dc.creator.ID |
SANTOS, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7654690627506371 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FEITOSA, B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2757336098779500 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7786604219297149 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Edilson Leite da. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane A. de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do professor em parceria da escola e família
frente às questões do bullying no contexto escolar. Desse modo, fez-se necessário conhecer o processo
histórico do bullying e as contrapartidas educacionais a esse respeito, averiguando como o professor se
põe diante as questões do bullying em sala de aula, identificando as principais violências (físicas e ou
morais) ocorridas no âmbito escolar e caracterizar os planos de ações e metas utilizados pelo professor
a fim de solucionar os problemas causados pelo bullying em sala de aula. Para a realização da
pesquisa, seguiu-se algumas etapas: primeiro momento foi realizado uma pesquisa bibliográfica, no
segundo momento deu-se a caracterização do campo de pesquisa, no terceiro momento foram
caracterizados os sujeitos que participaram da pesquisa (uma coordenadora pedagógica, e três
professoras), no quarto momento foi determinado o instrumento de coleta e de dados, sendo assim
realizado uma entrevista semiestruturada, no quinto e último momento, foi apresentada como tipo de
abordagem a pesquisa qualitativa e exploratória. A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas de
rede Municipal e uma Estadual, na cidade de Cajazeiras-PB, em Maio de 2018. Com o intuito de
colher informações precisas acerca da temática, teve-se como abordagem, a pesquisa qualitativa. Neste
estudo conclui-se que é de responsabilidade da escola, da família e da sociedade desempenhar
ferramentas de combate e prevenção do bullying escolar. É essencial salientar que os envolvidos no
fenômeno são vítimas da própria violência local, na qual necessitam de auxilio para superar os
conflitos que tanto causam impactos. É papel docente intervir quando presenciar cenas de violências,
tanto física e/ou moral, para que mais na frente, não venha a ocasionar problemas na formação
cognitiva, afetiva, emocional e social do indivíduo. Bullying, não é brincadeira. Bullying, agride,
machuca, intimida e em casos extremos mata. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O papel do professor frente às questões de bullying na sala de aula: implicações e impactos na vida das vítimas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-17 |
|
dc.description.abstract |
This study aims to analyze the role of teacher in school with family partnership referring to
bullying issues in school context. In this way, it was necessary to know about the bullying
historical process and educational counterparts in this respect, investigating how teachers
confront bullying issues in the classroom, identifying the main physical and / or moral
aggressions that took place in school environment, and characterize action plans and goals
used by the teacher in order to solve problems caused by bullying in the classroom. To
accomplish this research, some steps were necessary: first step, a bibliographical research was
made, then, characterization of research field, third step, the subjects that participated of this
research were characterized (a pedagogical coordinator, and three female teachers), fourth
step, the instrument of collection and data was determined, and thus a semi-structured
interview was carried out, and finally, qualitative and exploratory research was presented as a
type of approach. Field research was carried out in two municipal and one state school, in the
city of Cajazeiras-PB, in May of 2018. In order to gather accurate information about the
subject, the approach was qualitative research. In this study it is concluded that it is a charge
of school, family and society to create tools to tackle and prevent school bullying. It is
essential to emphasize that those involved in the phenomenon are victims of local violence
itself, and that they themselves need help to overcome the conflicts that cause so many
impacts. It is a teacher's responsibility to intervene when witnessing scenes of violence, both
physical and / or moral, so that in the future, this will not cause problems in the individual's
cognitive, affective, emotional and social formation. Bullying is not a joke. Bullying harms,
hurts, intimidates and, in extreme cases, kills |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6585 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T10:43:16Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T10:43:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Bullying |
pt_BR |
dc.subject |
Papel docente |
pt_BR |
dc.subject |
Escola-família |
pt_BR |
dc.subject |
Parcerias |
pt_BR |
dc.subject |
Vítimas |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching role |
pt_BR |
dc.subject |
Family School |
pt_BR |
dc.subject |
Partnerships |
pt_BR |
dc.subject |
Victims |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Jaqueline Cirino dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher's role in classroom bullying issues: implications and impacts on victims' lives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Jaqueline Cirino dos. O papel do professor frente às questões de bullyning na sala de aula: implicações e impactos na vida das vítimas. 2018. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |