DSpace/Manakin Repository

Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACÊDO, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0548602393262581 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.description.resumo A biodiversidade da Caatinga apesar de rica em espécies é a menos estudada dentre as regiões naturais brasileiras sendo necessária a conservação deste bioma devido o processo de desertificação que se alastra na área.Esse trabalho trata uma experiência em educação ambiental com 13 alunos da turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, localizada na cidade de Cuité-PB, tendo como objetivo planejar, executar e avaliar uma proposta pedagógica.Árvores do bioma Caatinga foram utilizadas como exemplos para aproximar os alunos da natureza durante quatro encontros contemplando aulas expositivas dialogadas, aula campo, desenhos e atividades lúdicas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva.Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados a observação participante com anotações e registros fotográficos das atividades, e desenhos feitos pelos alunos da escola. Os resultados mostraram que o tema foi bem recebido pelos alunos na aula expositivo-dialogada estabelecendo a valorização da vegetação local, e os recursos pareceram adequados ao tema e ao nível de ensino, com destaque para a atividade lúdica que trouxe motivação e a aula de campo onde os alunos perceberam os humanos como parte do meio ambiente. Assim, utilizando tais recursos foi possível iniciar um processo de sensibilização para a conservação do meio ambiente em busca de manter a qualidade de vida sustentável da população por meio da relação homem natureza-sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Conservação da Natureza pt_BR
dc.title Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract The biodiversity of the Caatinga, although rich in species, is the least studied among the Brazilian natural regions and the conservation of this biome is necessary due to the desertification process that is spreading in the area. This work deals with an experience in environmental education with 13 students from the 5th grade class of the Municipal School of Primary Education Tancredo de Almeida Neves, located in the city of Cuité-PB, with the objective of planning, executing and evaluating a pedagogical proposal. Trees from the Caatinga biome were used as examples to bring the students closer to nature during four meetings, including lectures, field lessons, drawings and play activities. The research uses a qualitative and descriptive approach. As data collection instruments were used the participant observation with annotations and photographic records of the activities, and drawings made by the students of the school. The results showed that the theme was well received by the students in the expository-dialogue class, establishing the value of the local vegetation, and the resources appeared adequate to the theme and level of education, with emphasis on the playful activity that brought motivation and the field class where students perceived humans as part of the environment. Thus, using these resources, it was possible to initiate a process of sensitization for the conservation of the environment in order to maintain the sustainable quality of life of the population through the relation man-nature-society. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6625
dc.date.accessioned 2019-09-03T17:52:43Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T17:52:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Biodiversidade pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Aula campo pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Biodiversity pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Nature pt_BR
dc.subject Field classroom pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Biodiversidad
dc.subject Escuela
dc.subject Naturaleza
dc.subject Field class
dc.subject Medio ambiente
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACÊDO, Lucivânia Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Getting to know caatinga trees: an experience in environmental education with the 5th grade of elementary school. pt_BR
dc.title.alternative Conociendo los árboles de caatinga: una experiencia en educación ambiental con el 5to año de la escuela primaria.
dc.identifier.citation MACÊDO, Lucivânia Alves de. Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental. 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La biodiversidad de la Caatinga, aunque rica en especies, es la menos estudiada entre las regiones naturales brasileñas, y la conservación de este bioma es necesaria debido al proceso de desertificación que se extiende en la zona.Este trabajo trata de una experiencia en educación ambiental. con 13 alumnos del 5º año de la Escuela Primaria Municipal Tancredo de Almeida Neves, ubicada en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de planificar, ejecutar y evaluar una propuesta pedagógica, se utilizaron como ejemplos árboles del bioma Caatinga acercar a los estudiantes a la naturaleza durante cuatro encuentros que contemplan clases expositivas dialogadas, clases de campo, dibujos y actividades lúdicas. La investigación tiene un enfoque cualitativo y descriptivo, como instrumentos de recolección de datos se utilizó la observación participante, con apuntes y registros fotográficos de las actividades, y dibujos realizados por los alumnos de la escuela. Los resultados mostraron que el tema fue bien recibido por los estudiantes en la clase expositiva-dialogada, estableciendo la apreciación de la vegetación local, y los recursos parecían adecuados al tema y al nivel de enseñanza, con énfasis en la actividad lúdica que trajo motivación y la clase de campo, donde los estudiantes percibían a los humanos como parte del medio ambiente. Así, utilizando tales recursos, fue posible iniciar un proceso de concientización para la conservación del medio ambiente en busca de mantener la calidad de vida sostenible de la población a través de la relación hombre-naturaleza-sociedad.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta