DSpace/Manakin Repository

A inclusão no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 RAMOS, Deborah Dornellas.
dc.contributor.advisor1ID RAMOS, Deborah Dornellas pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.description.resumo Na atualidade a inclusão na educação infantil, se faz necessária para que os direitos das crianças com necessidades especiais sejam garantidos. É direito de todos ter acesso a uma educação de qualidade, e assim, poder participar ativamente da vida em sociedade. Considerando a relevância da abordagem da inclusão na educação infantil é de grande a importância o papel da escola no desenvolvimento de atividades educacionais voltadas para esse tema. Diante do exposto, a presente pesquisa propôs realizar uma revisão integrativa de publicações relativas às temáticas inclusão e educação infantil, considerando como estas têm sido contempladas nos estudos publicados no Brasil nos últimos dez anos. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa descritiva, do tipo Revisão Integrativa da Literatura (RIL) cuja construção e execução aconteceu através de uma busca por artigos por meio do portal de periódicos CAPES/ MEC, utilizando como critérios de inclusão: estar publicado no idioma português, disponível na íntegra e ter sido publicado nos últimos dez anos (2008 a 2018). Após a análise feita, percebe-se que instituições de educação infantil não estão preparadas para receber o aluno com deficiência, há problemas no espaço físico, material e humano. Professores e diretores não se sentem preparados para atender os alunos com NEE, a formação acadêmica não prepara o professor para a prática em sala de aula. É no cotidiano escolar que surgem as estratégias para melhorar o ensino nessa categoria de ensino. As possibilidades de aprendizagem dessas crianças são um desafio na inclusão. A participação da família no cotidiano escolar da criança contribui para o seu desenvolvimento. A socialização é vista como principal contribuição na inclusão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação Pré-Escolar pt_BR
dc.title A inclusão no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract At present, inclusion in early childhood education is necessary to guarantee the rights of children with special needs. It is the right of everyone to have access to quality education, and thus, to participate actively in society. Considering the relevance of the inclusion approach in early childhood education, the role of the school in the development of educational activities focused on this theme is of great importance. In view of the above, the present research proposed to carry out an integrative review of publications related to the inclusion and early childhood education themes, considering how they have been contemplated in studies published in Brazil in the last ten years. A descriptive qualitative study of the type Integrative Review of Literature (RIL) was carried out, whose construction and execution was done through a search for articles through the CAPES / MEC journals portal, using as inclusion criteria: to be published in the language Portuguese version, available in its entirety and published in the last ten years (2008 to 2018). After the analysis, it is noticed that early childhood education institutions are not prepared to receive the student with disabilities, there are problems in physical, material and human space. Teachers and principals do not feel prepared to meet students with SEN, academic background does not prepare the teacher to practice in the classroom. Strategies to improve teaching in this category of education are in everyday school life. The learning possibilities of these children are a challenge in inclusion. The participation of the family in the daily life of the child contributes to its development. Socialization is seen as the main contribution to inclusion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6627
dc.date.accessioned 2019-09-03T18:19:30Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T18:19:30Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Socialização pt_BR
dc.subject Desafio pt_BR
dc.subject Direitos da criança pt_BR
dc.subject Necessidades especiais pt_BR
dc.subject Socialization pt_BR
dc.subject challenge pt_BR
dc.subject children's rights pt_BR
dc.subject special needs pt_BR
dc.subject Socialización
dc.subject Derechos del niño
dc.subject Necesidades especiales
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Maria do Rosário Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusion in the context of early childhood education: an integrative review. pt_BR
dc.title.alternative La inclusión en el contexto de la educación infantil: una revisión integradora.
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria do Rosário Araújo. A inclusão no contexto da educação infantil: uma revisão integrativa. 2018. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen Actualmente, la inclusión en la educación infantil es necesaria para que se garanticen los derechos de los niños con necesidades especiales. Es derecho de todos tener acceso a una educación de calidad, y así poder participar activamente en la vida en sociedad. Considerando la relevancia del abordaje de la inclusión en la educación infantil, el papel de la escuela en el desarrollo de actividades educativas enfocadas en esta temática es de gran importancia. Dado lo anterior, la presente investigación se propuso realizar una revisión integradora de publicaciones relacionadas con los temas de inclusión y educación infantil, considerando cómo estas han sido contempladas en estudios publicados en Brasil en los últimos diez años. Se realizó un estudio de enfoque cualitativo descriptivo, del tipo Revisión Integrativa de la Literatura (RIL), cuya construcción y ejecución se realizó a través de una búsqueda de artículos a través del portal de revistas CAPES/MEC, utilizando como criterios de inclusión: ser publicados en idioma portugués, disponible en su totalidad y habiendo sido publicado en los últimos diez años (2008 a 2018). Luego del análisis, es claro que las instituciones de educación inicial no están preparadas para recibir a los estudiantes con discapacidad, existen problemas en el espacio físico, material y humano. Los docentes y directores no se sienten preparados para atender a los alumnos con NEE, la formación académica no prepara al docente para la práctica en el aula. Es en el cotidiano escolar que surgen estrategias para mejorar la enseñanza en esta categoría de enseñanza. Las posibilidades de aprendizaje de estos niños son un reto para la inclusión. La participación de la familia en la rutina escolar del niño contribuye a su desarrollo. La socialización es vista como la principal contribución a la inclusión.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta