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Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE.

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dc.creator.ID SILVA, C. L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6080972128519079 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes na comunidade atendida por essa instituição. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-16
dc.description.abstract The present work has as object of study the Social Pedagogy, more specifically the performance of the pedagogue in CRAS in Fortaleza - CE. The research has as problem: What actions developed by the social pedagogue in CRAS? We will also explain the knowledge needed to act in this space. The general objective is to get to know the work of the social educator and the knowledge required to work at the Reference and Social Assistance Center (CRAS) in Fortaleza-CE. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy as a field of professional activity of the pedagogue; Identify the activities developed by the pedagogue in CRAS; To point out the necessary pedagogical knowledge in this field and to identify the profile of the social pedagogue of CRAS. For methodological purposes, this was constituted in three stages, namely: bibliographical survey, field research and analysis of the data collected. Subject of the research: a pedagogue who works at CRAS. Instrument of data collection: systematic observation and semi-structured interview. Qualitative approach. Results: the research showed that Social Pedagogy is a branch of Pedagogy in the current context. It is characterized as a science whose purpose is to analyze and study the problems present in society. In CRAS, the pedagogue is responsible for giving the instructions, for the planning and plan of the activities, reports of the activities and analysis of the situations of the public attended by the institution. Being this professional the leader of the coexistence service, thus, coordinates all activities. The pedagogue needs to be supported theoretically by some knowledge related to his area. He is characterized as a competent professional that has a sensitive and differentiated look at the social problems present in the community served by this institution. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628
dc.date.accessioned 2019-09-03T18:38:01Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T18:38:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Pedagogia social pt_BR
dc.subject Pedagogo pt_BR
dc.subject CRAS pt_BR
dc.subject Social pedagogy pt_BR
dc.subject Pedagogue pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cícera Luciana Duarte da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social pedagogy: the role of the pedagogue at CRAS in Fortaleza-CE. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


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