dc.contributor.advisor1 |
GIESTA, Letícia Caporlíngua. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GIESTA, L. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6785460495790279 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria do Socorro Bezerra da. |
|
dc.description.resumo |
As inteligências são definidas como um conjunto de capacidades, talentos ou
habilidades voltadas para as resoluções de problemas, que sejam relacionadas
ao meio ou não. Esta definição deixa de lado os testes padronizados sobre
medidas de inteligências. Gardner considera esse meio como ultrapassado, e
questionando esta teoria que para ele prediz apenas o sucesso escolar, usa um
novo conceito que pluraliza a inteligência mostrando que todos os seres humanos
são inteligentes, mesmo não sendo um gênio em matemática ou português.
Mostra ainda que as inteligências podem ser únicas ou não, mesmo sendo
independentes uma depende da outra para se desenvolver. Pode-se afirmar que
ela é um fator biopsicológico e que chegam a ser desenvolvidas ou não através
de estímulos. Este trabalho retrata as inteligências múltiplas de Howard Gardner
comparando-as com resultados de questionários aplicados aos alunos do Ensino
Fundamental da escola EMACC no mês de abril de 2018, a fim de mostrar que,
todos nós seres humanos somos dotados de inteligência só que cada um com
suas habilidades. Nessa perspectiva busca-se identificar as percepções que
esses alunos têm sobre inteligências, assim como identificar se existe presente
nesses discentes conceitos sobre as inteligências citadas por Howard Gardner,
com a finalidade de tentar perceber se essas inteligências na prática estão sendo
desenvolvidas. Entre os materiais para desenvolvimento deste estudo foram
utilizadas experiências no Programa Mais Educação (PME), como também um
questionário contendo 10 perguntas, buscando identificar a percepções sobre
inteligências dos discentes. Entre os resultados identificaram-se alguns indícios
da teoria do autor, como também na prática deu para perceber que usando as
diferentes inteligências os alunos terão uma aprendizagem mais desenvolvida,
com isso dar para verificar as habilidades diversificadas de cada indivíduo, afim
de que esses discentes cheguem a traçar um futuro mais promissor no meio
profissional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Inteligências múltiplas: estudo das percepções sobre inteligência com alunos na escola municipal Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The intelligences are defined as a set of abilities, talents or abilities oriented to the
resolutions of problems, that are related to the means or not. This concept leaves out
the standardized tests on intelligence measures. Gardner regards this medium as out
of date, and questioning this theory which for him predicts only school success, uses
a new concept that pluralizes intelligence by showing that all human beings are
intelligent even though they are not a genius in mathematics or Portuguese. It shows
that the intelligences can be unique or not, that can, even being independent, depend
on the other to develop. It can be affirmed that it is a biopsicological factor and that
they come to be developed or not through stimuli. This paper portrays Howard
Gardner's Multiple Intelligences comparing them with questionnaire results applied to
EMACC elementary school students in order to show that we are all human beings
gifted with intelligence only each with their own abilities. In this perspective it is
sought to identify the perceptions that these students have about intelligences, as
well as to identify if there is present in these learned concepts about the intelligences
mentioned by Howard Gardner, as well as to identify if these intelligences in the
practical one are being developed. Among the material for this development were
study used experiences in the More Education Program (PME), as well as a
questionnaire containing 10 questions seeking to identify perceptions about students'
intelligences. Among the results we identified some indications of the theory of the
author, as well as in the practice gave to realize that using the different intelligences
the students will have a more developed learning, thus giving to check their
diversified abilities so that in this way they will draw a future more promising in the
professional environment. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6580 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T09:59:10Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T09:59:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades cognitivas |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligências Múltiplas |
pt_BR |
dc.subject |
Percepções dos alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Howard Gardner |
pt_BR |
dc.subject |
Cognitive abilities |
pt_BR |
dc.subject |
Multiple intelligences |
pt_BR |
dc.subject |
Student Perceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Howard Gardner |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligencias múltiples |
|
dc.subject |
Percepciones de los estudiantes |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAZÉ, Josefa Adeilza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Multiple intelligences: study of perceptions about intelligence with students in municipal school Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inteligencias múltiples: estudio de percepciones sobre inteligencia con alumnos de la escuela municipal Ana Clementina da Conceição, Jaçanã - RN. |
|
dc.identifier.citation |
CAZÉ, Josefa Adeilza. Inteligências múltiplas: estudo das percepções sobre inteligência com alunos na escola municipal Ana Clementina da conceição, Jaçanã - RN. 2018. 56fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las inteligencias se definen como un conjunto de capacidades, talentos o habilidades orientadas a la solución de problemas, sean o no relacionados con el entorno. Esta definición deja fuera las pruebas estandarizadas sobre medidas de inteligencia. Gardner considera superado este medio, y cuestionando esta teoría que para él sólo predice el éxito escolar, utiliza un nuevo concepto que pluraliza la inteligencia al mostrar que todos los seres humanos son inteligentes, aunque no sean genios en matemáticas o portugués. También muestra que las inteligencias pueden ser únicas o no, aun siendo independientes, una depende de la otra para desarrollarse. Se puede decir que es un factor biopsicológico y que se desarrollan o no a través de estímulos. Este trabajo retrata las inteligencias múltiples de Howard Gardner comparándolas con los resultados de cuestionarios aplicados a alumnos de Primaria del colegio EMACC en abril de 2018, con el fin de demostrar que todos los seres humanos estamos dotados de inteligencia, pero cada uno de sus habilidades. Desde esta perspectiva, buscamos identificar las percepciones que estos estudiantes tienen sobre las inteligencias, así como identificar si los conceptos sobre las inteligencias mencionadas por Howard Gardner están presentes en estos estudiantes, para tratar de comprender si estas inteligencias se están desarrollando en práctica. Entre los materiales para el desarrollo de este estudio, se utilizaron experiencias en el Programa Mais Educação (PME), así como un cuestionario que contiene 10 preguntas, buscando identificar las percepciones de inteligencia de los estudiantes. Entre los resultados se identificaron algunas evidencias de la teoría del autor, así como en la práctica se pudo percibir que utilizando las diferentes inteligencias los estudiantes tendrán un aprendizaje más desarrollado, dando esto a comprobar las habilidades diversificadas de cada individuo, por lo que que estos estudiantes alcancen un futuro más prometedor en el ámbito profesional. |
|