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Ranking de relevância baseado em informações geográficas e sociais.

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dc.creator.ID ROCHA, J. H. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8217213614133628 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BAPTISTA, Cláudio de Souza.
dc.contributor.advisor1ID BAPTISTA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0104124422364023 pt_BR
dc.contributor.advisor2 CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
dc.contributor.advisor2ID CAMPELO, C. E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/2042247762832979 pt_BR
dc.description.resumo Recuperação de Informação Geográfica (GIR) é uma área de pesquisa que desenvolve e viabiliza a construção de mecanismos de busca por conteúdos distribuídos pela Internet envolvendo algum contexto geográfico. Os motores de busca geográfica, que são artefatos produzidos na área de GIR, podem ser especificados para trabalhar em diversos contextos (e.g., esportes, concursos públicos), buscando um tratamento adequado ao tipo de documento manipulado. Atualmente, a comunidade científica e o meio comercial vêm concentrando esforços na construção de motores de busca geográfica com o foco em encontrar notícias distribuídas na Internet. Contudo, motores de busca (geográfica ou não) com foco em notícias, deveriam considerar o fator de credibilidade da informação contida nas mesmas no momento de ordená-las. Infelizmente, na maior parte das vezes, isso não acontece. Mensurar a credibilidade de notícias é uma atividade onerosa e complexa, por exigir o conhecimento dos fatos relatados. Dessa forma, os motores de busca acabam deixando a cargo do usuário a responsabilidade em confiar no que está sendo lido. Nesse contexto, esta dissertação propõe um método de ranking de relevância com foco em notícias e baseado em informações colhidas em redes sociais, para valorar um grau de credibilidade e, assim, ordená-las. O valor de credibilidade da notícia é calculado considerando a afinidade dos usuários, que a compartilharam em sua rede social, com as localidades mencionadas na notícia. Por fim, o ranking de relevância proposto é integrado a uma ferramenta de busca e leitura de notícias, denominada GeoSEn News, que viabiliza a consulta por meio de diversas operações espaciais e permite a visualização dos resultados em diferentes perspectivas. Tal ferramenta foi utilizada para avaliar o método proposto através de experimentos utilizando dados colhidos na rede social Twitter e em mídias informativas espalhadas pelo Brasil. A avaliação apresentou resultados promissores e atestou a viabilidade da construção do ranking de relevância que se baseia em informações coletadas em redes sociais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Ranking de relevância baseado em informações geográficas e sociais. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Geographic Information Retrieval is a research field that develops and allows the construction of search engines to retrieve information with geographic context that is available on the Internet. Produced in the GIR field, geographic search engines can be specified to work in many different contexts (e.g., as sports, concerts), seeking proper ways to handle the chosen document type. Nowadays, the scientific community and the commerce are focusing efforts on building geographic search engines to find news over the Internet. However, search engines (geographical or otherwise) focused on news should consider the information credibility factor in the moment of ranking them. Unfortunately, in most cases, it is not what happens. Measure the news credibility is a complex and expensive task since it requires knowledge of the stated facts. Thereby, search engines end up giving the user the responsibility to trust or not what is being read. In this context, this work proposes a relevance ranking method focused in news and based on information collected from social networks, to evaluate a credibility factor and thus, rank them. The news credibility value is calculated considering the affinity of users who have shared it on their social network with the locations mentioned in the news. Lastly, the proposed relevance ranking is integrated with a search engine and reading news tool called GeoSEn News, which enables various spatial operations queries and allows result visualization in different perspectives. Through experiments using data collected in the social network Twitter and informational media throughout Brazil, this tool was used to evaluate the proposed method. The evaluation presented promising results and certified the feasibility of building relevance ranking based on information collected from social networks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/661
dc.date.accessioned 2018-05-14T13:17:14Z
dc.date.available 2018-05-14
dc.date.available 2018-05-14T13:17:14Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geographic Information Retrieval pt_BR
dc.subject Ranking de Relevância pt_BR
dc.subject Notícias pt_BR
dc.subject Redes Sociais pt_BR
dc.subject Relevance Ranking pt_BR
dc.subject News pt_BR
dc.subject Social Network pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Júlio Henrique.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, J. H. Ranking de relevância baseado em informações geográficas e sociais. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/661 pt_BR


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