DSpace/Manakin Repository

Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8292089566578722 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROLIM, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre.
dc.contributor.referee2 CORRÊA, Adriana.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objeto de estudo os desafios da educação inclusiva, tendo como objetivo geral o de identificar as conquistas e desafios do professor na educação inclusiva no município de São José da Lagoa Tapada,PB. Como objetivos específicos, buscou-se averiguar a formação do professor no processo de ensino e aprendizagem; observar os desafios e resolutividades com a inclusão de alunos com deficiência e analisar quais as práticas pedagógicas são apontadas pelos professores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Para se alcançar os objetivos propostos foi realizada uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, descritiva, com a coleta dos dados realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, gravada com autorização dos sujeitos. Além do estudo de campo, também foi realizado um levantamento teórico para melhor compreensão do tema, tendo presente autores como Mantoan (2003), Souto (2014), Cunha (2015), Passos (2016), entre outros e as legislações voltada para a temática da inclusão, como por exemplo, a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. As participantes desse estudo foram duas professoras que atuam na educação básica em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada. As falas das entrevistadas depois de coletadas foram transcritas e analisadas a partir do referencial teórico pertinente ao assunto. De acordo com os achados, observou-se que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados na educação inclusiva tais como: uma melhor efetivação da lei voltada para inclusão; melhor qualificação dos profissionais que desenvolvem o trabalho com os alunos com deficiência e a dificuldade de desenvolver práticas pedagógicas adequadas para atender as reais necessidades educacionais dos alunos com deficiência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract The present study aims to study the challenges of inclusive education, with the general objective of identifying the achievements and challenges of teachers in inclusive education in the municipality of São José da Lagoa Tapada, PB. As specific objectives, it was sought to verify the formation of the teacher in the process of teaching and learning; to observe the challenges and resolutions with the inclusion of students with disabilities and to analyze which pedagogical practices are pointed out by the teachers that help in the teaching and learning process of these students. In order to reach the proposed objectives, a qualitative, descriptive, field survey was conducted with the data collection performed through a semistructured interview, recorded with the consent of the subjects. In addition to the field study, a theoretical survey was also carried out to better understand the theme, with presenters such as Mantoan (2003), Souto (2014), Cunha (2015), Passos (2016), among others, and legislations inclusion, such as the Federal Constitution of 1988 and the National Education Guidelines and Bases Law. The participants of this study were two teachers who work in basic education in a municipal school in São José da Lagoa Tapada. The interviewees' speeches after being collected were transcribed and analyzed based on the theoretical framework pertinent to the subject. According to the findings, it was observed that there are still many challenges to be faced in inclusive education, such as: better implementation of the law aimed at inclusion; better qualification of professionals who work with students with disabilities and the difficulty of developing appropriate pedagogical practices to meet the real educational needs of students with disabilities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6618
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:14:38Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T17:14:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Alunos com deficiência pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Praticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Students with disabilities pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Manueli Aristides.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Achievements and challenges of inclusive education in a school municipality of São José da Lagoa Tapada / PB. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Manueli Aristides. Conquistas e desafios da educação inclusiva em uma escola municipal de São José da Lagoa Tapada/PB. 2019. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta