DSpace/Manakin Repository

A música como ferramenta pedagógica na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6351455569432213 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo A realização desta monografia tem como enfoque um estudo sobre a música como ferramenta pedagógica capaz de subsidiar o (a) professor (a) no processo de ensino aprendizagem das crianças em sala de aula. Assim, a problemática deste estudo é entender; como a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na pré-escola de uma escola municipal de Cajazeiras PB? Para tanto, objetivo geral desta pesquisa foi analisar em que a utilização da música contribui para o desenvolvimento integral das crianças na Pré-escola de uma escola municipal da referida cidade. Buscaremos ainda, a partir de literaturas disponíveis de outros autores na área educacional, discutir as contribuições que a música representa para o ensino aprendizagem da criança contemplando de forma lúdica. Com relação à metodologia, o estudo foi realizado através da pesquisa bibliográfica, e pesquisa de campo, sendo a observação e uma entrevista semiestruturada, possuindo caráter qualitativo. Os resultados nos mostram que a aplicabilidade da música é restrita na Educação das crianças, pois evidenciamos a falta de recursos financeiros para a escola afetando diretamente no planejamento das aulas dos (as) professores (as) dificultando o exercício de sua prática em todo o processo de ensino aprendizagem. Porém, percebe-se um esforço que os (as) professores (as) têm em introduzir a música em sua metodologia contemplando um ensino com ludicidade em seu desenvolvimento integral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-17
dc.description.abstract This monograph focuses on a study about music as a pedagogical tool capable of subsidizing teachers in the children's process of teaching and learning in the classroom. Thus, the problem of this study is to investigate what contributions the use of music provides to children integral development in the pre-school phase of a municipal school of Cajazeiras, state of Paraíba. The general objective of this research was to analyze the contributions the use of music brings to children integral development in the Pre-school phase of a municipal school of the mentioned city. We will also, from the available literature of other authors in the educational area, discuss the contributions that music propitiates for the teaching-learning process of the child contemplating in a playful way. Regarding the methodology, this study was carried out through a bibliographical and field research, observation and semi-structured interview, having a qualitative character. The results show that the applicability of music is restricted in the education of children since we evidenced the school lack of financial resources, which affects directly the planning of the teachers' classes, making their work more difficult throughout the teaching and learning process. However, it is noticeable that there is an effort the teachers show in introducing music in its methodology contemplating a teaching with playfulness in its integral development. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6568
dc.date.accessioned 2019-09-02T20:11:15Z
dc.date.available 2019-09-02
dc.date.available 2019-09-02T20:11:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Music pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Teaching-Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gilvan dos Santos da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a pedagogical tool in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilvan dos Santos da. A música como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2018. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta