DSpace/Manakin Repository

Os recursos tecnológicos usados no ensino da disciplina de história no ensino médio na cidade de São José de Piranhas-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3860565684524044 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.contributor.advisor1ID FORTUNATO, Maria Lucinete. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0372177131712462 pt_BR
dc.contributor.referee1 CESÁRIO, Danilo de Sousa.
dc.contributor.referee2 FERREIRA, Joseano Abílio de Sousa.
dc.description.resumo A possibilidade de uma integração das tecnologias à educação requer do docente uma nova postura que levará o mesmo a rever sua prática em sala de aula, adequando os vários meios de informação à metodologia utilizada. Requer dos profissionais novas competências e atitudes para criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional. O uso dos recursos tecnológicos pode ser confundido com a simples presença do computador e a qualidade da educação com políticas oficiais para a formação continuada dos educadores. A partir dessas questões, esse trabalho acadêmico tem como principal objetivo analisar o uso dos recursos tecnológicos no ensino da disciplina de História no Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas - PB, situada no Alto Sertão Paraibano, verificando de que maneira os professores veem sua participação para o melhor aproveitamento nas aulas de História, identificando a disponibilidade do uso de tais ferramentas pela EEEM. Pref. Joaquim Lacerda Leite e debatendo maneiras de como se deve trabalhar como tais recursos em sala de aula nas disciplinas de História. A metodologia utilizada na pesquisa baseia-se em um estudo exploratório, no qual usamos referenciais bibliográficos de autores que discutem sobre a temática trabalhada, bem como o uso de entrevista padronizada ou semiestruturada que seguiu um roteiro previamente estabelecido, visando, obter das entrevistas respostas que esclareçam as indagações formuladas. Os dados serão sistematizados e discutidos, por meio de uma análise quantitativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Os recursos tecnológicos usados no ensino da disciplina de história no ensino médio na cidade de São José de Piranhas-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract The possibility of an integration of technologies to education requires the teacher a new attitude that will lead him to review his practice in the classroom, adapting the various means of information to the methodology used. It requires practitioners to develop new skills and attitudes to create and recreate learning strategies and situations that can become meaningful to the learner without losing sight of the focus of educational intentionality. The use of technological resources can be confused with the mere presence of the computer and the quality of education with official policies for the continuing education of educators. From these questions, this academic work has as main objective to analyze the use of technological resources in the teaching of History in High School in São José de Piranhas - PB, located in Alto Sertão Paraibano, verifying how teachers see their participation for the best use in history classes, identifying the availability of the use of such tools by EEEM. Prefer Joaquim Lacerda Leite and discussing ways in which such resources should be worked in the classroom in the disciplines of history. The methodology used in the research is based on an exploratory study, in which we use bibliographic references of authors who discuss the worked theme, as well as the use of standardized or semi-structured interviews that followed a previously established script, aiming to obtain from the interviews answers that clarify the questions formulated. Data will be systematized and discussed by means of a quantitative analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6633
dc.date.accessioned 2019-09-03T20:39:31Z
dc.date.available 2019-09-03
dc.date.available 2019-09-03T20:39:31Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject Recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject educational technology pt_BR
dc.subject Technological Resources pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Alison Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The technological resources used in teaching the history discipline in high school in the city of São José de Piranhas-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Ailson Alves de. Os recursos tecnológicos usados no ensino da disciplina de história no ensino médio na cidade de São José de Piranhas-PB. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta