dc.contributor.advisor1 |
ARAUJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho investiga os jogos e as brincadeiras como uma ferramenta de
grande utilidade enquanto metodologia de ensino para o desenvolvimento do
raciocínio lógico, a vivência de situações diversas, a troca de ideias e a busca por
uma autonomia critica e tem como objetivo analisar como os professores dos anos
iniciais do ensino fundamental trabalham as atividades lúdicas no cotidiano da sala
de aula, percebendo sua importância na educação e reconhecendo os jogos e
brincadeiras como instrumentos mediadores da aprendizagem. Para a realização do
trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa com educadores do ensino
fundamental através da aplicação de um questionário que permitiu compreender
como o lúdico é utilizado como recurso didático na formação do educando.O
presente estudo tem como objetivo, analisar questões referentes aos jogos e
brincadeiras, como metodologia de ensino e aprendizagem, destacando que as
atividades lúdicas desenvolvem os aspectos afetivo, cognitivo e social das crianças.
A pesquisa de campo teve como público alvo 07 (sete) professores, que lecionam no
2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas municipais e
Estaduais da cidade de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi utilizado um
questionário com 13 questões subjetivas e objetivas. Ressaltando que esse
procedimento metodológico realizado com os professores foi fundamental para a
construção deste trabalho. A utilização do questionário com os professores permitiu
que os mesmos expressassem com mais segurança, possibilitando uma maior
rapidez na coleta e análise dos dados. Além das informações obtidas com o
questionário, foram utilizados como suporte teórico os dados bibliográficos
relacionados às temáticas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
This paper investigates the games and play as a tool of great use while teaching
methodology for the development of logical reasoning , the experience of different
situations , the exchange of ideas and the search for autonomy and critical aims to
analyze how teachers the early years of elementary school work , play activities in
the daily life of the classroom , realizing its importance in education and
recognizing the games and play instruments as mediators of learning . To carry out
the work was used as a research methodology with educators from elementary
school through a questionnaire that allows us to understand how the play is used
as a teaching resource in the formation of this educando.O study aims to analyze
issues relating to games and activities , such as teaching methodology and
learning , highlighting the playful activities develop the affective , cognitive and
social aspects of children. Field research has targeted public seven (07 ) teachers ,
who teach in the 2nd year of the early years of elementary education, municipal
and state public schools in Cajazeiras -PB . To collect data, a questionnaire with 13
questions was subjective and objective used . Noting that this methodological
procedure performed with the teachers was fundamental to the construction of this
work . The use of the questionnaire with teachers allowed them to express more
securely , allowing for faster collection and analysis of data . In addition to the
information obtained from the questionnaire were used as theoretical support
bibliographic data related to the themes . |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6626 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T18:10:59Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T18:10:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brincadeiras-métodos e instruções |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental- jogos e brincadeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem através de jogos |
pt_BR |
dc.subject |
Games and play-methods and instructions |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school- games and games |
pt_BR |
dc.subject |
Learning through games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Cristiane Virgolvina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Games and games in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES,Cristiane Virgolvina. Os jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
pt_BR |