dc.creator.ID |
SALUSTINO, J. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8494210733930791 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Marcus J.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Izayana Pereira. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Carlos Alberto Garcia. |
|
dc.description.resumo |
A paleontologia é a ciência que procura interpretar as evidências fósseis para propor
como se deu o desenvolvimento da vida na Terra. Conhecer o Cretáceo e seu
paleoambiente nos possibilita compreender melhor o mundo atual. Tendo em vista
esta importância, a presente pesquisa qualiquantitativa com características
experimental, realizada na Escola Municipal Ana Clementina da Conceição, na cidade
de Jaçanã/RN, objetivou promover o estudo de paleoambientes associados ao ensino
da Paleontologia, divulgando os acontecimentos mais expressivos do cretáceo por
meio de atividades pedagógicas que viabilizem a compreensão e apreensão do tema
abordado em sala, busca ainda avaliar a receptividade destas práticas pelos alunos.
Estas atividades se deram com o sétimo ano e desenvolveu-se em cinco etapas: (1)
Aplicação de questionário pré-teste para avaliar conhecimentos prévios dos alunos;
(2) Aula teórica; (3) seguida de exposição de fósseis; (4) análise de artigo acadêmico,
e, (5) Reconstrução paleoambiental de seres existentes do Cretáceo em maquetes.
Para coleta de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados contendo
quatro questões, respectivamente, aplicados antes e depois das atividades
desenvolvidas. Os resultados demonstram que assuntos ligados a Paleontologia são
bem aceitos pelos alunos e que das estratégias metodológicas usadas para
divulgação desta ciência a produção de maquetes teve grande aceitação e foi relatada
como meio mais eficaz para compreensão do tema abordado pela pesquisa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Reconstrução paleoambiental do cretáceo por meio da construção de maquetes, no ensino fundamental, em Jacanã, RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Paleontology is the science that seeks to interpret the fossil evidence to propose how
the development of life on Earth occurred. Knowing the Cretaceous and its
paleoenvironment allows us to better understand the world today. Considering this
importance, the present qualitative research with experimental characteristics, carried
out at the Municipal School Ana Clementina da Conceição, in the city of Jaçanã / RN,
aimed to promote the study of paleoenvironments associated to the teaching of
Paleontology, divulging the most expressive events of the Cretaceous by through
pedagogical activities that make possible the understanding and apprehension of the
theme addressed in the classroom, also seeks to evaluate the receptivity of these
practices by the students. These activities occurred in the seventh year and were
developed in five stages: (1) Application of a pre-test questionnaire to evaluate
students' previous knowledge; (2) Theoretical class; (3) followed by fossil exposure;
(4) academic article analysis, and, (5) Paleoenvironmental reconstruction of existing
cretaceous beings in mock-ups. For data collection, two semi-structured
questionnaires containing four questions were used, respectively, applied before and
after the activities. The results demonstrate that subjects related to Paleontology are
well accepted by the students and that the methodological strategies used to
disseminate this science to the production of models was widely accepted and was
reported as a more effective means to understand the theme addressed by the
research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6578 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T09:09:15Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T09:09:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontologia |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Confecção de maquetes |
pt_BR |
dc.subject |
Período cretáceo |
pt_BR |
dc.subject |
Paleontology |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical activities |
pt_BR |
dc.subject |
Mock-up |
pt_BR |
dc.subject |
Cretaceous period |
pt_BR |
dc.subject |
Actividades pedagógicas |
|
dc.subject |
Elaboración de maquetas |
|
dc.subject |
Período cretácico |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SALUSTINO, Janicleide Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Paleoenvironmental reconstruction of the cretaceous by model building, in elementary school, in Jacana, RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reconstrucción paleoambiental del Cretácico a través de la construcción de modelos, en la escuela primaria, en Jacanã, RN. |
|
dc.identifier.citation |
SALUSTINO, Janicleide Lima. Reconstrução paleoambiental do cretáceo por meio da construção de maquetes, no ensino fundamental, em Jacanã, RN. 2018. 79 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La paleontología es la ciencia que busca interpretar la evidencia fósil para proponer cómo se desarrolló la vida en la Tierra. Conocer el Cretácico y su paleoambiente nos permite comprender mejor el mundo actual. En vista de esa importancia, la presente investigación cualitativa y cuantitativa con características experimentales, realizada en la Escola Municipal Ana Clementina da Conceição, en la ciudad de Jaçanã/RN, tuvo como objetivo promover el estudio de los paleoambientes asociados a la enseñanza de la Paleontología, revelando los acontecimientos más expresivos del Cretácico a través de actividades pedagógicas que faciliten la comprensión y aprehensión del tema abordado en el aula, además se busca evaluar la receptividad de estas prácticas por parte de los estudiantes. Estas actividades se llevaron a cabo en el séptimo grado y se desarrollaron en cinco etapas: (1) aplicación de un cuestionario de prueba previa para evaluar los conocimientos previos de los estudiantes; (2) Clase teórica; (3) seguido de exposición a fósiles; (4) análisis de un artículo académico, y (5) reconstrucción paleoambiental de seres existentes del Cretácico en modelos. Para la recolección de datos, se utilizaron dos cuestionarios semiestructurados, que contenían cuatro preguntas, respectivamente, aplicadas antes y después de las actividades desarrolladas. Los resultados demuestran que los temas relacionados con la Paleontología son bien aceptados por los estudiantes y que de las estrategias metodológicas utilizadas para divulgar esta ciencia, la producción de modelos tuvo gran aceptación y fue reportada como la forma más eficaz para comprender el tema abordado por la investigación. |
|