dc.creator.ID |
ROCHA, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8292089566578722 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ROLIM, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre. |
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dc.contributor.referee2 |
CORRÊA, Adriana. |
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dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo os desafios da educação inclusiva, tendo como objetivo geral o de identificar as conquistas e desafios do professor na educação inclusiva no município de São José da Lagoa
Tapada,PB. Como objetivos específicos, buscou-se averiguar a formação do
professor no processo de ensino e aprendizagem; observar os desafios e
resolutividades com a inclusão de alunos com deficiência e analisar quais as
práticas pedagógicas são apontadas pelos professores que auxiliam no
processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Para se alcançar os
objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem
qualitativa, descritiva, com a coleta dos dados realizada por meio de uma
entrevista semiestruturada, gravada com autorização dos sujeitos. Além do
estudo de campo, também foi realizado um levantamento teórico para melhor
compreensão do tema, tendo presente autores como Mantoan (2003), Souto
(2014), Cunha (2015), Passos (2016), entre outros e as legislações voltada
para a temática da inclusão, como por exemplo, a Constituição Federal de
1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As participantes
desse estudo foram duas professoras que atuam na educação básica em uma
escola municipal de São José da Lagoa Tapada. As falas das entrevistadas
depois de coletadas foram transcritas e analisadas a partir do referencial
teórico pertinente ao assunto. De acordo com os achados, observou-se que
ainda existem muitos desafios a serem enfrentados na educação inclusiva tais
como: uma melhor efetivação da lei voltada para inclusão; melhor qualificação
dos profissionais que desenvolvem o trabalho com os alunos com deficiência e
a dificuldade de desenvolver práticas pedagógicas adequadas para atender as
reais necessidades educacionais dos alunos com deficiência. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
The present study aims to study the challenges of inclusive education, with the
general objective of identifying the achievements and challenges of teachers in
inclusive education in the municipality of São José da Lagoa Tapada, PB. As
specific objectives, it was sought to verify the formation of the teacher in the
process of teaching and learning; to observe the challenges and resolutions
with the inclusion of students with disabilities and to analyze which pedagogical
practices are pointed out by the teachers that help in the teaching and learning
process of these students. In order to reach the proposed objectives, a
qualitative, descriptive, field survey was conducted with the data collection
performed through a semistructured interview, recorded with the consent of the
subjects. In addition to the field study, a theoretical survey was also carried out
to better understand the theme, with presenters such as Mantoan (2003), Souto
(2014), Cunha (2015), Passos (2016), among others, and legislations inclusion,
such as the Federal Constitution of 1988 and the National Education Guidelines
and Bases Law. The participants of this study were two teachers who work in
basic education in a municipal school in São José da Lagoa Tapada. The
interviewees' speeches after being collected were transcribed and analyzed
based on the theoretical framework pertinent to the subject. According to the
findings, it was observed that there are still many challenges to be faced in
inclusive education, such as: better implementation of the law aimed at
inclusion; better qualification of professionals who work with students with
disabilities and the difficulty of developing appropriate pedagogical practices to
meet the real educational needs of students with disabilities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6618 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T17:14:38Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T17:14:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Praticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Students with disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Manueli Aristides. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Achievements and challenges of inclusive education in a school municipality of São José da Lagoa Tapada / PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Manueli Aristides. Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB. 2019. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
pt_BR |