dc.creator.ID |
GUEDES, G.H.F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELO, Joao Baptista da Costa Agra de |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MELO, J.B.C.A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7962147028271194 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FRANÇA, Maria Aldano de. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
FRANÇA, M.A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5972425946014394 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Alcione Lino de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ARAUJO, A.L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0625272248855862 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos funcionários de uma das agências da
Caixa Econômica Federal em relação à gestão de responsabilidade social empreendida pela
empresa. O presente trabalho traz a tona o exercício da responsabilidade social empresarial,
revelando sua importância no mundo contemporâneo, seus benefícios e vantagens.
Inicialmente foi pesquisada sua íntima relação com a ética, perpassando pelos aspectos
conceituais e evolutivos da temática. Analisou-se também, como este modelo de gestão está
intrínseco na filosofia da empresa e se o mesmo tem proporcionado vantagem competitiva. A
Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina. A instituição tem
obtido destaque na implantação de projetos ambientais, sociais, de incentivo ao esporte e a
cultura, fato que motivou ainda mais o interesse de estudo na organização. O procedimento
técnico da pesquisa é classificado como estudo de caso, dentro de uma abordagem qualitativa,
além disso, foi efetuada uma revisão bibliográfica do tema. O instrumento de coleta de dados
foi a aplicação de um questionário entre todos os funcionários de uma das agências da
empresa. Os resultados analisados foram confrontados com o levantamento teórico da
pesquisa, desta forma foi possível compreender a ótica dos seus colaboradores internos a
respeito do assunto estudado, e concluir que a organização investigada é comprometida de
forma efetiva na promoção do desenvolvimento sustentável, buscando compatibilizar o bom
desempenho econômico às causas sociais e ambientais. Trata-se de um novo caminho para as
organizações, onde ainda há muito a ser percorrido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Responsabilidade social: um estudo de caso na Caixa Econômica Federal – Agência FIEP/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.description.abstract |
This work aims at analyzing the perception of the workers of one of Caixa Econômica Federal
agencies in relation to the social responsibility management conducted by the enterprise. The
present work brings up the exercise of entrepreneur social responsibility, revealing its
importance in the contemporary world, its benefits and advantages. Initially, it has been
researched its close relation with ethics, per passing over the concept and evolution aspects of
the theme. It has also been analyzed how this management model is intrinsic in the
enterprise’s philosophy and if it has been providing competitive advantage. Caixa Econômica
Federal is the biggest public bank in Latin America. The institution has been obtaining
position in relation to environmental and social projects implantation, sports and culture – a
fact that motivated even more the interest of study this organization. The technical procedure
of the research is classified as a case study, under a qualitative approach; besides, it has been
made a bibliographic review of the theme. As an instrument for data collecting it has been
used the application of a questionnaire among the staff from one of the enterprise’s agency.
The analyzed results have been confronted with the theoretical research, making it possible to
understand its staff point of view in relation to the topic of the study, and to conclude that the
investigated organization is committed in a effective way with the promotion of sustainable
development, always looking for making compatible the good economical performance with
social and environmental causes. It is a new way for the organizations, where there is still a
long way to go. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6575 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-02T23:01:33Z |
|
dc.date.available |
2019-09-02 |
|
dc.date.available |
2019-09-02T23:01:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Responsabilidade social |
pt_BR |
dc.subject |
Ética |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Social responsibility |
pt_BR |
dc.subject |
Ethics |
pt_BR |
dc.subject |
Sustainable development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUEDES, Gustavo Henrique de Farias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social responsibility: a case study at Caixa Econômica Federal - Agência FIEP / PB. |
|
dc.identifier.citation |
GUEDES, Gustavo Henrique de Farias. Responsabilidade Social: um estudo de caso na Caixa Econômica Federal – Agência FIEP/PB. 2007. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6575 |
pt_BR |