DSpace/Manakin Repository

Parceria família e escola no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.advisor-co1ID CUNHA, A. C. H. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4012952628967797 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOIOLA, Francisco das Chagas.
dc.contributor.referee2 SOARES, Luíza de Marilac Ramos.
dc.description.resumo O presente estudo aborda a temática parceria família e escola no processo de aprendizagem dos estudantes no campo educacional. Discorre sobre a importância entre essas duas instituições educativas, haja vista uma não se concretiza sem o apoio da outra. Aborda, ainda, os fatores que interferem na aprendizagem dos alunos em decorrência da relação entre os pais e a escola no cotidiano de suas práticas pedagógicas e educativas como um todo. As quais implicam diretamente no desenvolvimento intelectual, emocional afetivo, cognitivo social dos educandos ao longo de sua formação humana tanto na escola quanto no ambiente familiar. Nessa perspectiva, sabe-se que a relação entra família e escola é fundamental na construção da personalidade humana e na formação integral dos indivíduos. Para efetivação desse estudo, foi realizada uma pesquisa numa escola pública Estadual localizada na zona rural de São João do Rio do Peixe/PB, tendo como objetivo investigar a influência da família para o desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com o propósito de conhecer o papel da família na educação dos filhos e como se dá a participação dos pais no cotidiano escolar. O estudo trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual teve como procedimento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada aplicada aos professores da rede pública de ensino e aos pais dos alunos que estudam na instituição locus da pesquisa. As análises dos dados foram fundamentadas nas concepções teóricas dos seguintes autores: Ragattierie(2009), Cury(2008), Ramos(2004) e demais que defendem a importância da parceria da família com a escola e vice-versa. Os resultados obtidos através dos dados coletados mostraram que na relação família e escola, o acompanhamento efetivo contribui gradativamente no âmbito educacional de modo que surgem resultados satisfatórios e avanços no desenvolvimento e aprendizagem dos discentes, bem como, reflete de maneira positiva no comportamento dos mesmos no cotidiano da sala de aula e nas relações com o outro. No entanto, é indispensável à parceria entre escola e família para o progresso dos estudantes a nível geral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Parceria família e escola no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract This study addresses the issue studied on the family and school partnership in the learning of students in education process. Discusses the importance, of these two educational institutions, considering one is not realized without the support of another. So, even in this work addresses the factors that interleave on student learning as a result of the relationship between parents and the school in their everyday teaching and educational practices as a whole. Which directly affect the emotional affective intellectual development, social cognitive of students over his human training both at school and in the family environment? From this perspective, you know that, the relationship enters family and school is vital in building the human personality and the full training of individuals. For realization of this study, a survey was conducted in a public school state located in the countryside of St. John the Fish / PB River, aiming to investigate the influence of the family to the development and learning in the early years of elementary school, for the purpose to meet the family's role in children's education and how is parental involvement in the daily school context. The study addresses is a qualitative research, in which one had the technical procedure applied semistructured interview teachers of public schools and parents of students studying in the institution research locus. The analyzes of the data were based on theoretical conceptions of the authors among them stand out; Zilma de Oliveira Ramos, Augusto Cury, Marilza Ragattieri and others Who advocate the importance of family partnership with the school and vice versa. Therefore, by the results obtained from the data collected show that the effectiveness in family and school relationships gradually contribute in the educational. Field so that arise satisfactory results and advances in the development and learning of students and reflects positively on the behavior of same in everyday classroom and relationships with others. However it is essential to participation between school and family for the progress of students overall. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6587
dc.date.accessioned 2019-09-03T10:58:08Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T10:58:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Parceria pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Partnership pt_BR
dc.subject Family pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria José Candeia de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Family and school partnership in the learning process in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria José Candeia de. Parceria família e escola no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2014. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta