DSpace/Manakin Repository

Contribuições do estágio supervisionado na formação docente .

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico foi construído com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: compreender a importância do Estágio Supervisionado para a formação inicial docente; conhecer a percepção dos licenciandos de Pedagogia acerca da contribuição do Estágio Supervisionado à formação inicial; Identificar a concepção dos graduados em Pedagogia acerca do Estágio. O presente trabalho buscou aporte teórico os seguintes autores: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012), entre outros. A pesquisa realizada foi uma pesquisa de campo do tipo exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram duas graduadas em Pedagogia e duas graduandas do curso de Pedagogia. O instrumento de dados foi uma entrevista semiestruturada. A abordagem foi do tipo qualitativa. O estudo realizado nos permitiu constatar que o Estágio Supervisionado tem contribuído tanto para os licenciandos que estão em formação quanto para os docentes que já atuam, pois oferece conhecimentos para auxiliá-los a se tornarem profissionais qualificados, capacitados e eficientes para atender às necessidades sociais, sobretudo, a necessidade de melhoria da qualidade do ensino brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Contribuições do estágio supervisionado na formação docente . pt_BR
dc.date.issued 2016-05-19
dc.description.abstract This monographic work was built on the basis of a research guided by the following objectives: understand the importance of supervised internship for initial teacher training; know the perception of Pedagogy undergraduates about the Supervised Internship contribution to the initial training; identify the design of graduates in Education on stage. The present study sought to theoretical contribution of the following authors: Freire (1996); Pimenta (1997); Lima (2001); Gonsalves (2003); Pimenta; Lima (2004), Antunes (2007); Vasconcellos (2012) among others. The field research carried out is of type. The subjects of the research were two graduated in Pedagogy and two undergraduate students, the course of pedagogy. The data instrument was a semi-structured interview. The approach was the qualitative type. The study allowed us to verify that the supervised internship has contributed so much to the licensees who are in training and for teachers already working; it provides knowledge to help them become qualified, skilled and efficient professionals to meet the social needs, above all, the need to improve the quality of education in Brazil. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6581
dc.date.accessioned 2019-09-03T10:05:22Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T10:05:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente- pedagogia pt_BR
dc.subject Licenciados de pedagogia pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Teacher training-pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogy graduates pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Rejane da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of supervised internship in teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Rejane da. Contribuições do estágio supervisionado na formação docente. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta