dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Amiraldo Alves da. |
|
dc.contributor.referee2 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada
pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado
para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de
Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial;
Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O
presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996);
Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes
(2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa
de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em
Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi
uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo
realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído
tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já
atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais
qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais,
sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do estágio supervisionado na formação docente . |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-05-19 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work was built on the basis of a research guided by the
following objectives: understand the importance of supervised internship for
initial teacher training; know the perception of Pedagogy undergraduates about
the Supervised Internship contribution to the initial training; identify the design of
graduates in Education on stage. The present study sought to theoretical
contribution of the following authors: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima
(2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos
(2012) among others. The field research carried out is of type. The subjects of the
research were two graduated in Pedagogy and two undergraduate students, the
course of pedagogy. The data instrument was a semi-structured interview. The
approach was the qualitative type. The study allowed us to verify that the
supervised internship has contributed so much to the licensees who are in training
and for teachers already working; it provides knowledge to help them become
qualified, skilled and efficient professionals to meet the social needs, above all,
the need to improve the quality of education in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T10:05:22Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T10:05:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente- pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciados de pedagogia |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training-pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogy graduates |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rejane da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of supervised internship in teacher education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |