DSpace/Manakin Repository

A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, M. F. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4114420515579424 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.advisor1ID PIRES, Aparecida Carneiro. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-26
dc.description.abstract The research had as general objective to investigate how the interpersonal relationship between educator and educator of the 4th anode elementary school, located in the city of Cajazeiras, in the Sertão of Paraiba, aiming at the cognitive and emancipatory development of the students ( Among the specific objectives we highlight: Report the history of education emphasizing the relationships established in the teaching and learning process as being inherent to the human being; Highlight interpersonal relationships as inherent to human beings for the teaching and learning processes; To understand the importance of affective interpersonal relations in the school environment between teacher and student as a propeller of the cognitive development of learners; Identify the main challenges encountered in the school environment for the establishment of interpersonal relationships between teachers and students. Thus, the survey had a total of four students interviewed aged 9 to 13 and an educator. At the end, we conclude the importance of the interpersonal relations between the educator and the students to promote a meaningful learning, favoring the cognitive and emancipatory development of the subjects, being verified during the realization the analyzes and the contributions of the theorists . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
dc.date.accessioned 2019-09-03T16:18:07Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T16:18:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola - relações interpessoais pt_BR
dc.subject Relação professor - aluno pt_BR
dc.subject Desenvolvimento emancipatório pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject School - Interpersonal Relations pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Emancipatory Development pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta