dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Kiara Tatianny Santos dA. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, K. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
EULÁLIO, M. M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos
alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na
modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral
Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com
seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2
correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta
caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento
de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e
fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando
assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados
obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos
alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de
horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que
estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta
pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta
do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar
possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de
Jovens e Adultos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação de Adultos |
pt_BR |
dc.title |
A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work was to investigate the learning difficulties of students of Adult and Young
Adult Education (EJA) in relation to their adaptation in the teaching modality. For this purpose, it was
held at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School with 45 students distributed in 5
classrooms with a selection of students aged 18-35. All classrooms with cycles 1 and 2 correspond to the
series from 1st to 3rd year of high school. Considering this, this is characterized as a field survey, which
had the questionnaire as a data collection instrument, was applied 2 questionnaire, the first one with open
and closed questions and the second questionnaire with multiple choice questions thus enabling the
confirmation of the data, as a consequence, confirmation of these results obtained in the process. The
results indicate that there is a much greater demand of students for the EJA due to the "ease" that this
modality of teaching offers in the sense of scheduling and reduced study, but still points out greater
difficulties for those who have been out of school for longer. It should be stressed that the relevance of
this research lies in the fact that the teachers of the school have a concrete investigation of what happens
in such an environment, giving them the opportunity to seek possible solutions to solve the obstacles
faced by students of Youth and Adult Education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T11:49:05Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T11:49:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Learning difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Dificultades de aprendizaje |
|
dc.subject |
Metodología de la enseñanza |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Kleyton Roberto da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The learning in EJA: the students' perspective on the difficulties and potentialities of the teaching modality in city of Cuité-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aprendizaje en EJA: la perspectiva de los estudiantes sobre las dificultades y potencialidades de la modalidad de enseñanza en la ciudad de Cuité-PB. |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El objetivo general de este trabajo fue investigar las dificultades de aprendizaje de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en relación a su adaptación a la modalidad de enseñanza. Para eso, el mismo fue realizado en la Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos con 45 alumnos distribuidos en 5 aulas con una selección de alumnos con edades entre 18 y 35 años. Todas las aulas con ciclo 1 y 2 corresponden a 1° a 3° año de bachillerato. Considerando esto, esta se caracteriza por ser una investigación de campo, que tuvo como instrumento de recolección de datos el cuestionario, se aplicaron 2 cuestionarios, el primero con preguntas abiertas y cerradas y el segundo cuestionario con preguntas de opción múltiple, posibilitando así la confirmación de los datos, en consecuencia, la confirmación de estos resultados obtenidos en el proceso. Los resultados indican que existe una demanda mucho mayor por parte de los estudiantes de EJA debido a la "facilidad" que ofrece este tipo de enseñanza en el sentido de tiempo y reducción del estudio, pero aún señala mayores dificultades para quienes han estado fuera de la escuela. a lo largo. Es de destacar, por tanto, que la relevancia de esta investigación radica en que lleva a los docentes de la escuela a una indagación concreta de lo que sucede en tal ambiente, brindándoles así la oportunidad de buscar posibles soluciones para resolver los obstáculos que enfrentan los estudiantes. estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos. |
|