DSpace/Manakin Repository

Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, I. N. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Marielza Barbosa
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9911148381017689 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Hildegardes Santos De
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, H. S. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 pt_BR
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Elmano Pontes
dc.contributor.referee2ID CAVALCANTI, E. P. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/3217476088555920 pt_BR
dc.description.resumo Em um ambiente cada vez mais competitivo, complexo e sujeito a inúmeras mudanças, as organizações estão incorporando o modelo de Gestão por Competência para adquirir um diferencial estratégico perante o mercado. Nesse contexto, a procura por profissionais competentes, que atendam as necessidades das empresas tem sido cada vez mais difícil. Tal dificuldade se reflete também nas instituições de ensino superior que têm o dever de propiciar aos seus alunos a formação e desenvolvimento de competências adequadas para o ambiente de trabalho. A presente pesquisa busca realizar um comparativo da percepção dos alunos concluintes e pré-concluintes nos cursos de Administração de instituições públicas de Campina Grande sobre a formação das competências. A pesquisa tem natureza quantitativa e descritiva. Para obtenção dos dados foram enviados questionários para alunos concluintes, no qual, deveriam opinar em relação à satisfação ou não quanto à formação dessas competências exigidas. Para a análise dos dados, os grupos foram divididos e comparados para observar possíveis disparidades entre as percepções dos alunos da UFCG e os da UEPB. Os resultados evidenciaram que os alunos concluintes das duas instituições estão satisfeitos com o curso no geral. Também foi constatado que as competências investigadas têm de fato sido valorizadas pelas instituições, embora algumas destas competências tenham se revelado menos trabalhadas: habilidade e conhecimento para analisar o processo produtivo; habilidade em comunicar-se; habilidade em desenvolver raciocínio lógico matemático; habilidade e conhecimento para realizar consultoria. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2014-04
dc.description.abstract In an increasingly competitive ambience, complex and subject to numerous changes, organizations are incorporating the model of Competency Management to obtain a strategic differential in face of the market. Consequently, the demand for competent professionals who serve the needs of companies has been increasingly difficult. Such difficulty is also reflected in higher education institutions that have the duty of provide for the students the formation and development of appropriate competency for the workplace. The present research aims, through of the students, to check the contribution of the course of Administration from UFCG and UEPB in developing the competencies and skills required for vocational training by Resolution No. 4 of July 13, 2005. The research has quantitative and descriptive nature. To obtain data questionnaires were sent to graduating students, in which they had to give their opinion in respect to satisfaction or not regarding the formation of these required competencies. For data analysis, groups were divided and compared to observe if there was a disparity between the students groups from UFCG and UEPB. It was noted in the questionnaire that the graduating students of the two institutions are satisfied with the course in general. Preliminary results indicate that the investigated competencies have indeed been valued by the institution, although some have proved less worked: skill and knowledge to analyze the production process; skill to communicate; skill to develop mathematical logical reasoning; skill and knowledge to doing consultancy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562
dc.date.accessioned 2019-09-02T19:39:58Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T19:39:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Competências pt_BR
dc.subject Habilidades pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Competencies pt_BR
dc.subject Skills pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e Silva
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Training of managerial competences: a comparison of the perception of students of public institutions of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Isabelle Nóbrega Costa e. Formação das competências do administrador: um comparativo da percepção dos alunos das instituições públicas de Campina Grande. 2014. 72 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6562 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta