DSpace/Manakin Repository

Reconstrução paleoambiental do cretáceo por meio da construção de maquetes, no ensino fundamental, em Jacanã, RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SALUSTINO, J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8494210733930791 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.description.resumo A paleontologia é a ciência que procura interpretar as evidências fósseis para propor como se deu o desenvolvimento da vida na Terra. Conhecer o Cretáceo e seu paleoambiente nos possibilita compreender melhor o mundo atual. Tendo em vista esta importância, a presente pesquisa qualiquantitativa com características experimental, realizada na Escola Municipal Ana Clementina da Conceição, na cidade de Jaçanã/RN, objetivou promover o estudo de paleoambientes associados ao ensino da Paleontologia, divulgando os acontecimentos mais expressivos do cretáceo por meio de atividades pedagógicas que viabilizem a compreensão e apreensão do tema abordado em sala, busca ainda avaliar a receptividade destas práticas pelos alunos. Estas atividades se deram com o sétimo ano e desenvolveu-se em cinco etapas: (1) Aplicação de questionário pré-teste para avaliar conhecimentos prévios dos alunos; (2) Aula teórica; (3) seguida de exposição de fósseis; (4) análise de artigo acadêmico, e, (5) Reconstrução paleoambiental de seres existentes do Cretáceo em maquetes. Para coleta de dados foram utilizados dois questionários semiestruturados contendo quatro questões, respectivamente, aplicados antes e depois das atividades desenvolvidas. Os resultados demonstram que assuntos ligados a Paleontologia são bem aceitos pelos alunos e que das estratégias metodológicas usadas para divulgação desta ciência a produção de maquetes teve grande aceitação e foi relatada como meio mais eficaz para compreensão do tema abordado pela pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Reconstrução paleoambiental do cretáceo por meio da construção de maquetes, no ensino fundamental, em Jacanã, RN. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Paleontology is the science that seeks to interpret the fossil evidence to propose how the development of life on Earth occurred. Knowing the Cretaceous and its paleoenvironment allows us to better understand the world today. Considering this importance, the present qualitative research with experimental characteristics, carried out at the Municipal School Ana Clementina da Conceição, in the city of Jaçanã / RN, aimed to promote the study of paleoenvironments associated to the teaching of Paleontology, divulging the most expressive events of the Cretaceous by through pedagogical activities that make possible the understanding and apprehension of the theme addressed in the classroom, also seeks to evaluate the receptivity of these practices by the students. These activities occurred in the seventh year and were developed in five stages: (1) Application of a pre-test questionnaire to evaluate students' previous knowledge; (2) Theoretical class; (3) followed by fossil exposure; (4) academic article analysis, and, (5) Paleoenvironmental reconstruction of existing cretaceous beings in mock-ups. For data collection, two semi-structured questionnaires containing four questions were used, respectively, applied before and after the activities. The results demonstrate that subjects related to Paleontology are well accepted by the students and that the methodological strategies used to disseminate this science to the production of models was widely accepted and was reported as a more effective means to understand the theme addressed by the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6578
dc.date.accessioned 2019-09-03T09:09:15Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T09:09:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paleontologia pt_BR
dc.subject Atividades pedagógicas pt_BR
dc.subject Confecção de maquetes pt_BR
dc.subject Período cretáceo pt_BR
dc.subject Paleontology pt_BR
dc.subject Pedagogical activities pt_BR
dc.subject Mock-up pt_BR
dc.subject Cretaceous period pt_BR
dc.subject Actividades pedagógicas
dc.subject Elaboración de maquetas
dc.subject Período cretácico
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SALUSTINO, Janicleide Lima.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Paleoenvironmental reconstruction of the cretaceous by model building, in elementary school, in Jacana, RN. pt_BR
dc.title.alternative Reconstrucción paleoambiental del Cretácico a través de la construcción de modelos, en la escuela primaria, en Jacanã, RN.
dc.identifier.citation SALUSTINO, Janicleide Lima. Reconstrução paleoambiental do cretáceo por meio da construção de maquetes, no ensino fundamental, em Jacanã, RN. 2018. 79 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología es la ciencia que busca interpretar la evidencia fósil para proponer cómo se desarrolló la vida en la Tierra. Conocer el Cretácico y su paleoambiente nos permite comprender mejor el mundo actual. En vista de esa importancia, la presente investigación cualitativa y cuantitativa con características experimentales, realizada en la Escola Municipal Ana Clementina da Conceição, en la ciudad de Jaçanã/RN, tuvo como objetivo promover el estudio de los paleoambientes asociados a la enseñanza de la Paleontología, revelando los acontecimientos más expresivos del Cretácico a través de actividades pedagógicas que faciliten la comprensión y aprehensión del tema abordado en el aula, además se busca evaluar la receptividad de estas prácticas por parte de los estudiantes. Estas actividades se llevaron a cabo en el séptimo grado y se desarrollaron en cinco etapas: (1) aplicación de un cuestionario de prueba previa para evaluar los conocimientos previos de los estudiantes; (2) Clase teórica; (3) seguido de exposición a fósiles; (4) análisis de un artículo académico, y (5) reconstrucción paleoambiental de seres existentes del Cretácico en modelos. Para la recolección de datos, se utilizaron dos cuestionarios semiestructurados, que contenían cuatro preguntas, respectivamente, aplicadas antes y después de las actividades desarrolladas. Los resultados demuestran que los temas relacionados con la Paleontología son bien aceptados por los estudiantes y que de las estrategias metodológicas utilizadas para divulgar esta ciencia, la producción de modelos tuvo gran aceptación y fue reportada como la forma más eficaz para comprender el tema abordado por la investigación.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta