DSpace/Manakin Repository

A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos dA.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 EULÁLIO, Marcela de Melo Cordeiro.
dc.contributor.advisor-co1ID EULÁLIO, M. M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6957825352918824 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo geral investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com relação a sua adaptação na modalidade de ensino. Para tanto, o mesmo foi realizado na Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos com 45 alunos distribuídos em 5 salas de aulas com seleção de alunos com idades entre 18 e 35 anos. Todas as salas de aula com ciclo 1 e 2 correspondem às séries do 1º ao 3º ano do ensino médio. Considerando isso, esta caracteriza-se como uma pesquisa de campo, que teve o questionário como instrumento de coleta de dados, foi aplicado 2 questionário, sendo o primeiro com questões abertas e fechadas e o segundo questionário com questões de múltipla escolha possibilitando assim, a confirmação dos dados, por consequência, a confirmação desses resultados obtidos no processo. Os resultados indicam-nos que há uma procura muito maior dos alunos para a EJA pela “facilidade” que tal modalidade de ensino oferece no sentido de horário e estudo reduzido, porém ainda aponta dificuldades maiores para aqueles que estão há mais tempo fora da escola. Ressalta-se, portanto, que a relevância desta pesquisa reside no fato de levar para os professores da escola uma investigação concreta do que acontece em tal ambiente, dando-lhes, dessa maneira, a oportunidade de buscar possíveis soluções para dirimir os obstáculos enfrentados pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação de Adultos pt_BR
dc.title A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The objective of this work was to investigate the learning difficulties of students of Adult and Young Adult Education (EJA) in relation to their adaptation in the teaching modality. For this purpose, it was held at the Orlando Venâncio dos Santos Integral Citizen School with 45 students distributed in 5 classrooms with a selection of students aged 18-35. All classrooms with cycles 1 and 2 correspond to the series from 1st to 3rd year of high school. Considering this, this is characterized as a field survey, which had the questionnaire as a data collection instrument, was applied 2 questionnaire, the first one with open and closed questions and the second questionnaire with multiple choice questions thus enabling the confirmation of the data, as a consequence, confirmation of these results obtained in the process. The results indicate that there is a much greater demand of students for the EJA due to the "ease" that this modality of teaching offers in the sense of scheduling and reduced study, but still points out greater difficulties for those who have been out of school for longer. It should be stressed that the relevance of this research lies in the fact that the teachers of the school have a concrete investigation of what happens in such an environment, giving them the opportunity to seek possible solutions to solve the obstacles faced by students of Youth and Adult Education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6593
dc.date.accessioned 2019-09-03T11:49:05Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T11:49:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Learning difficulties pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Dificultades de aprendizaje
dc.subject Metodología de la enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kleyton Roberto da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The learning in EJA: the students' perspective on the difficulties and potentialities of the teaching modality in city ​​of Cuité-PB. pt_BR
dc.title.alternative Aprendizaje en EJA: la perspectiva de los estudiantes sobre las dificultades y potencialidades de la modalidad de enseñanza en la ciudad de Cuité-PB.
dc.identifier.citation SILVA, Kleyton Roberto da. A aprendizagem na EJA: o olhar dos alunos sobre as dificuldades e potencialidades da modalidade de ensino na cidade de Cuité-PB. 2018. 63 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen El objetivo general de este trabajo fue investigar las dificultades de aprendizaje de los estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en relación a su adaptación a la modalidad de enseñanza. Para eso, el mismo fue realizado en la Escola Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos con 45 alumnos distribuidos en 5 aulas con una selección de alumnos con edades entre 18 y 35 años. Todas las aulas con ciclo 1 y 2 corresponden a 1° a 3° año de bachillerato. Considerando esto, esta se caracteriza por ser una investigación de campo, que tuvo como instrumento de recolección de datos el cuestionario, se aplicaron 2 cuestionarios, el primero con preguntas abiertas y cerradas y el segundo cuestionario con preguntas de opción múltiple, posibilitando así la confirmación de los datos, en consecuencia, la confirmación de estos resultados obtenidos en el proceso. Los resultados indican que existe una demanda mucho mayor por parte de los estudiantes de EJA debido a la "facilidad" que ofrece este tipo de enseñanza en el sentido de tiempo y reducción del estudio, pero aún señala mayores dificultades para quienes han estado fuera de la escuela. a lo largo. Es de destacar, por tanto, que la relevancia de esta investigación radica en que lleva a los docentes de la escuela a una indagación concreta de lo que sucede en tal ambiente, brindándoles así la oportunidad de buscar posibles soluciones para resolver los obstáculos que enfrentan los estudiantes. estudiantes de Educación de Jóvenes y Adultos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta