dc.creator.ID |
MACÊDO, L. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0548602393262581 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A biodiversidade da Caatinga apesar de rica em espécies é a menos estudada
dentre as regiões naturais brasileiras sendo necessária a conservação deste bioma
devido o processo de desertificação que se alastra na área.Esse trabalho trata uma
experiência em educação ambiental com 13 alunos da turma do 5º ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental Tancredo de Almeida Neves, localizada na cidade
de Cuité-PB, tendo como objetivo planejar, executar e avaliar uma proposta
pedagógica.Árvores do bioma Caatinga foram utilizadas como exemplos para
aproximar os alunos da natureza durante quatro encontros contemplando aulas
expositivas dialogadas, aula campo, desenhos e atividades lúdicas. A pesquisa
utiliza uma abordagem qualitativa e descritiva.Como instrumentos de coleta de
dados foram utilizados a observação participante com anotações e registros
fotográficos das atividades, e desenhos feitos pelos alunos da escola. Os resultados
mostraram que o tema foi bem recebido pelos alunos na aula expositivo-dialogada
estabelecendo a valorização da vegetação local, e os recursos pareceram
adequados ao tema e ao nível de ensino, com destaque para a atividade lúdica que
trouxe motivação e a aula de campo onde os alunos perceberam os humanos como
parte do meio ambiente. Assim, utilizando tais recursos foi possível iniciar um
processo de sensibilização para a conservação do meio ambiente em busca de
manter a qualidade de vida sustentável da população por meio da relação homem natureza-sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Conservação da Natureza |
pt_BR |
dc.title |
Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
The biodiversity of the Caatinga, although rich in species, is the least studied among
the Brazilian natural regions and the conservation of this biome is necessary due to
the desertification process that is spreading in the area. This work deals with an
experience in environmental education with 13 students from the 5th grade class of
the Municipal School of Primary Education Tancredo de Almeida Neves, located in
the city of Cuité-PB, with the objective of planning, executing and evaluating a
pedagogical proposal. Trees from the Caatinga biome were used as examples to
bring the students closer to nature during four meetings, including lectures, field
lessons, drawings and play activities. The research uses a qualitative and descriptive
approach. As data collection instruments were used the participant observation with
annotations and photographic records of the activities, and drawings made by the
students of the school. The results showed that the theme was well received by the
students in the expository-dialogue class, establishing the value of the local
vegetation, and the resources appeared adequate to the theme and level of
education, with emphasis on the playful activity that brought motivation and the field
class where students perceived humans as part of the environment. Thus, using
these resources, it was possible to initiate a process of sensitization for the
conservation of the environment in order to maintain the sustainable quality of life of
the population through the relation man-nature-society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6625 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T17:52:43Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T17:52:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Aula campo |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversity |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Nature |
pt_BR |
dc.subject |
Field classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Biodiversidad |
|
dc.subject |
Escuela |
|
dc.subject |
Naturaleza |
|
dc.subject |
Field class |
|
dc.subject |
Medio ambiente |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACÊDO, Lucivânia Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Getting to know caatinga trees: an experience in environmental education with the 5th grade of elementary school. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conociendo los árboles de caatinga: una experiencia en educación ambiental con el 5to año de la escuela primaria. |
|
dc.identifier.citation |
MACÊDO, Lucivânia Alves de. Conhecendo árvores da caatinga: uma experiência em
educação ambiental com o 5º ano do ensino fundamental. 2018. 45 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La biodiversidad de la Caatinga, aunque rica en especies, es la menos estudiada entre las regiones naturales brasileñas, y la conservación de este bioma es necesaria debido al proceso de desertificación que se extiende en la zona.Este trabajo trata de una experiencia en educación ambiental. con 13 alumnos del 5º año de la Escuela Primaria Municipal Tancredo de Almeida Neves, ubicada en la ciudad de Cuité-PB, con el objetivo de planificar, ejecutar y evaluar una propuesta pedagógica, se utilizaron como ejemplos árboles del bioma Caatinga acercar a los estudiantes a la naturaleza durante cuatro encuentros que contemplan clases expositivas dialogadas, clases de campo, dibujos y actividades lúdicas. La investigación tiene un enfoque cualitativo y descriptivo, como instrumentos de recolección de datos se utilizó la observación participante, con apuntes y registros fotográficos de las actividades, y dibujos realizados por los alumnos de la escuela. Los resultados mostraron que el tema fue bien recibido por los estudiantes en la clase expositiva-dialogada, estableciendo la apreciación de la vegetación local, y los recursos parecían adecuados al tema y al nivel de enseñanza, con énfasis en la actividad lúdica que trajo motivación y la clase de campo, donde los estudiantes percibían a los humanos como parte del medio ambiente. Así, utilizando tales recursos, fue posible iniciar un proceso de concientización para la conservación del medio ambiente en busca de mantener la calidad de vida sostenible de la población a través de la relación hombre-naturaleza-sociedad. |
|