudantis, refletindo sobre o cotidiano no campo do estudo, trabalho,
lazer, família e saúde desses alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre como conciliar trabalho e estudo no ensino superior. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-09-28 |
|
dc.description.abstract |
The study adresses the difficulties of the students in reconciling work and study in
higher education, leading in consideration need to understand these students and
their experiences. In this sense, emerged as goals investigate how students from the
Pedagogy conciliate work with the life student; map the access and permanence os
students we spaces university; ascertain the level yield these students; check the
level of stress presented for these learners; and identify the key challenges faced in
reconciling work and study. The chosen locus for the research was the campus of
University Federal in Campina Grande in Cajazeiras-PB with Pedagogy course
studentes, night shift, with different labor occupations. The reseach was developed
through a literature review on the subject from the literature of books and articles,
complemented by a field research of a descriptive qualitative approach, thereby to
seek to answer the objectives proposed in this work. The instrument used for data
collection was a half structured interview applied as with five students, selected
periods of diversified, allowing a full and varied transcript of the respondentes to the
process of data analysis. The results revealed that even in the face of so many
difficulties, the worker student seeks the maximum overcome adversity, abdicating
some of your social life, to ensure access to a solid education and career
advancement. For this, it is necessary to reflect on the admission process,
permanence and host oh these working studentes in universities, seeking a renewal
of the methods, practices and laws that include and give support to this these
students in academic life. Therefore, the study of this theme is to contribute to the
discussion about the integration of these working students in universities, in order to
understand their students experiences, reflecting on daily life in the field of study,
work, leisure, family and health of these students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6559 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T19:14:53Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T19:14:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho e aprendizagem - educação |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes - dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes que trabalham |
pt_BR |
dc.subject |
Vida acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Work and learning - education |
pt_BR |
dc.subject |
Students - difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Working students |
pt_BR |
dc.subject |
Academic life |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SIMÃO, Tatiana Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflections on how to reconcile work and study in higher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SIMÃO, Tatiana Oliveira. Reflexões sobre como conciliar trabalho e estudo no ensino superior. 2016. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |