dc.creator.ID |
MARQUES, P. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz Vieira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, M. F. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELCHER, Elmar Uwe Kurt. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Alexandre Cunha. |
|
dc.contributor.referee3 |
FARIAS, José Ewerton Pombo de. |
|
dc.description.resumo |
O estudo e desenvolvimento de projetos didáticos implementados com FPGAs tornaram-se uma prática muito comum em cursos como Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, além dos cursos Técnicos e Tecnólogos. O problema é a falta de uma metodologia que contemple tecnologias de integração associado a um suporte
didático-pedagógico. O trabalho objetiva aplicar conceitos oriundos da área de educação ao ensino de tecnologia. A Metodologia aqui proposta para integração de projetos baseia-se em atividades colaborativas fundamentadas na abordagem de ensino sócio-interacionista. O desafio consiste em viabilizar a realização de trabalhos em equipe que permitam a construção do conhecimento de forma socializada, respeitando as restrições de prazo impostas às disciplinas nos ambientes de ensino. A metodologia proposta aborda quatro etapas: (1) preparação didático-pedagógica dos módulos propostos; (2) organização do ambiente de trabalho; (3) desenvolvimento dos módulos e (4) integração dos módulos em um Projeto Global Integrado. Neste trabalho foram utilizados a placa DE2 e o software de desenvolvimento Quartus II v. 8.1, ambos da Altera. A linguagem de descrição de hardware adotada foi Verilog. A validação da metodologia consistiu em aplicá-la no processo de integração de dois módulos construídos em uma situação real de ensino da disciplina Arquitetura de sistemas digitais ministrada no DEE da UFCG. Como resultado preliminar concluiu-se que as etapas e artefatos propostos para a
metodologia de integração foram adequados e suficientes para promover as
atividades colaborativas, com enfoque sócio-interacionista, entre os participantes do
experimento. Para apoiar a aplicação da metodologia propõe-se a construção de uma
ferramenta cuja especificação faz parte deste texto de dissertação. Com este trabalho espera-se contribuir para dinâmica e a eficácia do processo de ensino aprendizagem
de projetos didáticos com FPGA. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Tecnologia Educacional |
|
dc.title |
Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011-06-30 |
|
dc.description.abstract |
Developing educational projects implemented with FPGAs has become a common
practice in courses such as Electrical Engineering, and Computer Science, besides
Technical degrees. Nonetheless, a problem still remains regarding the lack of a
methodology to address the integration of modular projects from the didactical and
pedagogical points of view. This dissertation aims to apply concepts from the area of
education to technology education. The methodology proposed here focus on the
integration of project modules based on collaborative activities such as those
proposed by social interaction teaching. The challenge is to make possible the
teamwork that allows knowledge building in a socialized environment, respecting the
time constraints imposed at the classroom. The proposed methodology addresses
four steps: (1) didactic-pedagogical preparation of the project modules, (2)
organization of the work environment, (3) project modules development and (4) the
integration of the modules in Global Project. During this work it was used the DE2
board and development software Quartus II v. 8.1, both supplied by the company
Altera. The hardware description language adopted was Verilog. The validation of the
methodology consisted in applying it in the integration process of two project
modules that had been previously built during the teaching of the discipline “digital
systems architecture” at the Electrical Engineering Department at UFCG. From this
preliminary validation exercise it was concluded that the integration methodology
was adequate to promote collaborative activities, such as the social interaction
among the participants during the experiment. This text also presents the
specification of a supporting tool to simplify the methodology application. This work
is expected to contribute to dynamic and effective teaching-learning instructional
designs with FPGA. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6572 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T20:55:23Z |
|
dc.date.available |
2019-08-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T20:55:23Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação Metodológica |
|
dc.subject |
Ensino de HDL/FPGAs |
|
dc.subject |
Sócio Interacionismo |
|
dc.subject |
Módulos de Projetos Didáticos |
|
dc.subject |
Metodologia de Integração |
|
dc.subject |
Ensino-aprendizagem |
|
dc.subject |
Methodological Experimentation |
|
dc.subject |
Teaching HDL / FPGAs |
|
dc.subject |
Interactionism Partner |
|
dc.subject |
Didactic Project Modules |
|
dc.subject |
Integration Methodology |
|
dc.subject |
Teaching-learning |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Pedro Paulo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Methodology for integration of didactic projects implemented in FPGAs. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Pedro Paulo. Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011. |
pt_BR |