dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
CUNHA, A. C. H. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LOIOLA, Francisco das Chagas. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luíza de Marilac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo aborda a temática parceria família e escola no processo de aprendizagem
dos estudantes no campo educacional. Discorre sobre a importância entre essas duas
instituições educativas, haja vista uma não se concretiza sem o apoio da outra. Aborda, ainda,
os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos em decorrência da relação entre os pais
e a escola no cotidiano de suas práticas pedagógicas e educativas como um todo. As quais
implicam diretamente no desenvolvimento intelectual, emocional afetivo, cognitivo social dos
educandos ao longo de sua formação humana tanto na escola quanto no ambiente familiar.
Nessa perspectiva, sabe-se que a relação entra família e escola é fundamental na construção
da personalidade humana e na formação integral dos indivíduos. Para efetivação desse
estudo, foi realizada uma pesquisa numa escola pública Estadual localizada na zona rural de
São João do Rio do Peixe/PB, tendo como objetivo investigar a influência da família para o
desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com o propósito
de conhecer o papel da família na educação dos filhos e como se dá a participação dos pais no
cotidiano escolar. O estudo trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual teve
como procedimento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada aos
professores da rede pública de ensino e aos pais dos alunos que estudam na instituição locus
da pesquisa. As análises dos dados foram fundamentadas nas concepções teóricas dos
seguintes autores: Ragattierie(2009), Cury(2008), Ramos(2004) e demais que defendem a
importância da parceria da família com a escola e vice-versa. Os resultados obtidos através
dos dados coletados mostraram que na relação família e escola, o acompanhamento efetivo
contribui gradativamente no âmbito educacional de modo que surgem resultados satisfatórios
e avanços no desenvolvimento e aprendizagem dos discentes, bem como, reflete de maneira
positiva no comportamento dos mesmos no cotidiano da sala de aula e nas relações com o
outro. No entanto, é indispensável à parceria entre escola e família para o progresso dos
estudantes a nível geral. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Parceria família e escola no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This study addresses the issue studied on the family and school partnership in the learning of
students in education process. Discusses the importance, of these two educational institutions,
considering one is not realized without the support of another. So, even in this work addresses
the factors that interleave on student learning as a result of the relationship between parents
and the school in their everyday teaching and educational practices as a whole. Which directly
affect the emotional affective intellectual development, social cognitive of students over his
human training both at school and in the family environment? From this perspective, you
know that, the relationship enters family and school is vital in building the human personality
and the full training of individuals. For realization of this study, a survey was conducted in a
public school state located in the countryside of St. John the Fish / PB River, aiming to
investigate the influence of the family to the development and learning in the early years of
elementary school, for the purpose to meet the family's role in children's education and how is
parental involvement in the daily school context. The study addresses is a qualitative research,
in which one had the technical procedure applied semistructured interview teachers of public
schools and parents of students studying in the institution research locus. The analyzes of the
data were based on theoretical conceptions of the authors among them stand out; Zilma de
Oliveira Ramos, Augusto Cury, Marilza Ragattieri and others Who advocate the importance
of family partnership with the school and vice versa. Therefore, by the results obtained from
the data collected show that the effectiveness in family and school relationships gradually
contribute in the educational. Field so that arise satisfactory results and advances in the
development and learning of students and reflects positively on the behavior of same in
everyday classroom and relationships with others. However it is essential to participation
between school and family for the progress of students overall. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6587 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T10:58:08Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T10:58:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Parceria |
pt_BR |
dc.subject |
Família |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Partnership |
pt_BR |
dc.subject |
Family |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maria José Candeia de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Family and school partnership in the learning process in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria José Candeia de. Parceria família e escola no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |