DSpace/Manakin Repository

A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.advisor1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Patrícia de Farias Sousa.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maurício Barbosa de.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccmon.santos
dc.description.resumo Esta pesquisa teve por objetivo investigar os impactos de uma abordagem didática que utiliza jogo sério em sala de aula sobre a prática da leitura literária. Nesse sentido, foi proposto um espaço para o envolvimento e formação de leitores a partir de um jogo sério de leitura, que buscou formar leitores engajados com a leitura literária dentro do espaço representativo da sala de aula, através de ações de busca de leitores na comunidade. As reflexões teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000),Candido (1918), Barros e Andrade (2017) embasaram teoricamente este estudo ,contando com a pesquisa-ação para o desenvolvimento de uma intervenção que permitiu a produção dos dados da pesquisa. Além disso, foram utilizados como procedimentos de pesquisa a observação, a entrevista, e a análise de documentos curriculares. Este trabalho foi desenvolvido ciente de que a leitura é importante para a formação do indivíduo como um todo e que a leitura literária em sala de aula deve ser um exercício constante a ser realizado. Assim, podemos concluir que experiência de integrar a diversão, a leitura, a escrita, e a análise textual, com a gamificação da literatura com o auxílio da tecnologia da informação na forma de jogo sério de realidade alternada, foi satisfatório, uma vez que conseguimos alcançar tais objetivos pretendidos nesta pesquisa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-10
dc.description.abstract Esta investigación tuvo por objetivo investigar los impactos de un abordaje didáctico que utiliza juego serio en el aula sobre la práctica de la lectura literaria. En ese sentido, fue propuesto un espacio para la participación y formación de lectores, a partir del juego serio de lectura que buscó formar lectores comprometidos con la lectura literaria dentro del espacio representativo del aula, a través de acciones de búsqueda de lectores en la comunidad. Las reflexiones teóricas de Martins (1994), Lajolo (2000), Candido (1918), Barros e Andrade (2017) apoyaron teóricamente este estudio, contando con la investigación acción para el desarrollo de una intervención que permitió a la producción de los datos de la investigación. Además, fueron utilizados como prácticas de investigación la observación, la entrevista, y el análisis de documentos curriculares. Este trabajo fue desarrollado esciente que la lectura es importante para la formación del individuo como un todo y que la lectura literaria en el aula debe ser un ejercicio constante a ser realizado. Así, podemos concluir que la experiencia de integrar la diversión, la lectura, la escrita, y el análisis textual, con la gamificación de la literatura con el amparo de la tecnología de la información en la forma de juego serio de realidad alternada, fue satisfactorio, una vez que logramos alcanzar los objetivos presuntos en esta investigación. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603
dc.date.accessioned 2019-09-03T14:06:58Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T14:06:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Leitura na escola pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Jogos teatrais pt_BR
dc.subject Literary reading   pt_BR
dc.subject Reading at school   pt_BR
dc.subject Reader training   pt_BR
dc.subject Field education   pt_BR
dc.subject Theatrical games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Amanda Araújo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The literary reading in the classroom: experience with serious game in the formation of readers in the field school. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Amanda Araújo dos. A leitura literária em sala de aula: experiência com jogo sério na formação de leitores na escola do campo. 2019. 113f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6603 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta