dc.creator.ID |
OLIVEIRA, L. F. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6775267199591705 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LOPES, Marcus José Conceição. |
|
dc.description.resumo |
Vivemos em uma época de muitos problemas sociais, de intolerâncias diversas e violência. O
trânsito é um problema social atual, onde todos estão inteiramente envolvidos pela
necessidade natural que temos de nos movimentar todos os dias. Nesse sentido, este trabalho
teve como objetivo planejar, analisar e executar atividades no tocante à educação no trânsito
em uma turma de ensino fundamental, em uma escola pública, localizada na cidade de São
Bento do Trairi-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, dividida em três etapas:
prática-teoria-prática e teve como instrumentos de coleta de dados a observação participante
com anotações e registros fotográficos, bem como relatos de 36 estudantes de uma turma de
8° ano do ensino fundamental e o período da pesquisa foi de abril a junho de 2018. A primeira
etapa dos resultados foi à etapa da problematização, na qual foram divididas em três aulas
práticas, a segunda etapa foi o desenvolvimento de conteúdos, na qual através de duas aulas
foram trabalhadas a teorização da temática e por fim a terceira etapa a transformação de
atitudes que fora e dentro da sala de aula foram executadas atividades desenvolvidas pelos
estudantes, colocando em prática as etapas anteriores, os resultados apontam a viabilidade do
tema e da organização didática. As conclusões foram favoráveis ao desenvolvimento da
temática na escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Educação para o trânsito e valorização da vida: uma experiência didática no ensino fundamental em São Bento do Trairi. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-26 |
|
dc.description.abstract |
It is lived in an age of many social problems, of diverse intolerances and violence. Transit is a
current social problem, where everyone is fully involved in the natural need to move around
every day. In this sense, the aim of this study was to plan, analyze and execute activities
regarding traffic education in a primary school classroom, in a public school, localized in the
city of São Bento do Trairi/RN. This is a qualitative and descriptive research, divided in three
stages: practice-theory-practice and had as instruments of data collection the participant
observation with annotations and photographic records, as well as reports of 36 students from
an 8th grade class of primary education and the research period was from April to June 2018.
The first stage of the results was to the problematization stage, in which they were divided
into three practical classes, the second stage was the development of content, in which
through two classes were worked on the theorization of the subject, and finally the third stage
the transformation of attitudes that were outside and within the classroom were carried out
activities developed by students, putting into practice the previous stages, the results point to
the feasibility of the topic and didactic organization. The conclusions were favorable to the
development of the theme in the school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6619 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T17:15:36Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T17:15:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino/aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching / learning |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica pedagógica |
|
dc.subject |
Enseñanza/aprendizaje |
|
dc.subject |
Educación primaria |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Lillian Fábia Bento de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Traffic education and valuing life: a didactic experience in elementary school in São Bento do Trairi. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Educación vial y valoración de la vida: una experiencia didáctica en la escuela primaria de São Bento do Trairi. |
|
dc.identifier.citation |
Oliveira, Lillian Fábia Bento. Educação para o trânsito e valorização da vida: uma experiência didática no ensino fundamental em São Bento do Trairi. 2018. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Vivimos en una época de muchos problemas sociales, de diferentes intolerancias y violencias. El tráfico es un problema social actual, donde todo el mundo está implicado de lleno por la necesidad natural que tenemos de desplazarnos cada día. En ese sentido, este trabajo tuvo como objetivo planificar, analizar y ejecutar actividades relacionadas con la educación vial en una clase de la escuela primaria, en una escuela pública, ubicada en la ciudad de São Bento do Trairi-RN. Se trata de una investigación cualitativa y descriptiva, dividida en tres etapas: práctica-teoría-práctica y tuvo como instrumentos de recolección de datos la observación participante con apuntes y registros fotográficos, así como relatos de 36 alumnos de una clase de 8° grado de primaria y la El período de investigación fue de abril a junio de 2018. La primera etapa de los resultados fue la etapa de cuestionamiento, en la que se dividieron en tres clases prácticas, la segunda etapa fue el desarrollo de contenidos, en la que a través de dos clases se trabajó la teorización de el tema y finalmente la tercera etapa la transformación de actitudes que fuera y dentro del aula se realizaron actividades desarrolladas por los estudiantes, poniendo en práctica los pasos anteriores, los resultados apuntan a la viabilidad del tema y la organización didáctica. Las conclusiones fueron favorables para el desarrollo del tema en la escuela. |
|