DSpace/Manakin Repository

Educação para o trânsito e valorização da vida: uma experiência didática no ensino fundamental em São Bento do Trairi.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, L. F. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6775267199591705 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.description.resumo Vivemos em uma época de muitos problemas sociais, de intolerâncias diversas e violência. O trânsito é um problema social atual, onde todos estão inteiramente envolvidos pela necessidade natural que temos de nos movimentar todos os dias. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo planejar, analisar e executar atividades no tocante à educação no trânsito em uma turma de ensino fundamental, em uma escola pública, localizada na cidade de São Bento do Trairi-RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, dividida em três etapas: prática-teoria-prática e teve como instrumentos de coleta de dados a observação participante com anotações e registros fotográficos, bem como relatos de 36 estudantes de uma turma de 8° ano do ensino fundamental e o período da pesquisa foi de abril a junho de 2018. A primeira etapa dos resultados foi à etapa da problematização, na qual foram divididas em três aulas práticas, a segunda etapa foi o desenvolvimento de conteúdos, na qual através de duas aulas foram trabalhadas a teorização da temática e por fim a terceira etapa a transformação de atitudes que fora e dentro da sala de aula foram executadas atividades desenvolvidas pelos estudantes, colocando em prática as etapas anteriores, os resultados apontam a viabilidade do tema e da organização didática. As conclusões foram favoráveis ao desenvolvimento da temática na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Educação para o trânsito e valorização da vida: uma experiência didática no ensino fundamental em São Bento do Trairi. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-26
dc.description.abstract It is lived in an age of many social problems, of diverse intolerances and violence. Transit is a current social problem, where everyone is fully involved in the natural need to move around every day. In this sense, the aim of this study was to plan, analyze and execute activities regarding traffic education in a primary school classroom, in a public school, localized in the city of São Bento do Trairi/RN. This is a qualitative and descriptive research, divided in three stages: practice-theory-practice and had as instruments of data collection the participant observation with annotations and photographic records, as well as reports of 36 students from an 8th grade class of primary education and the research period was from April to June 2018. The first stage of the results was to the problematization stage, in which they were divided into three practical classes, the second stage was the development of content, in which through two classes were worked on the theorization of the subject, and finally the third stage the transformation of attitudes that were outside and within the classroom were carried out activities developed by students, putting into practice the previous stages, the results point to the feasibility of the topic and didactic organization. The conclusions were favorable to the development of the theme in the school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6619
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:15:36Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T17:15:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino/aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Teaching / learning pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Práctica pedagógica
dc.subject Enseñanza/aprendizaje
dc.subject Educación primaria
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Lillian Fábia Bento de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Traffic education and valuing life: a didactic experience in elementary school in São Bento do Trairi. pt_BR
dc.title.alternative Educación vial y valoración de la vida: una experiencia didáctica en la escuela primaria de São Bento do Trairi.
dc.identifier.citation Oliveira, Lillian Fábia Bento. Educação para o trânsito e valorização da vida: uma experiência didática no ensino fundamental em São Bento do Trairi. 2018. 46fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Vivimos en una época de muchos problemas sociales, de diferentes intolerancias y violencias. El tráfico es un problema social actual, donde todo el mundo está implicado de lleno por la necesidad natural que tenemos de desplazarnos cada día. En ese sentido, este trabajo tuvo como objetivo planificar, analizar y ejecutar actividades relacionadas con la educación vial en una clase de la escuela primaria, en una escuela pública, ubicada en la ciudad de São Bento do Trairi-RN. Se trata de una investigación cualitativa y descriptiva, dividida en tres etapas: práctica-teoría-práctica y tuvo como instrumentos de recolección de datos la observación participante con apuntes y registros fotográficos, así como relatos de 36 alumnos de una clase de 8° grado de primaria y la El período de investigación fue de abril a junio de 2018. La primera etapa de los resultados fue la etapa de cuestionamiento, en la que se dividieron en tres clases prácticas, la segunda etapa fue el desarrollo de contenidos, en la que a través de dos clases se trabajó la teorización de el tema y finalmente la tercera etapa la transformación de actitudes que fuera y dentro del aula se realizaron actividades desarrolladas por los estudiantes, poniendo en práctica los pasos anteriores, los resultados apuntan a la viabilidad del tema y la organización didáctica. Las conclusiones fueron favorables para el desarrollo del tema en la escuela.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta