dc.creator.ID |
SILVA, C. L. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6080972128519079 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social, mais especificamente a
atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza - CE. A pesquisa tem como problema: Quais
ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CRAS? Também explicitaremos os saberes
necessários para atuar neste espaço. O objetivo geral é conhecer o trabalho do pedagogo
social e os saberes necessários para a atuação no Centro de Referência e Assistência Social
(CRAS) em Fortaleza-CE. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social como
campo de atuação profissional do pedagogo; identificar as atividades desenvolvidas pelo
pedagogo no CRAS; apontar os saberes pedagógicos necessários nesse campo de atuação e
identificar o perfil do pedagogo social do CRAS. Para fins metodológicos, este se constituiu
em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados
coletados. Sujeito da pesquisa: um pedagogo que trabalha no CRAS. Instrumento de coleta de
dados: observação sistemática e entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa.
Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é uma ramificação da Pedagogia no
contexto atual. Caracteriza-se como uma ciência que tem como finalidade analisar e estudar
os problemas presentes na sociedade. No CRAS, o pedagogo é responsável por dar as
instruções, pelo planejamento e plano das atividades, relatórios das atividades e análise das
situações do público atendido pela instituição. Sendo esse profissional o líder do serviço de
convivência, assim, coordena todas as atividades. O pedagogo necessita estar amparado
teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional
competente que tem um olhar sensível e diferenciado perante os problemas sociais presentes
na comunidade atendida por essa instituição. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-16 |
|
dc.description.abstract |
The present work has as object of study the Social Pedagogy, more specifically the
performance of the pedagogue in CRAS in Fortaleza - CE. The research has as problem: What
actions developed by the social pedagogue in CRAS? We will also explain the knowledge
needed to act in this space. The general objective is to get to know the work of the social
educator and the knowledge required to work at the Reference and Social Assistance Center
(CRAS) in Fortaleza-CE. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy as a field
of professional activity of the pedagogue; Identify the activities developed by the pedagogue
in CRAS; To point out the necessary pedagogical knowledge in this field and to identify the
profile of the social pedagogue of CRAS. For methodological purposes, this was constituted
in three stages, namely: bibliographical survey, field research and analysis of the data
collected. Subject of the research: a pedagogue who works at CRAS. Instrument of data
collection: systematic observation and semi-structured interview. Qualitative approach.
Results: the research showed that Social Pedagogy is a branch of Pedagogy in the current
context. It is characterized as a science whose purpose is to analyze and study the problems
present in society. In CRAS, the pedagogue is responsible for giving the instructions, for the
planning and plan of the activities, reports of the activities and analysis of the situations of the
public attended by the institution. Being this professional the leader of the coexistence
service, thus, coordinates all activities. The pedagogue needs to be supported theoretically by
some knowledge related to his area. He is characterized as a competent professional that has a
sensitive and differentiated look at the social problems present in the community served by
this institution. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6628 |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-03T18:38:01Z |
|
dc.date.available |
2019-09-03 |
|
dc.date.available |
2019-09-03T18:38:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia social |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo |
pt_BR |
dc.subject |
CRAS |
pt_BR |
dc.subject |
Social pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogue |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cícera Luciana Duarte da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Social pedagogy: the role of the pedagogue at CRAS in Fortaleza-CE. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA,Cícera Luciana Duarte da. Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CRAS em Fortaleza-CE. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |