DSpace/Manakin Repository

Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARQUES, P. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1 VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.advisor1ID VIEIRA, M. F. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELCHER, Elmar Uwe Kurt.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
dc.contributor.referee3 FARIAS, José Ewerton Pombo de.
dc.description.resumo O estudo e desenvolvimento de projetos didáticos implementados com FPGAs tornaram-se uma prática muito comum em cursos como Engenharia Elétrica, Ciência da Computação, além dos cursos Técnicos e Tecnólogos. O problema é a falta de uma metodologia que contemple tecnologias de integração associado a um suporte didático-pedagógico. O trabalho objetiva aplicar conceitos oriundos da área de educação ao ensino de tecnologia. A Metodologia aqui proposta para integração de projetos baseia-se em atividades colaborativas fundamentadas na abordagem de ensino sócio-interacionista. O desafio consiste em viabilizar a realização de trabalhos em equipe que permitam a construção do conhecimento de forma socializada, respeitando as restrições de prazo impostas às disciplinas nos ambientes de ensino. A metodologia proposta aborda quatro etapas: (1) preparação didático-pedagógica dos módulos propostos; (2) organização do ambiente de trabalho; (3) desenvolvimento dos módulos e (4) integração dos módulos em um Projeto Global Integrado. Neste trabalho foram utilizados a placa DE2 e o software de desenvolvimento Quartus II v. 8.1, ambos da Altera. A linguagem de descrição de hardware adotada foi Verilog. A validação da metodologia consistiu em aplicá-la no processo de integração de dois módulos construídos em uma situação real de ensino da disciplina Arquitetura de sistemas digitais ministrada no DEE da UFCG. Como resultado preliminar concluiu-se que as etapas e artefatos propostos para a metodologia de integração foram adequados e suficientes para promover as atividades colaborativas, com enfoque sócio-interacionista, entre os participantes do experimento. Para apoiar a aplicação da metodologia propõe-se a construção de uma ferramenta cuja especificação faz parte deste texto de dissertação. Com este trabalho espera-se contribuir para dinâmica e a eficácia do processo de ensino aprendizagem de projetos didáticos com FPGA. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Tecnologia Educacional
dc.title Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs. pt_BR
dc.date.issued 2011-06-30
dc.description.abstract Developing educational projects implemented with FPGAs has become a common practice in courses such as Electrical Engineering, and Computer Science, besides Technical degrees. Nonetheless, a problem still remains regarding the lack of a methodology to address the integration of modular projects from the didactical and pedagogical points of view. This dissertation aims to apply concepts from the area of education to technology education. The methodology proposed here focus on the integration of project modules based on collaborative activities such as those proposed by social interaction teaching. The challenge is to make possible the teamwork that allows knowledge building in a socialized environment, respecting the time constraints imposed at the classroom. The proposed methodology addresses four steps: (1) didactic-pedagogical preparation of the project modules, (2) organization of the work environment, (3) project modules development and (4) the integration of the modules in Global Project. During this work it was used the DE2 board and development software Quartus II v. 8.1, both supplied by the company Altera. The hardware description language adopted was Verilog. The validation of the methodology consisted in applying it in the integration process of two project modules that had been previously built during the teaching of the discipline “digital systems architecture” at the Electrical Engineering Department at UFCG. From this preliminary validation exercise it was concluded that the integration methodology was adequate to promote collaborative activities, such as the social interaction among the participants during the experiment. This text also presents the specification of a supporting tool to simplify the methodology application. This work is expected to contribute to dynamic and effective teaching-learning instructional designs with FPGA. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6572
dc.date.accessioned 2019-09-02T20:55:23Z
dc.date.available 2019-08-02
dc.date.available 2019-09-02T20:55:23Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Experimentação Metodológica
dc.subject Ensino de HDL/FPGAs
dc.subject Sócio Interacionismo
dc.subject Módulos de Projetos Didáticos
dc.subject Metodologia de Integração
dc.subject Ensino-aprendizagem
dc.subject Methodological Experimentation
dc.subject Teaching HDL / FPGAs
dc.subject Interactionism Partner
dc.subject Didactic Project Modules
dc.subject Integration Methodology
dc.subject Teaching-learning
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Pedro Paulo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Methodology for integration of didactic projects implemented in FPGAs. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Pedro Paulo. Metodologia para integração de projetos didáticos implementados em FPGAs. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2011. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta