DSpace/Manakin Repository

O Semiárido nordestino nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA , Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O tema deste trabalho é o Semiárido Nordestino nos Livros Didáticos de Geografia do 7° ano do Ensino Fundamental. Sabe-se de toda a diversidade cultural do Brasil, onde cada uma das cinco regiões tem suas próprias características físicas e sociais. O objetivo central é analisar se, ao tratar da sub-região Semiárida Nordestina, os livros didáticos de Geografia utilizados na rede pública de ensino da cidade de Paulista - PB e a segunda coleção que está sendo utilizada na cidade de São José de Piranhas – PB, apresentam discursos cristalizados de um semiárido atrasado e com relação seca-pobreza como principal fator dos problemas sociais enfrentados por essa sub-região, se as imagens apresentadas afirmam esse discurso de pobreza e miséria que sempre é atribuído ao Semiárido, com uma visão simplista e se os livros didáticos de Geografia abordam a diversidade cultural do Nordeste, dando ao mesmo a singularidade cultural que tem. As coleções analisados foram: Projeto Apoema Geografia dos autores MAGALHÃES, et al, 2015. E a segunda foi Vontade de saber Geografia de Neiva Camargo Torrezani (2015). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com levantamentos de pesquisadores do tema Semiárido Nordestino no livro didático e discurso de seca. Sendo possível perceber que, nas duas coleções os autores deixam claro que os problemas enfrentados pela sub-região Semiárido são ocasionados pela falta de políticas públicas voltadas para a problemática seca, as imagens dispostas revelam uma associação dessa região como sinônimo de pobreza, contradizendo o discurso de desenvolvimento da região e apenas a primeira coleção traz uma abordagem cultural do Nordeste. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O Semiárido nordestino nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-04
dc.description.abstract The theme of this work is the Northeastern Semi-arid in geography textbooks of the 7th year of Elementary School. It is known that Brazil is a country of great cultural diversity, and each of its five regions has its own physical and social characteristics. Its main objective is to analyze whether when dealing with the Northeastern Semi-arid sub-region, geography textbooks used in the public school network present crystallized discourses of a delayed semi-arid, the drought-poverty relation as the main factor, images that strengthen this discourse of poverty and misery always attributed to this sub-region, denotation of a simplistic view on the subject, and if the textbooks address cultural diversity, considering the uniqueness it has. The analyzed collections were two, first, Projeto Apoema Geografia by MAGALHÃES, et al, 2015, and the second one, Vontade de saber Geografia by Neiva Camargo Torrezani (2015). The methodology used was the bibliographic research with surveys of studies on the Northeaster Semiarid in textbooks and drought discourse. It is possible to realize that in both collections the authors make it clear that the problems faced by the semiarid subregion are caused by the lack of public policies in relation to the drought problem. Also, the images arranged reveal an association of this region as synonymous with poverty, contradicting the region development discourse. And, finally, only the first collection brings a cultural approach to the Northeast. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6631
dc.date.accessioned 2019-09-03T19:53:18Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T19:53:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia – livro didático pt_BR
dc.subject Semiárido nordestino pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - geografia pt_BR
dc.subject Geography - Textbook pt_BR
dc.subject Northeastern Semiarid pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Elementary School - Geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOURA, Andreia de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The northeastern semiarid in the 7th grade geography textbooks elementary School. pt_BR
dc.identifier.citation MOURA, Andreia de Sousa. O Semiárido nordestino nos livros didáticos de geografia do 7º ano do ensino fundamental. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta