dc.contributor.advisor1 |
BELO, José Tiago Ferreira. |
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dc.contributor.advisor1ID |
BELO, José Tiago Ferreira |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAETANO, Hoverdiano Cesar Pereira. |
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dc.contributor.referee2 |
CHAVES, Marcio Frazão. |
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dc.description.resumo |
A proposta do presente artigo é refletir sobre a importância de uma formação de
professores que façam uso dos seus conhecimentos no desenvolvimento de uma educação
inclusiva de alunos Surdos, ressaltando algumas leis garantindo o direito de alunos com
necessidades especiais nas escolas da rede regular de ensino. É ressaltado também um
breve conceito de inclusão social, necessidades educacionais especiais e integração. Para
que haja de fato uma educação inclusiva do aluno Surdo é imprescindível que os
professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, com a
finalidade de exercer a mediação ao lidarem com alunos Surdos, visando um ensino que
respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo. Para tanto, a metodologia
utilizada foi bibliográfica, qualitativa e exploratória, com o objetivo de debater a
problemática que enlaça a inclusão do aluno Surdo no ensino regular, esse estudo analisa
aspectos envolvidos em tal problemática a partir da perspectiva de um conjunto de
professores de uma escola regular no município de Barra de Santa Rosa. Para tanto, foi
aplicado questionário junto aos professores que atuam com alunos Surdos incluídos nas
suas salas de aulas, inseridos na Rede Pública do Ensino Fundamental II. Ao mesmo
tempo em que os professores afirmam que a integração do Surdo com ouvintes é o maior
benefício da inclusão, deixam em evidencia que esta integração de fato não acontece,
quando salientam a falta de interação do Surdo com ouvintes e as dificuldades na
comunicação. A análise dos dados evidencia a falta de qualidade da escola inclusiva, que
não privilegia a aprendizagem e o desenvolvimento intelectual e cultural dos Surdos, visto
que este convive apenas com a cultura do ouvinte, assim como a falta de preparo e de
conhecimento da comunidade escolar em relação ao surdo e sua primeira língua, a
LIBRAS. Conclui-se que a inclusão de Surdos no ensino regular além de não favorecer
efetivamente na aprendizagem desses alunos, tem contribuído para que a exclusão
aconteça principalmente dentro da escola. Dessa maneira as escolas devem buscar novos
paradigmas e revejam a ampliação de seu Currículo e de seu Projeto Político Pedagógico,
dando apoio aos professores no processo de ensino-aprendizagem, valorizando um ensino
que leve em conta as diferenças de cada um. Os resultados ainda apresentam a
necessidade de transformar a escola atual, direcionando reflexões quanto à importância
da interação, do diálogo e do espaço para as diferenças. O cenário encontrado confirma a
necessidade de novas pesquisas e discussões acerca dos aspectos que permeiam a
educação inclusiva de alunos Surdos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação inclusiva: visão dos professores na inclusão de alunos surdos numa escola municipal de Barra de Santa Rosa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-25 |
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dc.description.abstract |
The purpose of this article is to reflect on the importance of training teachers who use
their knowledge in the development of an inclusive education of Deaf students,
highlighting some laws guaranteeing the right of students with special needs in schools
of the regular network of education. It also highlights a brief concept of social inclusion,
special educational needs and integration. In order for there to be in fact an inclusive
education of the Deaf student, it is essential that teachers seek training, improvement and
continuous training, with the purpose of exercising mediation in dealing with Deaf
students, aiming at a teaching that respects the differences and particularities of each
individual. To that end, the methodology used was bibliographical, qualitative and
exploratory, aiming to discuss the problem that includes the inclusion of the Deaf student
in regular education, this study analyzes aspects involved in such problem from the
perspective of a set of teachers of a school in the municipality of Barra de Santa Rosa.
For that, a questionnaire was applied to the teachers who work with deaf students
included in their classrooms, inserted in the Public Network of Primary Education II.
While professors say that the integration of the Deaf with listeners is the greatest benefit
of inclusion, they make it clear that this integration does not actually happen when they
point out the Deaf's lack of interaction with listeners and the difficulties in
communication. The analysis of the data shows the lack of quality of the inclusive school,
which does not privilege the learning and the intellectual and cultural development of the
Deaf, since it only lives with the listener's culture, as well as the lack of preparation and
knowledge of the school community in relation to the deaf and their first language, to
LIBRAS. It is concluded that the inclusion of Deaf people in regular education, besides
not effectively favoring the learning of these students, has contributed to exclusion mainly
occurring within the school. In this way schools should seek new paradigms and review
the expansion of their Curriculum and their Political Pedagogical Project, supporting
teachers in the teaching-learning process, valuing a teaching that takes into account the
differences of each. The results still present the need to transform the current school,
directing reflections on the importance of interaction, dialogue and space for differences.
The found scenario confirms the need for new research and discussions about the aspects
that permeate the inclusive education of Deaf students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6598 |
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dc.date.accessioned |
2019-09-03T12:21:25Z |
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dc.date.available |
2019-09-03 |
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dc.date.available |
2019-09-03T12:21:25Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno Surdo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Regular |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf student |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Regular education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión escolar |
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dc.subject |
Alumno sordo |
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dc.subject |
Formación docente |
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dc.subject |
Educación regular |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Gleisimere Silva. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education: teachers' view on the inclusion of deaf students in a municipal school in Barra de Santa Rose. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación inclusiva: mirada de docentes sobre la inclusión de alumnos sordos en una escuela municipal de Barra de Santa Rosa. |
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dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Gleisimere Silva. Educação inclusiva: visão dos professores na inclusão de alunos surdos numa escola municipal de Barra de Santa Rosa. 2018. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El propósito de este artículo es reflexionar sobre la importancia de formar docentes que hagan uso de sus conocimientos en el desarrollo de una educación inclusiva para los alumnos Sordos, destacando algunas leyes que garantizan el derecho de los alumnos con necesidades especiales en las escuelas de la red de educación regular. También se destaca un breve concepto de inclusión social, necesidades educativas especiales e integración. Para tener una educación inclusiva para el alumno Sordo, es fundamental que los docentes busquen la formación, el perfeccionamiento y la educación permanente, con el propósito de ejercer la mediación en el trato con los alumnos Sordos, visando una enseñanza que respete las diferencias y particularidades de cada individuo. . Por lo tanto, la metodología utilizada fue bibliográfica, cualitativa y exploratoria, con el objetivo de debatir la problemática que vincula la inclusión del alumno Sordo en la educación regular, este estudio analiza aspectos involucrados en tal problemática desde la perspectiva de un grupo de docentes de una educación regular. escuela del municipio de Barra de Santa Rosa. Para ello, se aplicó un cuestionario a docentes que trabajan con alumnos Sordos incluidos en sus aulas, insertos en la Red de Escuelas Básicas Públicas II. Al mismo tiempo que los docentes afirman que la integración de los Sordos con los oyentes es el mayor beneficio de la inclusión, evidencian que esta integración en realidad no se da, cuando destacan la falta de interacción de los Sordos con los oyentes y las dificultades para comunicación. El análisis de los datos muestra la falta de calidad de la escuela inclusiva, que no privilegia el aprendizaje y el desarrollo intelectual y cultural de los Sordos, ya que convive solo con la cultura del oyente, así como la falta de preparación y conocimiento de la escuela. comunidad en relación con los sordos y su primera lengua, LIBRAS. Se concluye que la inclusión de las personas Sordas en la educación regular, además de no favorecer efectivamente el aprendizaje de estos estudiantes, ha contribuido a que la exclusión ocurra principalmente al interior de la escuela. De esta manera, las escuelas deben buscar nuevos paradigmas y revisar la ampliación de su Currículo y |
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