DSpace/Manakin Repository

As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, M. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7619695924528061 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti .
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.description.resumo Este estudo trata-se de uma pesquisa cuja problemática principal encontra-se centrada nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi de compreender quais Tendências Pedagógicas influenciam as Práticas Pedagógicas dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública, do município de Cachoeira dos Índios-PB. E como objetivos específicos Identificar as Tendências Pedagógicas que influenciam no planejamento e na organização das Práticas Pedagógicas; Discutir como as Tendências Pedagógicas influenciam no processo de aprendizagem dos alunos e Refletir sobre a importância da interação e mediação no processo de ensino e aprendizagem, a partir das Tendências Pedagógicas que influenciam os professores em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em uma instituição escolar pública A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa (MINAYO, 2001). A coleta dos dados se deu a partir da aplicação de uma entrevista semiestruturada com 4 (quatro) professores que lecionam nos Anos Iniciais. O resultado da pesquisa apontou que os professores entrevistados demonstram desconhecer as Tendências Pedagógicas que influenciam suas Práticas Pedagógicas. Porém, ao analisar as falas dos professores foram identificadas que suas Práticas Pedagógicas sofrem influências das Tendências Liberais: Tradicional, Renovada Progressivista, Tecnicista e as Tendências Progressistas: Libertadora e Crítico-Social dos Conteúdos, de acordo com Libâneo (1995). Diante dos resultados apresentados, torna-se essencial que os conhecimentos sobre as Tendências Pedagógicas sejam reforçados nos cursos de licenciatura como na formação continuada, de forma que as ações pedagógicas sejam refletidas conscientemente pelos professores dos Anos Iniciais da Educação Básica, sob a intencionalidade no ato de planejar como também de organizar suas Práticas Pedagógicas em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-06-19
dc.description.abstract This study deals with a research whose main problem is centered in the Pedagogical Practices developed by teachers in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School. Therefore, the general objective of this research was to comprehend which Pedagogical Trends influence the Pedagogical Practices of the teachers of the initial years of the Elementary School of a Public School, of the city of Cachoeira dos Índios-PB. And as specific objectives identify the Pedagogical Trends that influence in the planning and the organization of the Pedagogical Practices; discuss how Pedagogical Trends influence the learning process of students and reflect on the importance of interaction and mediation in the teaching and learning process, from the Pedagogical Trends that influence teachers in the classroom. For this purpose a field research was carried out in a public school. The research was developed from a qualitative approach (MINAYO, 2001). The data collection was based on the application of a semistructured interview with four (4) teachers who teach in the early years of elementary education. The research results showed that the interviewed teachers demonstrate that they do not know the Pedagogical Trends that influence their Pedagogical Practices. However, when analyzing teachers' statements, their pedagogical practices were influenced by Liberal Trends: Traditional, Renewed Progressivist, Technician, and Progressive Trends: Liberating and Critical-Social Content, according to Libâneo (1995). In view of the results presented, it is essential that knowledge about Pedagogical Trends be reinforced in undergraduate courses and in continuing education, so that pedagogical actions are consciously reflected by the teachers of the early years of Elementary Education, under the intentionality in the act to plan as well as to organize their Pedagogical Practices in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6616
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:03:54Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T17:03:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - anos iniciais pt_BR
dc.subject Tendências pedagógicas pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Elementary School - Early Years pt_BR
dc.subject Pedagogical Trends pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Maria Suelânia Crispim de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical Trends that guide teachers' practices in the Early Years of Elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Maria Suelânia Crispim de. As Tendências Pedagógicas que norteiam as práticas dos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2019. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta